O que está causando sua tosse irritante com AF que não vai embora?
Contente
- As razões mais comuns para uma tosse crônica
- Em que ponto você deve levar a tosse a sério?
- Revisão para
A tosse parece combinar com o inverno - você não pode ficar muito tempo sem ouvir alguém no metrô ou no escritório tendo um ataque de tosse.
Normalmente, a tosse é apenas parte de um resfriado comum e, além de engolir um pouco de DayQuil, não há muito que você possa fazer para que ela desapareça. (Relacionado: A melhor maneira de combater um resfriado)
"A tosse aguda é mais comumente causada por infecções respiratórias superiores virais que podem persistir por duas ou até três semanas", disse Judy Tung, M.D., chefe da seção de medicina interna ambulatorial do NewYork-Presbyterian Lower Manhattan Hospital. Eles podem ser acompanhados por uma miríade de sintomas, incluindo tosse, coriza / nariz congestionado e febre.
Mas se sua tosse estiver persistindo por mais tempo do que você consegue se lembrar, não espere que ela simplesmente desapareça sem intervenção. "Uma tosse que vai além de três semanas e definitivamente além de oito semanas é considerada crônica e pode não ser mais atribuível a uma infecção de tempo limitado, como um vírus de resfriado ou gripe", explica o Dr. Tung.
As razões mais comuns para uma tosse crônica
1. Gotejamento pós-nasal
Sintomas: Se você tem uma tosse úmida (muco / congestão nos pulmões na sua tosse) e pode sentir a congestão escorrendo dos seios da face para as vias respiratórias, então você sabe que tem uma tosse causada por um post -gotejamento nasal, diz Angela C. Argento. M.D., pneumologista intervencionista do Northwestern Memorial Hospital.
Como tratar: Primeira linha de defesa? "Sprays nasais que podem incluir esteróides ou apenas solução salina (água salgada) ou tratamentos para limpar os seios da face, como enxágue dos seios da face ou pote Neti", diz o Dr. Argento. Em casos graves, pode ser necessário um procedimento com um médico de ouvido, nariz e garganta para resolver o problema, juntamente com antibióticos, acrescenta ela.
2. Refluxo ácido
Sintomas: Se você tem uma tosse seca persistente e é acompanhada de azia, o refluxo ácido pode ser a causa. "O refluxo ácido cria uma sensação de queimação que começa no centro do peito, logo abaixo da caixa torácica e sobe, principalmente após grandes refeições, após alimentos / bebidas ácidos ou com cafeína, ou se você se deitar logo após comer", diz o Dr. Argento.
Como é tratado: Use supressores de ácido (como Pepcid AC ou Zantac) uma ou duas vezes por dia, normalmente antes do café da manhã e / ou jantar, para prevenir o refluxo ácido, diz ela.
3. Asma
Sintomas: Se o único sintoma que você tem é tosse seca, pode ser asma. "Com asma, sua tosse pode piorar com exercícios, exposição ao frio ou certos odores ou produtos químicos", diz o Dr. Argento. Sintomas como aperto no peito, falta de ar e respiração ofegante também são indícios de que a asma está em jogo, explica o Dr. Argento.
Como é tratado: "A asma é geralmente tratada com medicamentos inalatórios, mas alguns pacientes com asma grave podem precisar de esteróides, agentes biológicos (um novo medicamento injetável para asma) ou um procedimento chamado termoplastia brônquica", disse o Dr. Argento.
4. Bronquite crônica
Sintomas: se você teve tosse por pelo menos três meses do ano durante dois anos consecutivos, então você pode ter bronquite crônica, explica o Dr. Argento. Outros sintomas incluem falta de ar ou produção de catarro (que pode ser branca, transparente, cinza ou mesmo amarela ou verde durante uma infecção respiratória).
Como é tratado: "Os inaladores são normalmente a base dos tratamentos para bronquite crônica", diz ela. “As crises são tratadas com antibióticos e esteróides, bem como com oxigênio suplementar, se necessário”.
5. Pneumonia
Sintomas: se você tiver uma tosse com muito catarro espesso, verde ou amarelo, acompanhada de dor no peito ou desconforto ao respirar fundo, provavelmente é pneumonia, diz o Dr. Argento. "A maioria das pessoas também terá febre, possivelmente dor de garganta e fadiga ou fraqueza."
Como é tratado: A pneumonia pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos e o tratamento varia de acordo com a causa. A pneumonia causada por bactérias pode ser tratada com antibióticos; a pneumonia viral se resolve com hidratação, repouso e cuidados de suporte; pneumonia fúngica (observada em pacientes imunocomprometidos) é tratada com medicamentos antifúngicos, diz o Dr. Argento.
Em que ponto você deve levar a tosse a sério?
Tosses crônicas podem ser acompanhadas por sintomas super-perturbadores, como perda de sono, tontura e até fraturas de costelas, de acordo com a Clínica Mayo - portanto, vale a pena levá-las a sério.
"Tosses com duração superior a seis semanas devem ser levadas ao conhecimento de um provedor. E qualquer tosse que também esteja associada a sintomas alarmantes, como expectoração com sangue (uma mistura de saliva e muco), perda de peso, febre, suores noturnos, falta de respiração, ou chiado, também deve ser levado ao conhecimento de um médico ", diz o Dr. Argento.
Embora rara, sua tosse pode sinalizar um problema de saúde ainda mais sério, incluindo tosse convulsa ou até câncer de pulmão, acrescenta ela. Portanto, se você está preocupado com a possibilidade de sua tosse ser algo mais sério, é sempre melhor consultar o seu médico.