Você deve adicionar colágeno à sua dieta?
Contente
- Então, o que é colágeno?
- Quais são os benefícios do colágeno comestível?
- O que fazer agora para proteger seu colágeno
- Revisão para
Agora você provavelmente sabe a diferença entre seus pós de proteína e seus chás matcha. E provavelmente você pode diferenciar o óleo de coco do óleo de abacate. Agora, no espírito de transformar basicamente tudo que é bom e saudável em pó, há outro produto no mercado: o colágeno em pó. É o que você está acostumado a ver listado como ingrediente em produtos para a pele.Mas agora celebridades e foodies saudáveis (incluindo Jennifer Aniston) estão a bordo com a ingestão, e você pode até ter visto uma colega de trabalho polvilhando em seu mingau de aveia, café ou smoothie.
Então, o que é colágeno?
O colágeno é a substância mágica que mantém a pele roliça e macia e também ajuda a manter as articulações fortes. A proteína pode ser encontrada naturalmente nos músculos, pele e ossos do corpo e constitui cerca de 25 por cento de sua massa corporal total, diz Joel Schlessinger, M.D., dermatologista de Nebraska. Mas, à medida que a produção de colágeno do corpo diminui (o que acontece a uma taxa de cerca de 1% ao ano a partir dos 20 anos, diz Schlessinger), as rugas começam a surgir e as articulações podem não parecer tão resistentes como antes. É por isso que muitas pessoas que procuram aumentar os níveis de colágeno do corpo recorrem a fontes externas como suplementos ou cremes, que obtêm o colágeno de vacas, peixes, galinhas e outros animais (embora seja possível encontrar uma versão baseada em plantas para veganos).
Quais são os benefícios do colágeno comestível?
"Embora os colágenos de origem animal e vegetal não sejam exatamente iguais ao colágeno encontrado em nossos corpos, eles demonstraram ter um impacto positivo na pele quando combinados com outros ingredientes antienvelhecimento em produtos para a pele", diz Schlessinger. Observe, porém, que ele menciona que o colágeno pode ser útil quando fornecido em produtos para a pele, não em suplementos. "Embora os suplementos, bebidas e pós de colágeno tenham crescido em popularidade no mundo da beleza, você não deve esperar benefícios perceptíveis para a pele ao ingeri-los", diz ele. É ainda mais difícil acreditar que a ingestão de colágeno pode ajudar a resolver uma área problemática específica, como as rugas ao redor dos olhos que parecem ficar mais profundas a cada dia. "É impossível para um suplemento oral atingir áreas específicas e atingir os lugares que mais precisam de um reforço", diz Schlessinger. Além disso, tomar colágeno em pó pode ter efeitos colaterais negativos, como dores nos ossos, prisão de ventre e fadiga.
Da mesma forma, Harley Pasternak, um treinador de celebridades que tem um MSc em fisiologia do exercício e ciências nutricionais, diz que a ingestão de pó de colágeno não melhora sua pele. "As pessoas pensam que agora há colágeno em nossa pele, em nosso cabelo ... e se eu comer colágeno, talvez o colágeno em meu corpo fique mais forte", diz ele. "Infelizmente não é assim que o corpo humano funciona."
A tendência do colágeno disparou quando as empresas perceberam que a proteína de colágeno era mais barata de produzir do que outras fontes de proteína, diz Pasternak. "O colágeno não é uma proteína de muito boa qualidade", diz ele. "Não contém todos os ácidos essenciais que você precisaria de outras proteínas de qualidade, não é muito biodisponível. No que diz respeito às proteínas, o colágeno é uma proteína barata de se fabricar. É comercializado para ajudar na pele, nas unhas e no cabelo , no entanto, não foi comprovado que isso acontecesse. "
Ainda assim, alguns especialistas discordam, dizendo que o colágeno ingerível faz jus ao exagero. Michele Green, M.D., dermatologista de Nova York, diz que o pó de colágeno pode aumentar a elasticidade da pele, manter o cabelo, as unhas, a pele e a saúde das articulações e tem uma quantidade decente de proteínas. E a ciência a apóia: um estudo publicado em Farmacologia e fisiologia da pele descobriram que a elasticidade da pele melhorou significativamente quando os participantes do estudo com idades entre 35 e 55 anos tomaram um suplemento de colágeno por oito semanas. Outro estudo publicado em Intervenções clínicas no envelhecimento observou que tomar um suplemento de colágeno por três meses aumentou a densidade do colágeno na área dos pés de galinha em 19 por cento, e ainda outro estudo descobriu que os suplementos de colágeno ajudaram a diminuir a dor nas articulações entre os atletas universitários. Esses estudos parecem promissores, mas Vijaya Surampudi, M.D., professor clínico assistente de medicina na divisão de nutrição clínica da UCLA, diz que mais pesquisas são necessárias porque muitos dos estudos até agora foram pequenos ou patrocinados por uma empresa.
O que fazer agora para proteger seu colágeno
Se você quiser experimentar o suplemento em pó, Green recomenda consumir de 1 a 2 colheres de sopa de colágeno em pó por dia, que é fácil de adicionar ao que você está comendo ou bebendo, pois é praticamente insípido. (Você deve primeiro obter a aprovação do seu médico, ela observa.) Mas se você decidir esperar por pesquisas mais definitivas, ainda poderá proteger o colágeno que já possui ajustando seus hábitos de vida atuais. (Também: Por que nunca é cedo demais para começar a proteger o colágeno da pele) Use protetor solar todos os dias - sim, mesmo em dias nublados - fique longe do cigarro e durma o suficiente todas as noites, diz Schlessinger. Manter uma dieta saudável também é fundamental, e Green diz que carregar alimentos ricos em colágeno, como aqueles com vitamina C e altas contagens de antioxidantes, pode ter um efeito positivo na pele e nas articulações. (Confira esses oito alimentos que são surpreendentemente cheios de vitaminas e minerais.)
E se você está realmente interessado em maximizar seus níveis de colágeno por razões anti-envelhecimento, considere investir em um hidratante para que você possa aplicar o colágeno topicamente em vez de ingeri-lo. "Procure fórmulas que apresentam peptídeos como ingrediente chave para experimentar os benefícios anti-envelhecimento e um aumento na saúde da pele", diz Schlessinger. O colágeno se divide em cadeias de aminoácidos chamados peptídeos, portanto, aplicar um creme à base de peptídeos pode ajudar a promover a produção natural de colágeno do corpo.