10 remédios caseiros para aliviar os pés doloridos
Contente
- Importância do cuidado com os pés
- 1. Desenhe um banho de pés
- 2. Faça alguns alongamentos
- 3. Pratique exercícios de fortalecimento
- 4. Faça uma massagem nos pés
- 5. Compre suportes de arco
- 6. Troque seus sapatos
- 7. Gelo seus pés
- 8. Tome um analgésico
- 9. Aplique um medicamento tópico para alívio da dor
- 10. Use talas noturnas
- Quando consultar um médico
- A linha inferior
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar os links desta página, podemos receber uma pequena comissão. Aqui está o nosso processo.
Importância do cuidado com os pés
Seus pés fazem muito trabalho. Seja andando, parado por longos períodos de tempo ou se exercitando, seus pés geralmente duram longas horas. Existem muitas maneiras de acalmar os pés doloridos e cansados em casa. Geralmente, uma combinação de esforços ajudará a rejuvenescer seus pés.
Esses dez métodos podem aliviar os pés doloridos ao longo do tempo. Tentar mais de uma dessas recomendações pode ajudar a aliviar a dor no pé mais rapidamente do que fazer uma de cada vez.
1. Desenhe um banho de pés
Um banho quente nos pés pode ser apenas a passagem para aliviar a dor nos pés. A adição de sais de Epsom a um banho de pés pode aliviar os músculos doloridos e até reduzir o inchaço nos pés. Você pode ficar tentado a experimentar outros produtos no seu pé, como bicarbonato de sódio, mas é mais provável que esse ingrediente atinja condições relacionadas à pele do que dor ou inchaço.
Você pode fazer um banho de pés Epsom adicionando uma xícara de sais de Epsom a uma banheira de água morna. Mergulhe os pés nessa mistura por cerca de vinte minutos para obter alívio.
2. Faça alguns alongamentos
Você também pode tentar alguns exercícios de alongamento para ajudar os pés doloridos. Você pode direcionar uma área do pé, como os dedos dos pés ou o calcanhar, ou pode praticar vários alongamentos para atingir o pé inteiro. Estes exercícios podem evitar cãibras e promover flexibilidade:
- Repita este exercício dez vezes: flexione os dedos dos pés, aponte-os e depois enrole-os por alguns segundos.
- Aqueça os pés sentando-se e estendendo as pernas. Mova os dedos dos pés. Aponte os dedos dos pés em direção ao corpo e afaste-os. Mova os tornozelos em círculo nas direções horária e anti-horária.
- Continue a esticar os pés, deslocando o peso dos calcanhares para os dedos dos pés, revezando-se para levantar a frente e as costas dos pés do chão, enquanto estiver em pé.
3. Pratique exercícios de fortalecimento
Manter os pés flexíveis e fortes é a chave para evitar dores nos pés. Caminhar regularmente para se exercitar é realmente a melhor maneira de manter os pés macios e saudáveis. Evite se envolver em um estilo de vida muito sedentário. Um pedômetro pode ser uma maneira de garantir que você esteja andando o suficiente e mantendo os pés ativos.
Você também pode tentar exercícios de resistência para fortalecer os pés e evitar dores futuras. Você pode usar faixas ou pesos de resistência para fortalecer seus pés. Até o seu próprio peso corporal pode atendê-lo no treinamento de resistência.
Aqui estão alguns exercícios de fortalecimento para os pés:
- Tente um trecho de Aquiles com a ajuda de uma parede.
- Pegue bolinhas de gude com os dedos dos pés.
- Puxe uma toalha do chão em sua direção, com os pés, sentado, para alongar e fortalecer os arcos.
- Prenda uma faixa de resistência ao pé de uma peça de mobiliário e sente-se diretamente em frente a ela em uma cadeira. Puxe o pé através da faixa para que ela embale a parte superior do pé sob os dedos dos pés. Em seguida, puxe o pé em sua direção e mantenha-o no lugar por alguns segundos. Repita várias vezes. Isso vai esticar seu calcanhar.
4. Faça uma massagem nos pés
Você pode massagear seus próprios pés para ajudar a dor e melhorar a circulação. Sente-se em uma cadeira confortável, esfregue e amasse a parte inferior dos pés.Separe e dobre os dedos dos pés para massagear. Usar loção ou óleo pode ajudar a lubrificar a pele, facilitando a massagem do pé.
Produtos como roletes de pé (que são cilindros texturizados) também podem ajudar a massagear o pé se você o rolar no chão com os pés.
5. Compre suportes de arco
Os suportes para arco, ou órteses, podem manter os pés estáveis enquanto estão em pé ou andando, eliminando a dor. Você pode comprá-los na loja ou encomendá-los por um médico. Ambos demonstraram ser eficazes na eliminação da dor no pé traseiro e na melhora geral do funcionamento do pé.
Consulte os suportes de arco para compra online aqui.
6. Troque seus sapatos
Seus sapatos podem ser os culpados por sua dor no pé. Usar sapatos além da vida útil, o estilo errado ou um tamanho incorreto pode afetar a saúde de seus pés.
Tenha em mente:
- Seu tênis pode se desgastar após 400 ou 500 milhas e não fornecer mais o suporte necessário.
- Saltos altos e sapatos sem arcos ou apoio adequados (como chinelos) podem danificar seus pés.
- Seus pés podem mudar de tamanho durante a sua vida (mesmo quando você é adulto) porque podem se espalhar ao longo do tempo.
Considere comprar sapatos novos e bem ajustados para ajudar seus pés doloridos. Sapatos que proporcionam arcos adequados podem dar nova vida aos seus pés. Além disso, use sapatos que funcionem para qualquer atividade em que você esteja participando. Por exemplo, use tênis durante o exercício.
7. Gelo seus pés
Congelar os pés pode reduzir a inflamação que causa dor. Aplique gelo nos pés doloridos, enchendo um saco plástico com gelo ou rolando os pés em uma garrafa de água congelada. Tente congelar a área afetada por 5 a 15 minutos, algumas vezes ao dia, para ajudar a reduzir a inflamação.
8. Tome um analgésico
Existem vários medicamentos sem receita que você pode experimentar para dor e inflamação. Medicamentos como o acetaminofeno podem ter como alvo a dor, enquanto os anti-inflamatórios não esteróides, como o ibuprofeno e o naproxeno sódico, podem ter como alvo a dor e também a inflamação.
Pode ser necessário tomar esses tipos de medicamentos por algumas semanas para aliviar completamente a inflamação duradoura nos pés. Pode ser útil conversar com um médico para saber quanto tempo você pode tomar um desses medicamentos e evitar os efeitos colaterais.
9. Aplique um medicamento tópico para alívio da dor
Você pode achar que a aplicação tópica de um medicamento no pé ajuda na dor no pé. Existem alguns produtos disponíveis sem receita que oferecem sensações de resfriamento e alívio da dor. Alguns desses medicamentos incluem ingredientes como mentol, eucalipto e terebintina. Outros contêm salicilatos ou substância P para reduzir a dor.
10. Use talas noturnas
Você pode lidar com a dor no pé enquanto dorme. As talas noturnas mantêm os pés em uma posição bloqueada durante a noite para que você não durma com os pés apontando, o que pode causar dor nos pés.
Um estudo sugere que as talas noturnas podem ser uma maneira econômica e útil de tratar a fascite plantar, uma condição comum dos pés que afeta até 1 milhão de pessoas por ano.
Compre talas noturnas online.
Quando consultar um médico
Antes de tentar remédios caseiros para os pés doloridos, considere se você tem uma condição mais séria que deve ser vista por um médico. Você pode ter machucado o pé ou desenvolvido uma condição que só pode ser tratada pelo seu médico.
Contacte o seu médico se você:
- tem sintomas semelhantes aos da gripe em combinação com dor no pé
- tem dor inchada ou intensa nos pés
- sentir formigamento ou dormência na parte inferior dos pés
- tem uma ferida aberta no pé que pode estar infectada
- não pode andar com o pé
- suspeite que você tenha um osso quebrado no pé
- tem inchaço nos pés por mais de alguns dias
- dor no pé que não desaparece após algumas semanas de tentativas de remédios caseiros
Você deve entrar em contato com seu médico imediatamente se tiver diabetes e apresentar alguma anormalidade nos pés, pois isso pode ser um sinal de uma doença grave.
A linha inferior
Existem muitos métodos que você pode tentar aliviar os pés doloridos em casa. Tente alguns deles em combinação para aliviar os pés doloridos. Lembre-se de que pode levar algum tempo para que seus pés doloridos se sintam melhor.
Entre em contato com seu médico se você suspeitar de uma condição mais grave do pé ou se tiver dor intensa no pé. Se você tem diabetes e sente dor no pé, ligue para seu médico imediatamente.