Tudo o que você precisa saber sobre sarna
Contente
- O que é sarna?
- Como é a sarna?
- Sintomas de sarna
- O que causa sarna?
- Tratamento de sarna
- Tratamento natural da sarna
- Óleo da árvore do chá
- Babosa
- Creme de capsaicina
- Óleos essenciais
- Sabonetes
- A sarna é contagiosa?
- Tipos de sarna
- Sarna típica
- Sarna nodular
- Sarna norueguesa
- Prevenção de sarna
- Quem pode ter sarna?
- Diagnóstico da sarna
- Sarna vs. percevejos
- Quanto tempo dura a sarna?
O que é sarna?
A sarna é uma infestação da pele causada por um ácaro conhecido como Sarcoptes scabiei. Sem tratamento, esses ácaros microscópicos podem viver em sua pele por meses. Eles se reproduzem na superfície da pele e depois se enterram nela e põem ovos. Isso causa uma erupção cutânea com comichão e vermelha na pele.
Existem aproximadamente 130 milhões de casos de sarna no mundo a qualquer momento. Embora seja uma condição altamente contagiosa que pode ser facilmente transmitida de uma pessoa para outra através do contato direto com a pele, a sarna não é uma doença sexualmente transmissível.
A infestação de ácaros também pode ser transmitida através de roupas ou roupas infestadas. O contato íntimo não é necessário.
Embora a sarna possa ser incômoda, eles geralmente podem ser eliminados de forma eficaz. O tratamento geralmente consiste em medicamentos que matam ácaros da sarna e seus ovos. Como a sarna é tão contagiosa, os médicos geralmente recomendam tratamento para um grupo inteiro de pessoas que estão em contato frequente com uma pessoa que tem sarna.
O reconhecimento de picadas de sarna e a erupção cutânea distinta podem ajudar a encontrar o tratamento mais rapidamente.
Como é a sarna?
Sintomas de sarna
Após a exposição inicial à sarna, pode levar até seis semanas para que os sintomas apareçam. Os sintomas geralmente se desenvolvem mais rapidamente em pessoas que já tiveram sarna.
Os sintomas característicos da sarna incluem uma erupção cutânea e coceira intensa que piora à noite. Arranhões contínuos na área infectada podem criar feridas que são infectadas. Se isso ocorrer, pode ser recomendado tratamento adicional com antibióticos para a infecção da pele.
Sites comuns para sarna em crianças mais velhas e adultos incluem:
- pulso
- cotovelo
- axila
- mamilo
- pênis
- cintura
- nádegas
- área entre os dedos
A sarna em bebês e crianças pequenas e, às vezes, muito idosos ou imunocomprometidos, pode incluir:
- cabeça
- cara
- pescoço
- mãos
- solas dos pés
A erupção em si pode consistir em pequenas mordidas, urticária, inchaços sob a pele ou inchaços semelhantes a espinhas. Às vezes, as trilhas da toca do ácaro podem ser vistas na pele. Eles podem aparecer como pequenas linhas salientes ou descoloridas.
O que causa sarna?
A sarna é o resultado de uma infestação de pequenos ácaros de oito patas. Esses bugs são tão pequenos que você não pode vê-los em sua pele, mas você certamente pode ver seus efeitos.
Os ácaros se enterram na camada superior da pele para viver e se alimentar. Os ácaros fêmeas botam ovos. Sua pele reagirá aos ácaros e seus resíduos e você desenvolverá uma erupção cutânea vermelha e com coceira.
Esses ácaros são facilmente transmitidos entre as pessoas. O contato direto pele a pele é a maneira mais comum de compartilhar a infestação. Os ácaros também podem se espalhar através de infestados:
- mobília
- roupas
- roupa de cama
Instalações em que as pessoas vivem em contato próximo muitas vezes veem a infestação se espalhar facilmente. Isso pode incluir lares de idosos ou instalações de cuidados prolongados.
Tratamento de sarna
O tratamento da sarna geralmente envolve livrar-se da infestação com pomadas, cremes e loções que podem ser aplicadas diretamente na pele. Medicamentos orais também estão disponíveis.
O seu médico provavelmente o instruirá a aplicar o medicamento à noite, quando os ácaros estiverem mais ativos. Pode ser necessário tratar toda a sua pele do pescoço para baixo. O medicamento pode ser lavado na manhã seguinte.
Siga as instruções do seu médico com muito cuidado. Pode ser necessário repetir o tratamento tópico em sete dias.
Alguns medicamentos comuns usados para tratar a sarna incluem:
- Creme de permetrina a 5%
- Loção de benzoato de benzilo a 25%
- 10% de pomada de enxofre
- Creme de crotamiton a 10%
- Loção de lindano a 1%
O seu médico também pode prescrever medicamentos adicionais para ajudar a aliviar alguns dos sintomas incômodos associados à sarna. Esses medicamentos incluem:
- anti-histamínicos, como Benadryl (difenidramina) ou loção de pramoxina para ajudar a controlar o prurido
- antibióticos para matar as infecções que se desenvolvem como resultado de arranhar a pele constantemente
- cremes esteróides para aliviar inchaço e coceira
Pode ser necessário tratamento mais agressivo para sarna grave ou generalizada. Um comprimido oral chamado ivermectina (Stromectol) pode ser administrado a pessoas que:
- não vê melhora nos sintomas após o tratamento inicial
- tem sarna com crosta
- tem sarna que cobre a maior parte do corpo
O enxofre é um ingrediente usado em vários tratamentos de sarna. Você também pode comprar enxofre no balcão e usá-lo como sabão, pomada, xampu ou líquido para tratar a sarna.
É importante observar, no entanto, que nenhum tratamento de sarna sem receita médica foi aprovado pela Food and Drug Administration.
Durante a primeira semana de tratamento, pode parecer que os sintomas estão piorando. No entanto, após a primeira semana, você notará menos coceira e deverá ficar completamente curado até a quarta semana de tratamento.
A pele que não cicatriza dentro de um mês ainda pode estar infestada de ácaros da sarna. É importante lembrar que a "coceira pós-sarna" pode durar até um mês.
Contacte o seu médico imediatamente se achar que os sintomas continuam após quatro semanas de tratamento.
Tratamento natural da sarna
Alguns tratamentos tradicionais de sarna podem causar efeitos colaterais indesejados, como sensação de queimação na pele, vermelhidão, inchaço e até dormência ou formigamento. Embora normalmente sejam temporários, podem ser desconfortáveis.
Os tratamentos naturais comuns para a sarna incluem:
Óleo da árvore do chá
Pequenos estudos mostram que o óleo da árvore do chá pode tratar a sarna, além de aliviar a coceira e ajudar a eliminar a erupção cutânea. No entanto, não funcionará bem em ácaros que estão enterrados em sua pele.
Babosa
Este gel é conhecido por sua capacidade de aliviar a irritação e queimação da pele, mas um pequeno estudo descobriu que o aloe vera era tão bem-sucedido quanto um tratamento com prescrição no tratamento da sarna. Apenas certifique-se de comprar puro aloe vera, não um produto com infusão de aloe vera.
Creme de capsaicina
Embora não mate os ácaros, os cremes feitos com capsaicina a partir de pimenta caiena podem aliviar a dor e a coceira, dessensibilizando a pele para as picadas e insetos incômodos.
Óleos essenciais
O óleo de cravo-da-índia é um assassino natural de insetos, por isso é lógico que os ácaros possam morrer em sua presença. Outros óleos essenciais, incluindo lavanda, capim-limão e noz-moscada, podem ter algum benefício no tratamento da sarna.
Sabonetes
Componentes ativos da casca, folhas e sementes da árvore do nim podem matar os ácaros que causam sarna. Sabonetes, cremes e óleos feitos com o extrato da árvore podem ajudar a dar o golpe fatal nos ácaros.
Os remédios caseiros para a sarna mostram alguma promessa para aliviar os sintomas de uma infestação e matar os ácaros que causam os sintomas desconfortáveis. Saiba mais sobre esses tratamentos naturais de sarna, para que você possa decidir se um é adequado para você.
A sarna é contagiosa?
A sarna é contagiosa. Pode ser espalhado das seguintes maneiras:
- contato prolongado pele a pele, como segurar as mãos
- contato pessoal íntimo, como ter relações sexuais
- compartilhando roupas, roupas de cama ou toalhas que foram usadas por alguém com infecção por sarna
Como a sarna é transmitida principalmente por meio de contato físico direto, a infestação pode ser facilmente transmitida a familiares, amigos e parceiros sexuais. A infestação também pode se espalhar rapidamente em:
- escolas
- asilo
- instalações de reabilitação
- vestiários esportivos
- prisões
Tipos de sarna
Existe apenas um tipo de ácaro que causa infestação por sarna. Este ácaro é chamado Sarcoptes scabiei. No entanto, esses ácaros podem causar vários tipos de infestações.
Sarna típica
Essa infestação é a mais comum. Causa erupção cutânea com comichão nas mãos, pulsos e outros pontos comuns. No entanto, não infesta o couro cabeludo ou o rosto.
Sarna nodular
Este tipo de sarna pode se desenvolver como coceira, inchaços ou protuberâncias, especialmente nas áreas genitais, axilas ou virilhas.
Sarna norueguesa
Algumas pessoas com sarna podem desenvolver outra forma de sarna conhecida como sarna norueguesa ou sarna com crosta. Este é um tipo de sarna mais grave e extremamente contagiosa. Pessoas com sarna crostosa desenvolvem crostas espessas de pele que contêm milhares de ácaros e ovos.
Sarna com crosta também pode aparecer:
- Grosso
- cinzento
- fácil desmoronar quando tocado
A sarna com crostas geralmente se desenvolve em pessoas com sistema imunológico enfraquecido. Isso inclui pessoas com HIV ou AIDS, pessoas que usam esteróides ou certos medicamentos (como alguns para artrite reumatóide) ou pessoas que estão em quimioterapia.
Os ácaros da sarna podem dominar o sistema imunológico mais facilmente e multiplicar-se a uma taxa mais rápida. A sarna com crosta se espalha da mesma maneira que a sarna normal.
Prevenção de sarna
A melhor maneira de evitar a sarna é evitar o contato direto da pele com uma pessoa conhecida por ter sarna. Também é melhor evitar roupas ou roupas de cama que não sejam usadas por uma pessoa infestada de sarna.
Os ácaros da sarna podem viver de três a quatro dias após a queda do corpo, portanto, você deve tomar algumas precauções para evitar outra infestação. Certifique-se de lavar todos os itens a seguir em água quente que atinge 50 ° C (122 ° F):
- roupas
- roupa de cama
- toalhas
- almofadas
Esses itens devem ser secados na secadora em fogo muito alto por pelo menos 10 a 30 minutos.
Qualquer coisa que não possa ser lavada deve ser completamente aspirada. Quando terminar de aspirar, jogue fora o saco de vácuo e limpe-o completamente com água sanitária e água quente.
Água sanitária e água quente também podem ser usadas para limpar outras superfícies que podem conter ácaros da sarna.
Quem pode ter sarna?
Qualquer pessoa pode ter sarna. Os ácaros não distinguir entre sexo, raças, classes sociais ou níveis de renda. Obter ácaros também não tem nada a ver com o seu nível de higiene pessoal ou com que frequência você toma banho e toma banho. Pele é pele de um ácaro, procurando um lugar para se esconder.
As pessoas que vivem em ambientes próximos e cheios de gente, como dormitórios de faculdades, podem ter mais chances de ter sarna também. Isso ocorre porque a infestação é muito contagiosa e pode ser compartilhada através de superfícies infestadas, como móveis.
O fator contagioso também é o motivo pelo qual bebês e crianças pequenas podem ser mais suscetíveis à sarna. O contato próximo em uma creche é uma maneira rápida de a infestação se espalhar.
Os adultos mais velhos têm maior probabilidade de desenvolver sarna norueguesa ou com crosta, assim como as pessoas que têm uma condição que enfraquece seu sistema imunológico.
Diagnóstico da sarna
Seu médico provavelmente será capaz de diagnosticar sarna simplesmente realizando um exame físico e inspecionando a área afetada da pele. Em alguns casos, seu médico pode confirmar o diagnóstico removendo um ácaro da pele com uma agulha.
Se um ácaro não puder ser encontrado com facilidade, seu médico raspará uma pequena seção da pele para obter uma amostra de tecido. Esta amostra será examinada ao microscópio para confirmar a presença de ácaros da sarna ou seus ovos.
Um teste de tinta para sarna (ou Burrow Ink Test) pode ajudar a identificar caminhos escavados na pele criados pelos ácaros. Para fazer esse teste, seu médico pode soltar tinta de uma caneta-tinteiro em uma área da pele que parece estar infestada. Eles então limpam a tinta.
Qualquer tinta que caia nos túneis escavados permanecerá e será óbvia a olho nu. É uma boa indicação de que você tem uma infestação.
Sarna vs. percevejos
Sarna e percevejos se alimentam do corpo humano. Um faz de fora do seu corpo (percevejos), enquanto o outro faz de dentro (sarna).
A sarna é um ácaro microscópico que penetra na pele para viver e pôr ovos.
Os percevejos também são pequenos, mas você pode vê-los sem equipamento especial de visualização. Eles saem à noite & lsquor; enquanto você estiver dormindo, para se alimentar do seu sangue. Eles correm para o colchão, a cabeceira da cama ou outros móveis macios nas proximidades e se escondem.
Uma erupção cutânea de percevejos é tipicamente logo após a picada. Pode parecer vermelho e manchado. Você pode até notar um pouco de sangue. A sarna muitas vezes parece mais difundida e produz protuberâncias escamosas ou irregulares.
É possível tratar percevejos e sarna, mas ambos provavelmente exigirão o tratamento de outras pessoas em sua casa, bem como do ambiente físico. Percevejos são particularmente resistentes e difíceis de matar. Pode ser necessário chamar um exterminador profissional.
A sarna, por outro lado, não vive muito tempo sem contato humano. O tratamento, para o seu corpo e sua casa, normalmente é bem-sucedido.
Quanto tempo dura a sarna?
Os ácaros da sarna podem viver com uma pessoa por até dois meses. No entanto, uma vez que eles saem de uma pessoa, os ácaros morrem dentro de três a quatro dias.
Se você estiver tratando sarna, pode esperar que a coceira e a queimadura causadas pela erupção durem várias semanas após o início do tratamento. Isso ocorre porque os ovos e resíduos de ácaros ainda estão na sua pele, mesmo que os ácaros estejam mortos.
Até que sua pele cresça novas camadas, você ainda pode ter uma erupção cutânea e irritação.