Hérnia femoral
Contente
- O que é uma hérnia femoral?
- Causas de hérnias femorais
- Sinais e sintomas de uma hérnia femoral
- Sintomas graves de uma hérnia femoral
- Diagnosticando uma hérnia femoral
- Tratamento para hérnias femorais
- Perspectiva após hérnia femoral
O que é uma hérnia femoral?
Seus músculos geralmente são fortes o suficiente para manter seus intestinos e órgãos em seu devido lugar. Às vezes, no entanto, seus tecidos intra-abdominais podem ser empurrados através de um ponto enfraquecido em seus músculos quando você se exercita demais. Se uma porção de tecido empurra a parede do canal femoral, isso é chamado de hérnia femoral. Uma hérnia femoral aparecerá como uma protuberância perto da virilha ou da coxa. O canal femoral abriga a artéria femoral, veias menores e nervos. Está localizado logo abaixo do ligamento inguinal na virilha.
Uma hérnia femoral também pode ser chamada de femorocele.
As mulheres são mais propensas que os homens a sofrer de hérnia femoral. No geral, hérnias femorais não são comuns. A maioria das hérnias que afetam a virilha são hérnias inguinais e menos de 3% de todas as hérnias são femorais. A maioria das hérnias femorais não causa sintomas. No entanto, eles podem ocasionalmente levar a problemas graves se a hérnia obstruir e bloquear o fluxo sanguíneo para o intestino. Isso é chamado de hérnia estrangulada - é uma emergência médica e requer cirurgia imediata.
Causas de hérnias femorais
A causa exata das hérnias femorais e outras é desconhecida na maioria das vezes. Você pode nascer com uma área enfraquecida do canal femoral ou a área pode ficar fraca com o tempo.
O esforço pode contribuir para o enfraquecimento das paredes musculares. Os fatores que podem levar ao excesso de treinamento incluem:
- parto
- constipação crônica
- levantamento pesado
- estar acima do peso
- micção difícil devido a aumento da próstata
- tosse crônica
Sinais e sintomas de uma hérnia femoral
Você pode nem perceber que tem hérnia femoral em alguns casos. Hérnias pequenas e de tamanho moderado geralmente não causam sintomas. Em muitos casos, você pode nem ver a protuberância de uma pequena hérnia femoral.
Hérnias grandes podem ser mais visíveis e podem causar algum desconforto. Uma protuberância pode ser visível na região da virilha, perto da parte superior da coxa. O abaulamento pode piorar e causar dor quando você se levanta, levanta objetos pesados ou se esforça de alguma forma. As hérnias femorais geralmente estão localizadas muito próximas ao osso do quadril e, como resultado, podem causar dor no quadril.
Sintomas graves de uma hérnia femoral
Sintomas graves podem significar que uma hérnia femoral está obstruindo seu intestino. Esta é uma condição muito séria chamada estrangulamento. O estrangulamento causa a morte do tecido intestinal ou intestinal, o que pode colocar sua vida em perigo. Isso é considerado uma emergência médica. Os sintomas graves de uma hérnia femoral incluem:
- dor de estômago intensa
- dor súbita na virilha
- náusea
- vômito
Ligue para o 911 e procure atendimento médico imediato se sofrer desses sintomas. Se a hérnia obstruir o intestino, o fluxo sanguíneo para o intestino pode ser interrompido. O tratamento de emergência pode corrigir a hérnia e salvar sua vida.
Diagnosticando uma hérnia femoral
O seu médico fará um exame físico palpando ou tocando levemente a área para determinar se você tem uma hérnia femoral. Se a hérnia for grande, o abaulamento provavelmente será sentido.
O ultrassom da área abdominal e da virilha pode confirmar o diagnóstico ou estabelecer um diagnóstico se a suspeita de hérnia femoral for alta, mas não houver protuberância no exame físico. A tecnologia de imagem pode mostrar o defeito na parede muscular, bem como o tecido saliente.
Tratamento para hérnias femorais
As hérnias femorais pequenas e assintomáticas podem não exigir tratamento específico. O seu médico pode monitorar sua condição para verificar se os sintomas progridem. As hérnias femorais moderadas a grandes requerem reparo cirúrgico, principalmente se estiverem causando algum nível de desconforto.
O reparo cirúrgico de hérnia é realizado sob anestesia geral. Isso significa que você estará dormindo no procedimento e incapaz de sentir dor. O reparo da hérnia femoral pode ser feito como uma cirurgia aberta ou laparoscópica. Um procedimento aberto requer uma incisão maior e um período de recuperação mais longo. A cirurgia laparoscópica utiliza de três a quatro incisões do tamanho de um buraco de fechadura que minimizam a perda de sangue. O tipo de cirurgia escolhido depende de alguns fatores, incluindo:
- a experiência do cirurgião
- o tamanho da hérnia e quaisquer complicações previstas
- tempo de recuperação previsto
- custo
A cirurgia laparoscópica, por exemplo, envolve menos dor e cicatrizes do que a cirurgia aberta, além de um menor tempo necessário para a cura. No entanto, é um procedimento mais caro que a cirurgia aberta.
Nas duas cirurgias, o cirurgião fará incisões na região da virilha para acessar a hérnia. O intestino ou outro tecido saliente da área femoral é retornado à sua posição correta. O cirurgião costurará o buraco novamente e poderá reforçá-lo com um pedaço de malha. A malha reforça a parede do canal. Alguns procedimentos chamados "reparos sem tensão" são minimamente invasivos e não requerem o uso de anestesia geral.
Perspectiva após hérnia femoral
As hérnias femorais geralmente não são condições médicas com risco de vida.
No entanto, o estrangulamento da hérnia pode ser fatal e deve ser tratado através de cirurgia de emergência. O Centro Britânico de Hérnia estima que o intestino sobreviverá apenas cerca de 8 a 12 horas após o estrangulamento, o que torna imperativo procurar atendimento médico imediato se você tiver sintomas. O reparo em si é muito seguro, com pouco risco. A maioria das pessoas pode retornar às atividades leves dentro de duas semanas. A maioria das pessoas se recupera totalmente em seis semanas.
A recorrência de uma hérnia femoral é muito baixa. O Serviço Nacional de Saúde (NHS) no Reino Unido estima que apenas 1% das pessoas que tiveram hérnia femoral terão uma hérnia recorrente.