Como curar uma cepa de trapézio
Contente
- visão global
- Quais são os sintomas?
- Causas comuns
- Lesão aguda
- Uso excessivo
- Como é diagnosticado
- Opções de tratamento
- Linha do tempo de recuperação
- Exercícios para o trapézio
- O takeaway
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
visão global
O trapézio é um músculo achatado em forma de triângulo nas costas. Ele se estende do pescoço, desce ao longo da coluna até o meio das costas e passa pela omoplata. Você tem um trapézio direito e esquerdo. Esses grandes músculos sustentam seus braços e ombros e são necessários para levantá-los.
Use este diagrama 3-D interativo para explorar o trapézio esquerdo e direito.
A distensão do trapézio é uma lesão comum que pode limitar sua amplitude de movimento e a força de seus braços. Uma tensão ocorre quando as fibras de um músculo ou tendão se alongam além de seu limite normal. Uma tensão pode ocorrer gradualmente devido ao uso excessivo ou repentinamente devido a uma lesão. Curar uma distensão do trapézio pode exigir nada mais do que descanso e gelo. Exercitar o trapézio pode ajudar a fortalecê-lo e mantê-lo mais flexível para reduzir o risco de lesões no caminho.
Quais são os sintomas?
Os sintomas de uma distensão do trapézio variam, dependendo da causa da lesão e também de sua gravidade. Você pode sentir “nós” nos músculos do pescoço e da parte superior das costas. O trapézio fica dolorido e o músculo pode ter espasmos ou cãibras. Uma cepa grave também pode causar inchaço e inflamação.
Seu pescoço e ombro também podem parecer tensos e rígidos, proporcionando uma amplitude limitada de movimento. Você pode ter problemas para virar a cabeça de um lado para o outro. Uma distensão do trapézio também pode deixar um ou ambos os braços formigando ou fracos.
Causas comuns
As cepas do trapézio podem ocorrer de duas maneiras: por meio de uma lesão aguda ou por uso excessivo.
Lesão aguda
Uma lesão muscular aguda ocorre repentinamente quando o músculo sofre um trauma, como uma torção violenta ou colisão. Uma queda feia pode causar tensão no trapézio. Quando há um golpe forte no trapézio, pode haver uma contusão, bem como outros sintomas de tensão muscular. Dor e rigidez de uma lesão aguda serão sentidas imediatamente.
Uso excessivo
Lesões por uso excessivo tendem a ocorrer quando atividades repetitivas e de baixo impacto são realizadas por um período de tempo prolongado. Mas você também pode esticar o trapézio por meio de atividades rigorosas e repetitivas, como levantamento de peso pesado. Quando o trapézio ou qualquer músculo está sobrecarregado e não tem tempo para se reparar, é provável que haja uma distensão ou outra lesão.
Como é diagnosticado
Diagnosticar uma lesão de tecido mole geralmente requer um exame físico e um exame de imagem. Durante o exame, seu médico revisará seus sintomas e falará sobre quando e como a lesão pode ter ocorrido. Se não houve uma lesão aguda e você notou os sintomas piorando gradualmente, tente se lembrar de quando eles começaram e quais atividades podem ser os gatilhos.
Durante o exame, o médico solicitará que você mova o braço e o pescoço para posições diferentes. Seu médico também pode mover seu pescoço, braço ou ombro para ter uma ideia de sua amplitude de movimento, força e a localização e o desencadeamento da dor.
Um raio-X não pode revelar imagens detalhadas de danos musculares, mas pode ajudar a determinar se seus sintomas são devido a uma fratura óssea. A ressonância magnética (MRI) usa um forte campo magnético e ondas de rádio para produzir imagens de tecidos moles (como músculos, tendões e órgãos). Uma ressonância magnética pode ajudar a identificar a localização precisa de uma distensão muscular e se há uma ruptura muscular completa ou apenas uma distensão.
Uma lesão muscular geralmente é categorizada por um dos três graus:
- Uma lesão de Grau 1 é uma tensão muscular leve, envolvendo menos de 5 por cento das fibras do músculo.
- Uma lesão de grau 2 afeta muito mais fibras e é uma lesão muito mais séria. O músculo não está completamente rompido, entretanto.
- Uma lesão de Grau 3 não é uma tensão, mas uma ruptura completa de um músculo ou tendão.
Opções de tratamento
Se você foi diagnosticado com uma distensão do trapézio, provavelmente será aconselhado a aplicar gelo na área lesionada e descansar. Você também pode experimentar gelo e descanso se sentir que tem uma distensão do trapézio, mas não acha que é sério o suficiente para obter uma avaliação médica.
RICE (repouso, gelo, compressão, elevação) é um bom sistema de tratamento para tornozelos e joelhos, em particular, mas a compressão e a elevação nem sempre são realistas para uma distensão do trapézio.
O médico pode tentar envolver seu ombro para comprimir o trapézio a fim de reduzir o inchaço. Mas isso geralmente não é necessário ou prático, visto que a lesão pode ser no meio da parte superior das costas.
O objetivo da elevação é reduzir o inchaço no local da lesão. Isso é feito elevando o local da lesão acima do nível do coração. Mas, como o trapézio já está acima do coração, talvez você não precise dar mais nenhum passo além de elevar um pouco a cabeça e os ombros enquanto dorme.
A fita cinesiológica é um tratamento mais recente para tensões musculares. É uma fita elástica elástica que é colocada na pele sobre um músculo lesionado. A fita gentilmente puxa a pele em sua direção, aliviando a pressão sobre os músculos e outros tecidos por baixo. Você pode ver jogadores de basquete, jogadores de vôlei e outros atletas usando fitas de cinesiologia durante as competições. Embora seja uma inovação relativamente recente, a cinesiologia comprovou em alguns ajudar a aliviar a tensão do trapézio.
Compre fitas cinesiológicas online.
Quando a lesão vai além de uma tensão e é uma ruptura completa do músculo ou tendão, a cirurgia pode ser necessária para reparar o músculo ou reconectar um tendão ao osso ou músculo do qual ele se separou.
Linha do tempo de recuperação
Sua recuperação dependerá da gravidade da cepa e de quão bem ela foi tratada inicialmente. Se você descansar o trapézio e colocá-lo no gelo, uma cepa de Grau 1 pode levar apenas duas ou três semanas para se recuperar, enquanto uma lesão mais séria pode levar alguns meses.
Seu médico provavelmente irá aconselhá-lo a facilitar o seu caminho de volta às suas atividades normais. Comece com atividades leves e siga seu caminho até suas rotinas normais de trabalho ou exercícios.
Exercícios para o trapézio
Os exercícios de alongamento e fortalecimento podem ajudar a prevenir futuras tensões do trapézio.
Um alongamento simples do trapézio é feito olhando para frente com o ombro relaxado. Abaixe o ombro direito e dobre o pescoço para a esquerda, como se tentasse tocar o ombro esquerdo com a orelha esquerda. Mantenha a posição por 20 segundos, então endireite lentamente o pescoço e faça o mesmo com o lado direito. Aqui estão alguns outros alongamentos para você experimentar.
Para fortalecer o trapézio, tente um exercício chamado configuração da escápula. Deite-se de barriga para baixo com um travesseiro ou toalha sob a testa para obter conforto, se desejar. Com os braços ao lado do corpo, puxe as omoplatas juntas e para baixo o máximo que puder e segure por 10 segundos. Tente realizar 1 série de 10 repetições, 3 vezes por semana. Experimente esses outros exercícios também.
O takeaway
Depois de se recuperar de uma distensão do trapézio, você deve tomar algumas precauções para ajudar a evitar uma lesão semelhante no caminho. Uma das etapas mais importantes de prevenção de lesões que você pode tomar é aquecer adequadamente antes do exercício. Uma corrida leve ou alguma calistenia ajuda a fazer o sangue circular nos músculos. Os exercícios de aquecimento também relaxam os músculos, de modo que é menos provável que eles tenham cãibras ou congelem quando necessário. Uma rotina semelhante de resfriamento após o treino também é importante.
Faça dos exercícios de alongamento e fortalecimento do trapézio parte de sua rotina normal e tenha cuidado ao exercer os braços e ombros ao levantar algo pesado. Uma distensão do trapézio pode afastá-lo por algumas semanas, mas uma ruptura muscular mais séria pode limitar o uso de um ombro ou braço por meses.