O que é a dieta da cobra e ela é segura?
Contente
- Pontuação da dieta Healthline: 0,79 de 5
- Qual é a dieta da cobra?
- Como seguir a dieta da cobra
- Fase 1
- Fase 2
- Fase 3
- Isso pode ajudá-lo a perder peso?
- A dieta da cobra tem algum benefício?
- Desvantagens da dieta da cobra
- Promove uma relação doentia com a comida
- Muito restritivo
- Insustentável
- Pode ser perigoso
- O resultado final
Pontuação da dieta Healthline: 0,79 de 5
Pessoas que buscam soluções rápidas para perder peso podem ser tentadas pela dieta da cobra.
Promove jejuns prolongados interrompidos por uma refeição solitária. Como a maioria das dietas da moda, ela promete resultados rápidos e drásticos.
Este artigo explica tudo o que você precisa saber sobre a Dieta da Cobra, incluindo sua segurança e se ela funciona para a perda de peso.
scorecard de revisão de dieta- Pontuação geral: 0.79
- Perda de peso: 1.0
- Alimentação saudável: 0.0
- Sustentabilidade: 1.0
- Saúde de corpo inteiro: 0.2
- Qualidade nutricional: 1.5
- Baseado em evidências: 1.0
CONCLUSÃO: Embora promova uma rápida perda de peso, a dieta da cobra é baseada em um modelo de fome e tem muitos efeitos adversos, incluindo graves deficiências de nutrientes. Não pode ser sustentado sem representar um risco significativo para sua saúde.
Qual é a dieta da cobra?
A Dieta da Cobra se promove não como uma dieta restritiva, mas sim como um estilo de vida centrado no jejum prolongado.
Fundado na crença de que os humanos historicamente suportaram períodos de fome, ele argumenta que o corpo humano pode se sustentar com apenas uma refeição algumas vezes por semana.
Foi inventado por Cole Robinson, que se autodenomina treinador de jejum, mas não tem qualificações ou formação em medicina, biologia ou nutrição.
A dieta envolve um jejum inicial de 48 horas - ou o máximo possível - suplementado com Suco de Cobra, uma bebida eletrolítica. Após este período, há uma janela de alimentação de 1–2 horas antes do início do próximo jejum.
Robinson afirma que, uma vez que você alcance seu peso ideal, você pode continuar entrando e saindo de jejuns, sobrevivendo com uma refeição a cada 24-48 horas.
Lembre-se de que muitas dessas alegações não foram testadas e são cientificamente suspeitas.
resumoA dieta da cobra foi inventada por um treinador de jejum e faz alegações insustentáveis de saúde. Envolve jejuns prolongados intercalados por breves períodos de alimentação.
Como seguir a dieta da cobra
Embora a Dieta da Cobra possa superficialmente se assemelhar ao jejum intermitente, é muito mais extremo, até mesmo reformulando um padrão de refeição padrão - café da manhã, almoço e jantar - como alimento complementar.
Robinson define várias regras para a dieta em seu site, mas as revisa continuamente por meio de seu canal no YouTube. O que resulta é um conjunto disperso de diretrizes.
A dieta depende muito do suco de cobra, que pode ser comprado no site do Robinson ou feito em casa. Os ingredientes são:
- 8 xícaras (2 litros) de água
- 1/2 colher de chá (2 g) de sal rosa do Himalaia
- 1 colher de chá (5 g) de cloreto de potássio sem sal
- 1/2 colher de chá (2 g) de sais de Epsom de qualidade alimentar
As diretrizes de dosagem não existem para a versão caseira, mas você está limitado a três pacotes de mistura de eletrólitos em pó por dia para o produto comercial.
Robinson também faz recomendações altamente calóricas, alegando que um recém-chegado à dieta não precisa de mais do que 3.500 calorias por semana.
Para fins de contexto, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) recomenda 1.600-2.400 calorias diárias para mulheres e 2.000-3.000 para homens - cerca de 11.200-16.800 e 14.000-21.000 calorias por semana, respectivamente ().
Isso é significativamente mais do que Robinson sugere, o que significa que as pessoas que seguem a dieta da cobra correm o risco de privação calórica severa.
Depois de atingir sua meta de peso, Robinson recomenda 8.500 calorias por semana (distribuídas em 5 refeições) para mulheres ativas e 20.000 calorias por semana (em 3 dias de alimentação total) para homens ativos.
Ao longo da dieta, você é incentivado a medir as cetonas com uma tira de urina.
A cetose é um estado metabólico resultante de fome, jejum prolongado ou uma dieta pobre em carboidratos e rica em gordura. Durante a cetose, seu corpo queima gordura para obter energia em vez de glicose (açúcar no sangue) (,).
A dieta é dividida em três fases.
Fase 1
A Fase 1 é o jejum inicial para iniciantes na dieta. Nesta fase, você deve alcançar e manter a cetose.
O jejum inicial deve durar pelo menos 48 horas e é complementado com quantidades não especificadas de uma bebida de vinagre de cidra de maçã, bem como suco de cobra.
Então, você tem permissão para comer por 1–2 horas - embora a variedade não seja considerada importante e não haja diretrizes sobre o que comer ou evitar - antes de pular para um jejum de 72 horas, seguido por uma segunda janela de alimentação. O objetivo aqui é “desintoxicar seu fígado”.
No entanto, Robinson não diz quais toxinas são o alvo. Além do mais, seu fígado e rins naturalmente livram seu corpo de compostos prejudiciais, que são expelidos na urina, suor e fezes (,).
Além disso, há poucas evidências de que as dietas de desintoxicação eliminam todos os contaminantes de seu corpo ().
Fase 2
Durante a segunda fase, você percorre longos jejuns de 48-96 horas, interrompidos por refeições únicas. Você é encorajado a jejuar até que não consiga mais tolerar - o que pode representar vários riscos à saúde.
Você deve permanecer nesta fase até atingir o peso desejado.
Fase 3
A Fase 3 é uma fase de manutenção envolvendo ciclos rápidos de 24-48 horas intercalados por refeições individuais. Você deve ouvir as dicas naturais do seu corpo para a fome durante esta fase.
Como a dieta se concentra principalmente em ignorar os sinais de fome, essa mudança na atenção pode ser difícil de alcançar e parece contraditória com a mensagem da dieta.
Além disso, a leptina e a grelina, dois hormônios responsáveis pela fome e saciedade, podem ser alteradas por jejum prolongado ().
resumoA dieta da cobra é composta de três fases destinadas a reduzir drasticamente o seu peso e aclimatar o seu corpo a um ciclo contínuo de jejuns de longo prazo - e potencialmente perigosos.
Isso pode ajudá-lo a perder peso?
O jejum e a restrição de calorias levam à perda de peso porque seu corpo é forçado a depender de suas reservas de energia. Normalmente, seu corpo queima gordura e massa muscular magra para manter seus principais órgãos nutridos e para que você sobreviva.
Como a dieta da cobra não repõe essas perdas com alimentos, ela resulta em perda de peso rápida e perigosa (,).
Em um jejum, você geralmente perde cerca de 2 libras (0,9 kg) por dia na primeira semana, e então 0,7 libras (0,3 kg) por dia na terceira semana ().
Para referência, uma faixa de perda de peso segura é de cerca de 1–2 libras (0,5–0,9 kg) por semana, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
Além disso, pesquisas mostram que seguir uma dieta saudável e equilibrada e fazer muita atividade física são os determinantes mais importantes da saúde (,).
Por se basear principalmente na inanição prolongada, a Dieta da Cobra faz pouco para promover uma alimentação saudável ou para conter comportamentos prejudiciais que podem ter levado ao ganho de peso indesejado.
Além disso, seu corpo precisa de ingestão regular de alimentos para atender às necessidades de nutrientes e energia.
Os nutrientes essenciais, como vitaminas, proteínas e gordura, devem vir dos alimentos, pois seu corpo não pode produzi-los. Como tal, o jejum de longo prazo pode colocar sua saúde em perigo e aumentar o risco de uma série de doenças ().
Embora a dieta da cobra promova a perda de peso, muitos outros métodos de perda de peso não envolvem morrer de fome.
resumoUma dieta baseada principalmente na fome levará à perda de peso. No entanto, não atende às suas necessidades nutricionais e pode prejudicar a sua saúde.
A dieta da cobra tem algum benefício?
Robinson afirma que a dieta da cobra cura o diabetes tipo 2, herpes e inflamação. No entanto, essas afirmações são infundadas.
Embora a perda de peso geral esteja associada a um risco reduzido de diabetes tipo 2 em pessoas com obesidade ou excesso de peso, é um exagero afirmar que a Dieta da Cobra cura o diabetes (,).
Além disso, as pesquisas sobre o jejum prolongado são confusas em relação à inflamação e ao diabetes (,,).
Dito isso, jejuns de mais de 4 dias não são frequentemente estudados.
Embora um estudo recente com 1.422 adultos tenha notado melhora do humor, melhor regulação do açúcar no sangue e redução da pressão arterial em jejuns prolongados com duração de 4 a 21 dias, os participantes foram autorizados a comer 250 calorias por dia e estavam sob supervisão médica constante ().
Embora a dieta da cobra imite alguns elementos do jejum intermitente, é muito mais rigorosa, com períodos de alimentação significativamente mais curtos e jejuns mais longos, tornando improvável que você possa atender às necessidades nutricionais do seu corpo ().
Assim, não está claro se a dieta da cobra oferece algum benefício.
resumoA Dieta da Cobra é uma dieta extrema, baseada na fome, que oferece poucos - se houver - benefícios.
Desvantagens da dieta da cobra
A dieta da cobra está associada a várias desvantagens.
Promove uma relação doentia com a comida
Robinson emprega uma linguagem problemática e estigmatizante, promovendo uma relação doentia com a comida e a imagem corporal.
Seus vídeos endossam o jejum “até sentir vontade de morrer” - o que pode ser extremamente perigoso, especialmente para pessoas com distúrbios alimentares ou condições que afetam o controle do açúcar no sangue, como resistência à insulina ou diabetes.
Muito restritivo
Seu corpo precisa de muitos tipos de nutrientes para sobreviver, mesmo se você for sedentário.
A dieta da cobra desvaloriza a variedade dietética e fornece poucas orientações alimentares, embora a variedade ajude a garantir que você esteja recebendo os nutrientes de que precisa.
Em seus vídeos no YouTube, Robinson promove jejuns secos ocasionais, que restringem completamente alimentos e líquidos, incluindo água. Não está claro em que ponto ou por quanto tempo esse método deve ser usado.
Uma vez que a dieta da cobra requer comer muito pouco e de forma irregular, qualquer limite na ingestão de água aumenta o risco de desidratação e é extremamente perigoso (,).
Insustentável
Como muitas dietas restritivas, a Dieta da Cobra é insustentável.
Em vez de encorajar mudanças de estilo de vida saudáveis, exige restrição alimentar prolongada que não é respaldada por pesquisas científicas.
Em última análise, seu corpo não pode sobreviver com uma dieta baseada na fome.
Pode ser perigoso
A dieta da cobra não é apoiada por evidências e é incrivelmente insegura.
Embora Robinson afirme que o Snake Juice atende a todas as suas necessidades de micronutrientes, cada pacote de 5 gramas fornece apenas 27% e 29% dos valores diários (DVs) para sódio e potássio, respectivamente.
Notavelmente, seu corpo precisa de cerca de 30 vitaminas e minerais diferentes dos alimentos. O jejum de longo prazo pode levar a desequilíbrios eletrolíticos e deficiências nutricionais (,).
resumoA Dieta da Cobra apresenta riscos extremos à saúde, pois não atende às suas necessidades nutricionais, pode promover uma alimentação desordenada e pode levar à fome.
O resultado final
A dieta da cobra promove uma rápida perda de peso, mas apresenta efeitos colaterais graves.
Seguir essa dieta baseada na fome leva a muitos riscos, como deficiência extrema de nutrientes, desidratação e alimentação desordenada. Como tal, você deve evitá-lo.
Se você quer perder peso, deve buscar mudanças sustentáveis no estilo de vida, como fazer mais exercícios ou se concentrar em alimentos integrais.