Essas lindas camisetas estão acabando com o estigma da esquizofrenia da melhor maneira
Contente
Embora a esquizofrenia afete cerca de 1,1% da população mundial, raramente é falada abertamente. Felizmente, a designer gráfica Michelle Hammer espera mudar isso.
Hammer, que é o fundador do Schizophrenic NYC, quer chamar a atenção para os 3,5 milhões de americanos que vivem com esse transtorno. Ela planeja fazer isso por meio de mercadorias visualmente exclusivas e bonitas, inspiradas nas várias facetas da esquizofrenia.
Por exemplo, um de seus projetos é baseado em um teste de Rorschach. Este teste comum de borrão de tinta é frequentemente aplicado a pessoas durante testes psicológicos. Pessoas que são esquizofrênicas tendem a ver este teste de uma perspectiva muito diferente da pessoa média. (É importante notar que embora o teste tenha sido usado por muito tempo para diagnosticar esquizofrenia, alguns especialistas hoje questionam a precisão do teste.) Usando cores vibrantes e padrões únicos, os designs de Michelle imitam esses padrões, encorajando as pessoas que não têm Esquizofrenia a veja essas manchas de tinta da perspectiva de alguém que tem esquizofrenia.
Algumas das camisetas, bolsas e pulseiras de Michelle também apresentam slogans inteligentes que falam para aqueles que sofrem de paranóia e delírios. Um deles é o slogan da empresa: "Não seja paranóico, você está ótima."
Michelle tinha apenas 22 anos quando foi diagnosticada com esquizofrenia. A ideia de lançar seus projetos veio à mente quando ela encontrou um esquizofrênico no metrô de Nova York. Observar o comportamento desse estranho ajudou Michelle a perceber como seria difícil para ela encontrar estabilidade se não tivesse sua família e amigos para apoiá-la.
Ela espera que seus designs identificáveis ajudem pessoas como o homem no metrô a ter uma sensação de apoio enquanto quebram o estigma que cerca a esquizofrenia como um todo. Além disso, uma parte de cada compra vai para organizações de saúde mental, incluindo Fountain House e o capítulo de Nova York da National Alliance on Mental Illness.