O que é a latência do sono e o teste de latência múltipla do sono?
Contente
- Visão geral
- Por que você precisa da quantidade certa de sono
- Medindo a latência do sono com o teste de latência múltipla do sono
- Interpretando os resultados do MSLT
- Teste de polissonografia
- O takeaway
Visão geral
Latência do sono - também chamada latência do início do sono - é a quantidade de tempo que você leva para deixar de estar totalmente acordado para dormir. A latência do sono varia de pessoa para pessoa.
A latência do sono e a rapidez com que você alcança o sono REM (movimento rápido dos olhos) podem ser indicadores da quantidade e qualidade do sono que você está recebendo.
Se você estiver com sono demais durante o período em que estiver acordado e alerta, a latência do sono poderá ser um fator. Sonolência diurna excessiva pode ser um sintoma de certos distúrbios do sono.
Para diagnosticar um possível distúrbio do sono, seu médico pode solicitar um teste de latência múltipla do sono (MSLT). Este teste mede quanto tempo você leva para adormecer durante o dia em um ambiente silencioso.
Por que você precisa da quantidade certa de sono
Embora a quantidade de sono que cada um de nós receba varie, geralmente passamos cerca de um terço de nossas vidas dormindo. Um sono de qualidade suficiente é fundamental para várias funções cerebrais e outras funções críticas.
O sono afeta quase todos os tipos de tecidos e sistemas do corpo, incluindo:
- coração
- cérebro
- pulmões
Também afeta certas funções, como:
- metabolismo
- resistência a doenças
- humor
A má qualidade do sono ou a falta crônica de sono podem aumentar o risco de certos distúrbios, incluindo:
- depressão
- pressão alta
- diabetes
Medindo a latência do sono com o teste de latência múltipla do sono
Latência do sono é a quantidade de tempo que você leva para deixar de estar totalmente acordado para dormir. Pode desempenhar um papel nos distúrbios do sono.
Geralmente chamado de estudo da soneca, um teste de latência múltipla do sono (MSLT) mede quanto tempo você leva para adormecer. Geralmente é realizada durante o dia em um ambiente silencioso.
O teste MSLT envolve um total de cinco sonecas diurnas programadas com duas horas de intervalo. Você será monitorado para determinar quando está nos seguintes estados:
- acordado
- adormecido
- no sono REM
Se você adormecer durante o horário programado de soneca, após 15 minutos de sono, será despertado. Se você não conseguir dormir dentro de 20 minutos, essa soneca será cancelada.
Interpretando os resultados do MSLT
Se você não teve mais de um cochilo em que alcançou o sono REM e sua latência média estiver abaixo de oito minutos, é possível que você tenha hipersonia idiopática. Essa condição resulta em sonolência diurna excessiva.
Se você não teve mais do que dois cochilos nos quais obteve sono REM e sua latência média estiver abaixo de oito minutos, isso pode ser um sinal de narcolepsia. Os sintomas desse distúrbio incluem adormecer sem aviso prévio, além de sonolência diurna excessiva.
Teste de polissonografia
Se o seu médico recomendar um MSLT, provavelmente recomendará que ele siga imediatamente uma polissonografia (PSG). Um PSG é um estudo noturno sobre o sono que monitora os ciclos e os estágios do sono.
Os resultados deste teste podem oferecer dados de diagnóstico valiosos sobre problemas de sono que podem afetar sua latência, como:
- apneia do sono, incluindo apneia obstrutiva do sono
- distúrbio periódico do movimento dos membros
- narcolepsia
- hipersonia idiopática
- convulsões durante o sono
O takeaway
Um sono de qualidade suficiente é essencial para uma boa saúde mental e física. Sua latência do sono - o tempo que você leva para adormecer - pode ser um bom indicador da qualidade do sono que você está recebendo.