Engasgando
Contente
- Resumo
- O que é gagueira?
- O que causa a gagueira?
- Quem corre o risco de gaguejar?
- Como a gagueira é diagnosticada?
- Quais são os tratamentos para a gagueira?
Resumo
O que é gagueira?
A gagueira é um distúrbio da fala. Envolve interrupções no fluxo da fala. Essas interrupções são chamadas de disfluências. Eles podem envolver
- Repetir sons, sílabas ou palavras
- Estendendo um som
- Parando repentinamente no meio de uma sílaba ou palavra
Às vezes, junto com a gagueira, pode haver acenos de cabeça, piscadelas rápidas ou lábios trêmulos. A gagueira pode ser pior quando você está estressado, animado ou cansado.
A gagueira pode ser frustrante, porque você sabe exatamente o que quer dizer, mas tem dificuldade em dizê-lo. Isso pode dificultar a comunicação com as pessoas. Isso pode causar problemas na escola, no trabalho e nos relacionamentos.
O que causa a gagueira?
Existem dois tipos principais de gagueira e têm diferentes causas:
- Gagueira desenvolvimental é o tipo mais comum. Começa em crianças pequenas, enquanto elas ainda estão aprendendo habilidades de fala e linguagem. Muitas crianças gaguejam quando começam a falar. A maioria deles vai superar isso. Mas alguns continuam a gaguejar e a causa exata é desconhecida. Existem diferenças nos cérebros das pessoas que continuam a gaguejar. A genética também pode desempenhar um papel, uma vez que esse tipo de gagueira pode ocorrer em famílias.
- Gagueira neurogênica pode acontecer depois de alguém ter um acidente vascular cerebral, traumatismo craniano ou outro tipo de lesão cerebral. Por causa da lesão, o cérebro tem problemas para coordenar as diferentes partes do cérebro envolvidas na fala.
Quem corre o risco de gaguejar?
A gagueira pode afetar qualquer pessoa, mas é muito mais comum em meninos do que em meninas. As crianças mais novas têm maior probabilidade de gaguejar. Cerca de 75% das crianças que gaguejam vão melhorar. De resto, a gagueira pode durar a vida inteira.
Como a gagueira é diagnosticada?
A gagueira geralmente é diagnosticada por um fonoaudiólogo. Este é um profissional de saúde treinado para testar e tratar pessoas com distúrbios de voz, fala e linguagem. Se você ou seu filho gaguejar, seu médico regular pode encaminhá-lo a um fonoaudiólogo. Ou, em alguns casos, o professor de uma criança pode fazer uma referência.
Para fazer um diagnóstico, o fonoaudiólogo irá
- Veja a história do caso, como quando a gagueira foi notada pela primeira vez, com que frequência ela acontece e em que situações ela acontece
- Ouça você ou seu filho falar e analise a gagueira
- Avalie você ou as habilidades de fala e linguagem de seu filho, incluindo a capacidade de entender e usar a linguagem
- Pergunte sobre o impacto da gagueira em você ou na vida de seu filho
- Pergunte se a gagueira é familiar
- Para uma criança, considere a probabilidade de ela superá-lo
Quais são os tratamentos para a gagueira?
Existem diferentes tratamentos que podem ajudar com a gagueira. Alguns deles podem ajudar uma pessoa, mas não outra. Você precisa trabalhar com o fonoaudiólogo para descobrir o melhor plano para você ou seu filho.
O plano deve levar em consideração há quanto tempo a gagueira está ocorrendo e se há algum outro problema de fala ou linguagem. Para uma criança, o plano também deve levar em consideração a idade da criança e se ela tem probabilidade de superar a gagueira.
As crianças mais novas podem não precisar de terapia imediatamente. Seus pais e professores podem aprender estratégias para ajudar a criança a praticar a fala. Isso pode ajudar algumas crianças. Como pai, é importante ficar calmo e relaxado quando seu filho estiver falando. Se seu filho se sentir pressionado, pode ser mais difícil para ele falar. O fonoaudiólogo provavelmente vai querer avaliar seu filho regularmente, para ver se o tratamento é necessário.
A terapia da fala pode ajudar crianças e adultos a minimizar a gagueira. Algumas técnicas incluem
- Falando mais devagar
- Controle da respiração
- Trabalhando gradualmente a partir de respostas de uma sílaba para palavras mais longas e frases mais complexas
Para os adultos, os grupos de autoajuda podem ajudá-lo a encontrar recursos e apoio ao enfrentar os desafios da gagueira.
Existem dispositivos eletrônicos para ajudar na fluência, mas mais pesquisas são necessárias para ver se eles realmente ajudam a longo prazo. Algumas pessoas experimentaram medicamentos que geralmente tratam outros problemas de saúde, como epilepsia, ansiedade ou depressão. Mas esses medicamentos não são aprovados para a gagueira e costumam ter efeitos colaterais.
NIH: Instituto Nacional de Surdez e Outros Distúrbios da Comunicação
- 4 mitos e fatos comuns sobre a gagueira