Causas e tratamento de dor abdominal aguda inconsistente
Contente
- Visão geral
- Causas e tratamento para dor de estômago aguda e inconsistente
- Apendicite
- Cálculos biliares
- Cistos ovarianos
- Síndrome do intestino irritável
- Infecção do trato urinário
- Indigestão e gás
- Gastroenterite
- Úlceras pépticas
- Intolerância à lactose e alergias alimentares
- Gravidez ectópica
- Dor na ovulação
- Intoxicação alimentar
- Quando consultar um médico
- Como as causas da dor abdominal são diagnosticadas
- Leve embora
Visão geral
Dor aguda e aguda no estômago que vai e vem pode ser desorientadora e até assustadora. Dor profunda e interna no abdome pode indicar um problema de saúde.
Embora em alguns casos a dor estomacal grave possa ser atribuída à indigestão, a maioria dos casos de dor aguda no abdômen exige o diagnóstico e o tratamento imediato de um médico.
É importante manter um registro de outros sintomas, como náusea, vômito, tontura ou confusão.
Este artigo abordará algumas das causas de forte dor de estômago e discutirá outros sintomas que podem lhe dar uma indicação do que está causando isso.
Se as dores facadas na área do estômago começarem repentinamente e não pararem dentro de 2 horas, entre em contato com seu médico ou vá diretamente para a sala de emergência.
Causas e tratamento para dor de estômago aguda e inconsistente
Existem muitas causas potenciais de dor abdominal aguda. Algumas causas são mais graves que outras.
Apendicite
Apendicite é uma inflamação do seu apêndice, um órgão tubular. A apendicite pode ser reconhecida pelas dores agudas que causa na parte inferior direita do abdome. Náusea, vômito e inchaço são outros sintomas comuns.
A apendicite é geralmente tratada pela remoção cirúrgica do seu apêndice.
Cálculos biliares
Os cálculos biliares são objetos semelhantes a pedras que podem se formar na vesícula biliar ou nos ductos biliares. Essas pedras são compostas de colesterol ou bilirrubina.
Quando os cálculos biliares bloqueiam um ducto da vesícula biliar, causa uma dor intensa no abdômen. A dor é causada pela inflamação da vesícula biliar, chamada colecistite.
Outros sintomas da colecistite incluem:
- suando
- vômito
- febre
- tonalidade amarelada na pele ou nos olhos
Se os cálculos biliares causarem sintomas, eles podem precisar ser tratados com medicação ou cirurgia laparoscópica para dissolver ou remover as pedras. Às vezes, toda a vesícula biliar precisa ser removida.
Cistos ovarianos
Cistos ovarianos são sacos cheios de líquido encontrados nos ovários. Eles podem se formar sozinhos durante a ovulação.
Se eles se tornarem grandes o suficiente, os cistos ovarianos podem causar uma dor intensa na parte inferior do abdômen, concentrada no lado do corpo onde está o cisto. Inchaço, inchaço e pressão na área também podem ocorrer.
Às vezes, os cistos ovarianos desaparecem por conta própria, mas às vezes precisam ser removidos cirurgicamente.
Síndrome do intestino irritável
As doenças do intestino irritável são condições do trato digestivo que causam dor leve ou intensa antes de um movimento intestinal.
Se você tem síndrome do intestino irritável (SII), notará padrões em sua dor abdominal, uma vez que ela aparece consistentemente depois de comer certas coisas ou em determinados momentos do dia.
Outros sintomas incluem:
- inchaço
- gasoso
- muco no seu movimento intestinal
- diarréia
O tratamento para IBS inclui:
- mudanças de estilo de vida e dieta
- medicamentos antiespasmódicos
- medicação para dor nos nervos
Infecção do trato urinário
Uma infecção do trato urinário (ITU) costuma ser uma infecção na bexiga.
No entanto, qualquer parte do trato urinário pode ser infectada, incluindo a uretra e os rins. Além da dor abdominal, uma ITU também causa sensação de queimação ao urinar e um desejo frequente de urinar.
As ITUs são geralmente tratadas com antibióticos.
Indigestão e gás
Indigestão é um conjunto comum de sintomas que você pode experimentar após comer. Comer muito rápido, consumir álcool e alimentos gordurosos e comer enquanto você sente ansiedade podem causar indigestão.
O gás, que é o ar preso no trato digestivo, é o resultado da digestão dos alimentos pelo corpo. Às vezes, gases e indigestão podem causar dores agudas na parte superior do abdômen ou no intestino inferior. Essa dor geralmente se resolve depois de um movimento intestinal.
Indigestão e dor de gases podem ser tratadas com antiácidos vendidos sem receita.
Você pode comprar antiácidos online.
Gastroenterite
A gastroenterite também é chamada de "gripe estomacal" - mesmo que não seja causada por um vírus da gripe.
A gastroenterite é uma infecção no intestino que causa:
- diarréia
- vômito
- dores de estômago agudas
Os sintomas da gripe no estômago são desconfortáveis, mas não são considerados uma emergência, a menos que você fique extremamente desidratado.
Descansar e manter-se hidratado são os tratamentos de primeira linha para gastroenterite.
Úlceras pépticas
Uma úlcera péptica é uma ferida no revestimento do estômago. Pode ser causado pelo uso prolongado de ibuprofeno ou por uma infecção do Helicobacter pylori bactérias.
As úlceras pépticas causam dor abdominal incômoda e ardente. Uma úlcera péptica precisa ser diagnosticada e tratada para poder curar, mas na maioria das vezes, não é uma emergência médica.
As úlceras pépticas são normalmente tratadas com inibidores da bomba de prótons ou antibióticos, dependendo de sua causa.
Intolerância à lactose e alergias alimentares
Comer algo de que você é alérgico ou sensível pode causar dores agudas no abdômen, à medida que seu corpo luta para digeri-lo. Às vezes, surgem sintomas de indigestão e gases se você comer alimentos com os quais seu corpo "não concorda".
A menos que você tenha alergias alimentares que o colocam em risco de anafilaxia, a dor abdominal causada por alergias ou sensibilidades alimentares não é uma emergência. Você também pode notar inchaço ou diarréia por comer alimentos que seu corpo não consegue digerir corretamente.
Se você tem alergia à lactose, fale com o seu médico sobre pílulas de reposição enzimática que podem permitir que você consuma laticínios sem desconforto.
Gravidez ectópica
Entre 1 e 2% das gestações são ectópicas, de acordo com uma revisão de 2011 publicada na revista BMJ Sexual and Reproductive Health.
Um ovo que implante na trompa de Falópio em vez do útero não pode sustentar uma gravidez a termo. Se não for abordado, esse tipo de gravidez pode ser fatal.
Fortes dores na parte inferior do abdome, bem como algum sangramento vaginal, podem indicar uma gravidez ectópica. Medicamentos para fertilidade e tabagismo aumentam o risco para esse tipo de gravidez. Às vezes, diarréia e vômito também ocorrem.
A gravidez ectópica precisa ser tratada com medicação e cirurgia para salvar as trompas de falópio e preservar a fertilidade. Os sintomas desta condição são semelhantes aos de uma gravidez normal nas fases iniciais.
Fale com o seu médico se tiver algum motivo para suspeitar dessa condição.
Dor na ovulação
Não é incomum que as mulheres tenham dor de estômago na época da ovulação.
Antes de o ovo cair, o ovário pode parecer "esticado" pouco antes de ser liberado, causando alguma dor na parte inferior do abdômen. Esse tipo de dor pode parecer intenso, mas não deve durar mais do que algumas horas.
Atualmente, não existe tratamento para a dor da ovulação, mas os contraceptivos orais podem diminuir sua gravidade.
Intoxicação alimentar
A intoxicação alimentar ocorre quando as bactérias nos alimentos que você come infecta o trato digestivo e causa diarréia, náusea e forte dor de estômago.
A intoxicação alimentar é aguda, o que significa que começa rapidamente e geralmente não dura muito tempo. Se você ficar desidratado, ou se a intoxicação alimentar for causada por certas cepas de bactérias perigosas, a intoxicação alimentar pode se tornar uma emergência.
Quando consultar um médico
Existem alguns casos em que a dor abdominal deve ser tratada imediatamente por um profissional de saúde.
Ligue para o 911 ou para o seu número de emergência local, ou vá para a sala de emergência, se tiver alguma das seguintes situações:
- dor abdominal durante a gravidez
- dor abdominal aguda e persistente que dura mais de 6 horas
- dor abdominal súbita que começa depois de comer
- fezes ensanguentadas
- inchaço abdominal
- Pele amarela
Como as causas da dor abdominal são diagnosticadas
Se você tiver fortes dores abdominais e precisar de atenção médica, seu médico provavelmente fará perguntas sobre seus sintomas e a natureza da sua dor. Suas respostas os ajudarão a descobrir as próximas etapas de teste e diagnóstico.
Os testes que podem ser realizados para avaliar sua dor abdominal incluem:
- exames de sangue
- exame de urina
- radiografia abdominal
- Tomografia computadorizada
- ultrassom vaginal
Leve embora
As causas da dor abdominal aguda variam em gravidade. Embora um pequeno desconforto depois de comer ou indigestão ocasional aconteça com todos nós, a dor interior profunda não deve ser ignorada.
Preste atenção a outros sintomas ao monitorar sua dor abdominal e ligue para seu médico se sentir dor intensa.