As corridas de stand-up paddleboard são a nova meia maratona?
Contente
Minha primeira competição de remo em pé (e quinta vez em uma prancha de remo em pé - tops) foi o Dragon World Championship da Red Paddle Co em Tailoise, Lago Annecy, França. (Relacionado: O Guia do Iniciante no Stand-Up Paddleboarding)
Se isso soa como, bem, umCampeonato Mundial, isto é. Pessoas de todo o mundo (120 pessoas de 15 países diferentes) treinam para ganhar uma vaga no pódio nas eliminatórias masculina, feminina e mista - ou não. Acontece que o treinamento não é tanto um requisito: uma equipe se inscreveu naquela manhã quando a névoa atrapalhou seus planos de escalada e outra começou a treinar apenas algumas semanas antes da competição.
"Não gosto de dizer 'competição', gosto de dizer 'evento', porque remar não é apenas assistir os profissionais competirem - trata-se de construir uma comunidade", diz Martin Letourneur, remador profissional e atleta da Nike Swim.
Letourneur diz que geralmente há três tipos de atletas em um SUP — ahem—evento: Os profissionais, que competem pelo prêmio em dinheiro; os amadores, que treinam, mas também trabalham em tempo integral fora do SUP; e os iniciantes, que têm aulas durante o evento e competem em corridas menores para sentir o esporte em um ambiente de baixa pressão. “Todo evento tenta atrair iniciantes de alguma forma porque os iniciantes são importantes para a longevidade do esporte”.
Está funcionando: mais pessoas estão participando do esporte de remo do que nunca. Cerca de 537.000 pessoas entre 18 e 24 anos disseram que SUP'd em 2017, de acordo com o Outdoor Industry Association'sRelatório de participação ao ar livre, e mais três milhões de americanos participaram de um esporte de remo (que inclui esportes como caiaque e canoagem) em 2014 do que em 2010, de acordo com a Outdoor Industry Association'sRelatório Especial sobre Paddlesports. As mulheres são as principais responsáveis pela tendência: o mesmo relatório mostra que as mulheres representam 68% dos remadores em pé entre 18 e 24 anos.
Noriko Okaya, uma tradutora de 46 anos e remadora amadora que mora na cidade de Nova York, entende por quê. "Os eventos de remo são super apoiadores e discretos", diz ela. "Talvez seja porque o esporte é relativamente jovem, mas você pode aprender conforme avança e não precisa se preparar excessivamente." (Novamente, a maioria dos eventos oferece aulas no local!) "Não é como um triatlo ou qualquer outra corrida que você possa imaginar." Ela se inscreveu para seu primeiro evento com alguns amigos há quatro anos e não olhou para trás desde então. (Leia mais: O SUP realmente conta como um treino?)
"Acho que o crescimento do remo segue essa tendência de esportes ao ar livre - como caminhadas, natação, ciclismo - se tornando mais acessíveis", acrescenta Letourneur. "Além disso, é um esporte muito simples de aprender."
Isso foi basicamente o que eu aprendi do Dragon Board World Championships. Comecei a treinar no dia anterior (ei, foi um verão agitado) - mas comecei a treinar muito rapidamente. E mesmo que alguns remadores estivessem lá para ganhar, a maioria estava lá para se vestir com seus amigos (pense: tutus e tatuagens temporárias), torcer para outros times e beber um pouco demais na pré-festa.
A natureza da equipe deste evento é particularmente única (o Dragon Board tem 22 pés de comprimento e comporta uma equipe de quatro pessoas), mas você também encontrará vibrações de apoio em outros eventos de remo. “Até mesmo seus competidores torcem por você durante a corrida”, diz Noriko.
Alguns eventos de SUP para experimentar neste verão:
Festival de Paddle Subaru Ta-Hoe Nalu: Lake Tahoe, CA
10 a 11 de agosto de 2019
Remadores de todos os níveis podem participar das corridas de 2, 5 e 10 milhas, mas os iniciantes irão apreciar especialmente as aulas e os passeios não competitivos em Tahoe durante o fim de semana. ($ 100 para eventos ilimitados, tahoenalu.com)
Bay Parade: San Francisco, CA
11 de agosto de 2019
San Francisco Baykeeper sem fins lucrativos de água limpa hospeda um evento de SUP de 2 milhas na Baía de SF (junto com uma natação de 6,5 milhas e caiaque de 2 milhas) para apoiar águas limpas. ($ 75, baykeeper.org)
Festival de surfe dos Grandes Lagos: Muskegon, MI
17 de agosto de 2019
Acampe na praia, torça pelos profissionais do remo e faça workshops de SUP para aprimorar suas habilidades. Você também pode misturar com um pouco de caiaque. ($ 40 para todas as aulas, greatlakessurffestival.com)
SIC Gorge Paddle Challenge: Hood River, OU
17 a 18 de agosto de 2019
Reme por aproximadamente cinco quilômetros no rio Columbia, também conhecida como Meca dos esportes aquáticos. Todos os níveis são bem-vindos na classe "aberta", mas esteja preparado para um desafio: a área é conhecida por ter muito vento. ($ 60, gorgepaddlechallenge.com)
New York SUP Open: Long Beach, NY
23 de agosto - 7 de setembro de 2019
Encerre o verão no New York SUP Open, onde você terá aulas de SUP e aulas de ioga, e competirá em corridas amadoras se estiver se sentindo competitivo. ($ 40, appworldtour.com)