Autor: Carl Weaver
Data De Criação: 28 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 22 Novembro 2024
Anonim
Mioma do Útero: Sintomas, Diagnóstico e Tratamento | Explicação do Especialista
Vídeo: Mioma do Útero: Sintomas, Diagnóstico e Tratamento | Explicação do Especialista

Contente

Toya Wright (que você deve conhecer como a ex-mulher de Lil Wayne, uma personalidade da TV ou autora de Em minhas próprias palavras) anda todos os dias com a sensação de estar grávida de cinco meses. Apesar de seguir uma dieta saudável e estourar a bunda na academia, aquela barriga não vai embora - porque é causada por miomas uterinos. Eles não apenas dão a ela a sensação de estar grávida, mas também apresentam fortes sangramentos e cólicas todos os meses quando ela fica menstruada.

E ela está longe de estar sozinha. Espantosos 50 por cento das mulheres terão miomas uterinos, diz Yvonne Bohn, M. D., obstetra e ginecologista de Los Angeles e porta-voz da Cystex. O Office on Women's Health estima que entre 20 e 80 por cento das mulheres desenvolverão miomas aos 50 anos. Apesar do fato de que esse problema afeta uma grande parcela da população feminina, muitas mulheres não sabem nada sobre miomas. (E, não, não é o mesmo que endometriose, sobre a qual estrelas como Lena Dunham e Julianne Hough falaram.)


"Eu não sabia nada sobre miomas na época", disse Wright. "Era muito estranho para mim. Mas assim que fui diagnosticado com eles, comecei a falar sobre isso com diferentes amigos e familiares e a ler sobre isso, e percebi que era realmente muito comum." (Sério - até supermodelos conseguem.)

O que são miomas uterinos?

Miomas uterinos são crescimentos que se desenvolvem a partir do tecido muscular do útero, de acordo com o Congresso Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG). Eles podem crescer dentro da cavidade uterina (onde o feto cresce), dentro da parede uterina, na borda externa da parede uterina ou mesmo fora do útero e fixados por uma estrutura semelhante a um caule. Embora muitas vezes sejam chamados de tumores, é superimportante saber que quase todos eles são benignos (não cancerosos), diz o Dr. Bohn.

“Em ocasiões muito raras, eles podem se tornar cancerosos, e isso é chamado de leiomiossarcoma”, diz ela. Nesse caso, geralmente tem um crescimento extremamente rápido, e a única maneira de saber se é canceroso ou não é removendo-o. Mas, realmente, é super raro; apenas cerca de um em 1.000 miomas é cancerígeno, de acordo com o Office on Women's Health. E ter miomas não aumenta o risco de desenvolver um mioma canceroso ou outras formas de câncer no útero.


No momento, não sabemos o que causa os miomas - embora o estrogênio os faça crescer, diz o Dr. Bohn. Por esse motivo, os miomas podem crescer muito durante a gravidez e geralmente param de crescer ou encolhem durante a menopausa. Por serem tão comuns, é estranho considerá-los uma coisa hereditária, diz o Dr. Bohn. Mas ter familiares com miomas aumenta o risco, de acordo com o Office on Women's Health. Na verdade, se sua mãe tinha miomas, o risco de tê-los é cerca de três vezes maior do que a média. As mulheres afro-americanas também têm maior probabilidade de desenvolver miomas, assim como as mulheres obesas.

Sintomas de fibróide uterino

As mulheres podem ter vários miomas grandes e nenhum sintoma, ou podem ter um mioma minúsculo e sintomas horríveis - tudo depende de onde está o mioma, diz o Dr. Bohn.

O sintoma número um é sangramento anormal e intenso, ela diz, que geralmente é acompanhado por cólicas severas e coágulos sanguíneos que passam. Wright diz que este foi o primeiro sinal de que algo estava errado; ela nunca tinha tido cólicas antes em sua vida, mas de repente ela estava sentindo dores agudas e ciclos extremamente pesados: "Eu estava passando por absorventes e absorventes internos - era muito ruim", diz ela.


Se você tiver um mioma na cavidade uterina, o sangramento pode se tornar superintenso, porque é onde o revestimento uterino se acumula e se desprende durante a menstruação a cada mês, diz o Dr. Bohn. “Mesmo que o mioma seja pequeno, se estiver no local errado, você pode ter hemorragia a ponto de ter anemia e necessitar de transfusão de sangue”, diz ela.

Miomas maiores também podem causar dor durante o sexo, bem como dores nas costas. Eles podem colocar pressão na bexiga ou no reto, resultando em constipação ou micção frequente ou difícil, diz o Dr. Bohn. Muitas mulheres ficam frustradas porque não conseguem perder peso no estômago - mas na verdade é mioma. Não é incomum que grandes miomas criem uma sensação de super inchaço, como Wright experimentou.

“Eu era capaz de senti-los através da minha pele, meio que vê-los e movê-los”, diz ela. "Meu médico me disse que meu útero é do tamanho de uma mulher grávida de cinco meses." E isso não é exagero; embora raro, o Dr. Bohn diz que os miomas podem crescer até o tamanho de uma melancia. (Não acredita? Basta ler a história pessoal de uma mulher que teve um mioma do tamanho de um melão removido do útero.)

Você pode se livrar dos miomas uterinos?

Comecemos pelo princípio: se você tem miomas pequenos, que não estão causando nenhum sintoma que altere sua vida ou não está em nenhuma posição problemática, talvez nem precise de tratamento, de acordo com o ACOG. Mas, infelizmente, os miomas nunca desaparecem por conta própria e não irão desaparecer, não importa quantos remédios de lenda urbana você experimente ou quantos quilos de couve você coma, diz o Dr. Bohn.

Décadas atrás, o principal tratamento para miomas era a histerectomia - a remoção do útero, diz o Dr. Bohn. Felizmente, esse não é mais o caso. Muitas mulheres sem sintomas super-graves vivem com seus miomas, engravidam com sucesso e têm filhos sem problemas, diz ela. Mas tudo isso depende de onde seus miomas estão localizados e da gravidade deles. Em alguns casos, os miomas podem bloquear a trompa de Falópio, impedir a implantação ou bloquear o caminho de um parto natural, diz o Dr. Bohn. Tudo depende da situação individual. (Aqui está tudo o que você precisa saber sobre fertilidade.)

Hoje, a maioria das mulheres com miomas toma pílulas anticoncepcionais de baixa dosagem ou toma um DIU hormonal - ambos os quais afinam o revestimento uterino, limitando o sangramento menstrual e os sintomas, diz o Dr. Bohn. (BC também diminui o risco de câncer de ovário - yay!) Existem alguns medicamentos que podem reduzir temporariamente os miomas, mas como reduzem a densidade da medula óssea (basicamente enfraquecendo os ossos), eles são usados ​​apenas por um curto período de tempo e geralmente para se preparar para a cirurgia.

Existem três abordagens cirúrgicas diferentes para lidar com miomas, diz o Dr. Bohn. A primeira é uma histerectomia, ou remoção de todo o útero (em mulheres que não vão ter filhos). A segunda é uma miomectomia, ou remoção dos tumores fibróides do útero, seja pela abertura do abdômen ou laparoscopicamente (onde eles passam por uma pequena incisão e quebram o fibróide em pedaços menores para removê-lo do corpo). A terceira opção cirúrgica é uma miomectomia histeroscópica, onde eles podem remover pequenos miomas da cavidade uterina indo para o útero por via vaginal. Outra opção de tratamento é um procedimento denominado embolização, em que os médicos passam por um vaso na virilha e rastreiam o suprimento de sangue ao mioma. Eles matam o suprimento de sangue para o tumor, diminuindo-o em cerca de um terço, diz o Dr. Bohn.

O fato de que as mulheres podem ter seus miomas removidos enquanto mantêm seu útero (e preservando sua capacidade de ter filhos) é um grande negócio - por isso é importante que as mulheres conheçam suas opções de tratamento.

“Muitas mulheres com quem conversei cometeram o erro de remover miomas com uma histerectomia”, diz Wright. "Isso meio que arruinou suas vidas, porque agora eles não podem mais ter filhos. Essa era a única maneira que pensaram que poderiam removê-los."

No entanto, há uma grande desvantagem em remover os miomas, mas deixar o útero no lugar: os miomas podem reaparecer. “Se fizermos uma miomectomia, infelizmente, até a mulher entrar na menopausa, há uma chance de que os miomas possam voltar”, diz o Dr. Bohn.

Seu plano de jogo de fibróide uterino

"Se você está tendo esses sintomas estranhos, a primeira coisa é avisar o seu ginecologista", diz o Dr. Bohn. "Mudanças no seu ciclo menstrual, coágulos na menstruação, cólicas fortes, isso é um sinal de que algo não está certo." A partir daí, seu médico determinará se as causas são estruturais (como um mioma) ou hormonais. Embora os médicos possam sentir alguns miomas durante um exame pélvico padrão, você provavelmente fará um ultrassom pélvico - a melhor ferramenta de imagem para observar o útero e os ovários, diz o Dr. Bohn.

Embora você não possa controlar totalmente o crescimento dos miomas, ter um estilo de vida saudável pode ajudar a minimizar o risco; a carne vermelha pode estar associada a um risco maior de mioma, enquanto as folhas verdes podem estar associadas a um risco menor, de acordo com um estudo publicado na revista Obsetria e Ginecologia. Embora ainda haja pesquisas limitadas sobre fatores de risco de estilo de vida e miomas uterinos, consumir mais frutas e vegetais, fazer exercícios regularmente, minimizar o estresse e ter um peso saudável foram todos relacionados à menor incidência de miomas, de acordo com uma revisão publicada no Jornal Internacional de Fertilidade e Esterilidade.

E se você for diagnosticado com miomas, não surte.

“O resultado final é que eles são muito comuns”, diz o Dr. Bohn. "Só porque você tem um, não significa que seja horrível ou que você tenha que ser levado às pressas para uma cirurgia. Esteja ciente dos sinais e sintomas para que possa procurar atenção se tiver algum desses sentimentos anormais."

Revisão para

Propaganda

Publicações Frescas

Segurança repelente de insetos

Segurança repelente de insetos

Um repelente de in eto é uma ub tância aplicada na pele ou na roupa para protegê-lo contra in eto que picam.O repelente de in eto mai eguro é u ar roupa adequada .U e um chapé...
Anticorpo receptor de acetilcolina

Anticorpo receptor de acetilcolina

O anticorpo do receptor da acetilcolina é uma proteína encontrada no angue de muita pe oa com mia tenia gravi . O anticorpo afeta uma ub tância química que envia inai do nervo ao m...