Identificando Psoríase do Couro Cabeludo
Contente
- Sintomas e tipos de psoríase do couro cabeludo
- Qual é a aparência da psoríase do couro cabeludo?
- Como tratar a psoríase do couro cabeludo
- Dicas de autocuidado
- Existem complicações?
- Visibilidade da psoríase do couro cabeludo
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
O que é psoríase do couro cabeludo?
A psoríase é uma doença comum da pele. Apresenta manchas vermelhas elevadas e escamosas, ou placas, na pele. É uma condição crônica com sintomas que às vezes podem piorar e depois melhorar. Também é considerada uma doença auto-imune. Isso significa que seu sistema imunológico causa danos ao corpo em vez de protegê-lo.
Existem diferentes tipos de psoríase. O tipo mais comum é a psoríase crônica em placas. Esse tipo pode se espalhar pelo corpo, mas geralmente afeta:
- cotovelos
- joelhos
- costas
- couro cabeludo
Outros tipos de psoríase podem afetar todo o corpo ou áreas específicas como as pernas e o tronco, ou áreas onde a pele toca a pele, como os dedos ou nas axilas.
Quando a psoríase aparece no couro cabeludo, é chamada de psoríase do couro cabeludo. A psoríase do couro cabeludo é comum entre pessoas com psoríase crônica em placas. A American Academy of Dermatology observa que afeta o couro cabeludo em pelo menos 50 por cento das pessoas com psoríase crônica em placas.
O tratamento pode diminuir os sintomas e ajudar a prevenir complicações. Continue lendo para saber mais sobre a psoríase do couro cabeludo.
Sintomas e tipos de psoríase do couro cabeludo
Os sintomas podem variar de leves a graves e incluem:
- secura
- descamação que lembra caspa
- coceira, queimação ou desconforto
- manchas avermelhadas em relevo
- escamas prateadas
- sangramento ou perda temporária de cabelo por coçar ou remover as placas no couro cabeludo
Esses sintomas geralmente aparecem uniformemente em ambos os lados do couro cabeludo ou podem afetar a maior parte da cabeça. Eles também podem se estender a:
- pescoço
- orelhas
- testa
- outras partes do rosto
Qual é a aparência da psoríase do couro cabeludo?
Como tratar a psoríase do couro cabeludo
Você pode ser encaminhado a um dermatologista para diagnóstico e tratamento. O tratamento usual para a psoríase do couro cabeludo é a medicação corticosteróide tópica.
Outros medicamentos tópicos incluem:
- vitamina D
- retinóides
- shampoo de alcatrão de carvão
- antralina
O cabelo no couro cabeludo pode dificultar o uso de medicamentos tópicos usuais para psoríase. Portanto, podem ser prescritos loções, líquidos, géis, espumas ou sprays em vez de cremes ou pomadas mais espessos usados em outras partes do corpo.
O tratamento também pode incluir uma combinação de mais de um medicamento tópico. Os salicilatos também podem ser usados para ajudar a remover as placas.
Se o tratamento tópico não for eficaz, existem outros tratamentos disponíveis, como fototerapia, medicamentos orais e infusões ou injeções biológicas.
Certifique-se de seguir todas as instruções para usar seu medicamento. Por exemplo, você precisa saber quando lavar o cabelo com xampu para que o medicamento permaneça aplicado pelo tempo desejado. Depois de iniciar o tratamento, o médico verificará se os sintomas estão melhorando.
Você pode encontrar creme de vitamina D, xampu de alcatrão de carvão ou creme de antralina online.
Dicas de autocuidado
- Caspa. A caspa da psoríase do couro cabeludo é diferente da caspa comum. Pode haver escamas grandes e prateadas. As escamas devem ser removidas com cuidado. Não os risque ou escolha.
- Pentear e escovar. A psoríase do couro cabeludo também pode tornar difícil pentear ou escovar. Tenha cuidado ao pentear ou escovar o cabelo, pois pode irritar o couro cabeludo. Você pode usar um pente para remover as escamas com cuidado. Limpe o pente antes de cada uso para ajudar a prevenir infecções.
Existem complicações?
A psoríase do couro cabeludo pode causar duas complicações:
- Sangrando. A psoríase do couro cabeludo pode causar coceira e desconforto. O sangramento pode ocorrer ao coçar ou remover escamas.
- Perda de cabelo. O efeito nos folículos capilares, descamação excessiva e arranhões excessivos podem causar perda de cabelo perceptível. Tufos inteiros de cabelo também podem sair quando o couro cabeludo está danificado. Certos tratamentos para psoríase do couro cabeludo e estresse podem piorar a queda de cabelo.
Converse com seu médico sobre as maneiras de evitar a queda de cabelo se você tiver psoríase do couro cabeludo. Pode ser necessário evitar tratamentos para os cabelos (como tinturas e permanentes) ou mudar o tratamento da psoríase do couro cabeludo. Mas lembre-se de que seu cabelo vai crescer de novo.
Visibilidade da psoríase do couro cabeludo
Ter psoríase no couro cabeludo pode ser difícil de lidar. O tratamento geralmente é eficaz e ajuda a reduzir a visibilidade dessa condição.
Pergunte ao seu médico sobre grupos de apoio em sua área. A National Psoriasis Foundation pode fornecer informações sobre grupos de apoio, a condição, o tratamento e as pesquisas atuais.