Autor: Christy White
Data De Criação: 6 Poderia 2021
Data De Atualização: 16 Novembro 2024
Anonim
Tudo o que você precisa saber sobre a terapia de tanque de privação sensorial - Bem Estar
Tudo o que você precisa saber sobre a terapia de tanque de privação sensorial - Bem Estar

Contente

O que é um tanque de privação sensorial (tanque de isolamento)?

Um tanque de privação sensorial, também chamado de tanque de isolamento ou tanque de flutuação, é usado para terapia de estimulação ambiental restrita (REST). É um tanque escuro e à prova de som que contém 30 cm ou menos de água salgada.

O primeiro tanque foi projetado em 1954 por John C. Lilly, um médico e neurocientista americano. Ele projetou o tanque para estudar as origens da consciência, cortando todos os estímulos externos.

Sua pesquisa deu uma guinada controversa na década de 1960. Foi quando ele começou a experimentar a privação sensorial sob os efeitos do LSD, um alucinógeno, e da cetamina, um anestésico de ação rápida conhecido por sua capacidade de sedar e criar um estado de transe.

Na década de 1970, tanques flutuantes comerciais foram criados e começaram a ser estudados para possíveis benefícios à saúde.

Hoje em dia, encontrar um tanque de privação sensorial é fácil, com centros de flutuação e spas oferecendo terapia de flutuação em todo o mundo.


Seu aumento em popularidade pode ser devido em parte às evidências científicas. Estudos sugerem que o tempo gasto flutuando em um tanque de privação sensorial pode ter alguns benefícios em pessoas saudáveis, como relaxamento muscular, melhor sono, diminuição da dor e diminuição do estresse e ansiedade.

Efeitos de privação sensorial

A água em um tanque de privação sensorial é aquecida até a temperatura da pele e quase saturada com sal Epsom (sulfato de magnésio), proporcionando flutuabilidade para que você flutue com mais facilidade.

Você entra no tanque nu e fica isolado de todo estímulo externo, incluindo som, visão e gravidade quando a tampa ou porta do tanque é fechada. Enquanto você flutua sem peso no silêncio e na escuridão, o cérebro deve entrar em um estado profundamente relaxado.

Diz-se que a terapia do tanque de privação sensorial produz vários efeitos no cérebro, que vão desde alucinações até aumento da criatividade.

Você tem alucinações em um tanque de privação sensorial?

Muitas pessoas relataram ter alucinações em um tanque de privação sensorial. Ao longo dos anos, estudos mostraram que a privação sensorial induz experiências semelhantes às da psicose.


Um estudo de 2015 dividiu 46 pessoas em dois grupos com base em quão propensas eram a alucinações. Os pesquisadores descobriram que a privação sensorial induziu experiências semelhantes em ambos os grupos de alta e baixa propensão, e aumentou a frequência de alucinações no grupo de alta propensão.

Isso me tornará mais criativo?

De acordo com um artigo publicado em 2014 no European Journal of Integrative Medicine, flutuar em um tanque de privação sensorial foi encontrado em um punhado de estudos para aumentar a originalidade, imaginação e intuição, o que pode levar a uma maior criatividade.

Pode melhorar a concentração e o foco?

Embora a maioria das pesquisas existentes seja mais antiga, há algumas evidências de que a privação sensorial pode melhorar o foco e a concentração e também pode levar a um pensamento mais claro e preciso. Isso tem sido associado a uma aprendizagem aprimorada e a um melhor desempenho na escola e em diferentes grupos de carreira.

Isso melhora o desempenho atlético?

Os vários efeitos da terapia do tanque de privação sensorial no desempenho atlético estão bem documentados. Em um estudo com 24 estudantes universitários, ele foi eficaz em acelerar a recuperação após um treinamento físico extenuante, reduzindo o lactato sanguíneo.


Um estudo de 2016 com 60 atletas de elite também descobriu que melhorou a recuperação psicológica após treinamento intenso e competição.

Benefícios de um tanque de privação sensorial

Existem vários benefícios psicológicos e médicos de tanques de privação sensorial em condições como transtornos de ansiedade, estresse e dor crônica.

O tanque de privação sensorial trata a ansiedade?

Descobriu-se que a flutuação-REST é eficaz na redução da ansiedade. A mostrou que uma única sessão de uma hora em um tanque de privação sensorial foi capaz de uma redução significativa na ansiedade e melhora no humor nos 50 participantes com transtornos relacionados ao estresse e ansiedade.

Um estudo de 2016 com 46 pessoas que relataram transtorno de ansiedade generalizada (TAG) descobriu que ele reduzia os sintomas de TAG, como depressão, dificuldades para dormir, irritabilidade e fadiga.

Isso pode aliviar a dor?

O efeito da terapia do tanque de privação sensorial na dor crônica foi confirmado por vários estudos. É comprovado que é eficaz no tratamento de cefaleias tensionais, tensão muscular e dores.

Um pequeno estudo com sete participantes descobriu que é eficaz no tratamento de distúrbios associados à lesão cervical, como dor e rigidez no pescoço e redução da amplitude de movimento. Também foi demonstrado que reduz a dor relacionada ao estresse.

Pode melhorar a saúde cardiovascular?

A terapia de flutuação-REST pode melhorar sua saúde cardiovascular induzindo um relaxamento profundo que reduz os níveis de estresse e melhora o sono, de acordo com pesquisas. O estresse crônico e a privação do sono têm sido associados à hipertensão e doenças cardiovasculares.

Isso me deixará mais feliz?

Existem muitas afirmações sobre a flutuação-REST causando sentimentos de felicidade e euforia esmagadoras. Pessoas relataram sentir leve euforia, aumento do bem-estar e sentir-se mais otimistas após a terapia com um tanque de privação sensorial.

Outros relataram experiências espirituais, paz interior profunda, percepção espiritual repentina e sentimento como se tivessem nascido de novo.

Custo do tanque de privação sensorial

Seu próprio tanque de privação sensorial pode custar entre US $ 10.000 e US $ 30.000. O custo de uma sessão de flutuação de uma hora em um centro de flutuação ou spa de flutuação varia de cerca de US $ 50 a US $ 100, dependendo da localização.

Processo de tanque de privação sensorial

Embora o processo possa variar ligeiramente dependendo do centro de flutuação, uma sessão em um tanque de privação sensorial geralmente ocorre da seguinte forma:

  • Você chega ao centro de flutuação ou spa, aparecendo cedo se for sua primeira visita.
  • Remova todas as suas roupas e joias.
  • Tome uma ducha antes de entrar no tanque.
  • Entre no tanque e feche a porta ou tampa.
  • Deite-se com cuidado e deixe a flutuabilidade da água ajudá-lo a flutuar.
  • A música toca por 10 minutos no início da sessão para ajudá-lo a relaxar.
  • Flutue por uma hora.
  • A música toca nos últimos cinco minutos de sua sessão.
  • Saia do tanque quando sua sessão terminar.
  • Tome banho novamente e vista-se.

Para ajudá-lo a relaxar e aproveitar ao máximo sua sessão, é recomendável comer algo aproximadamente 30 minutos antes da sessão. Também é útil evitar a cafeína por quatro horas antes.

Barbear ou depilar antes de uma sessão não é recomendado, pois o sal na água pode irritar a pele.

As mulheres que estão menstruando devem reagendar sua sessão para uma vez que o período tenha terminado.

Leve embora

Quando usado corretamente, um tanque de privação sensorial pode ajudar a aliviar o estresse e aliviar a tensão muscular e a dor. Também pode ajudar a melhorar seu humor.

Tanques de privação sensorial geralmente são seguros, mas pode ser uma boa ideia falar com um médico antes de usar um se você tiver quaisquer problemas ou preocupações médicas.

Popular No Site

Quando você para de arrotar um bebê?

Quando você para de arrotar um bebê?

É tarde da noite e você deu um tapinha na cota do eu filho pelo que parece etar empre eperando um arroto. Você etá além do frutrado e o único penamento que paa pela ua ca...
A verdade sobre o tamanho da sua barriga de gravidez

A verdade sobre o tamanho da sua barriga de gravidez

Quando e trata de ua barriga de grávida, não faltam hitória de velha epoa dizendo o que eperar. eu amigo e parente também terão opiniõe que deejam compartilhar com voc...