Contos verdadeiros do cérebro da mãe - e como recuperar a nitidez
Contente
- Histórias verdadeiras do cérebro da mãe
- Hijinks de suco de maçã
- Uma situação confusa
- A mistura binky
- Assista e lave
- Desgraças durante a semana
- 4 maneiras de recuperar sua nitidez
- Coma bem e tome suas vitaminas
- Faça seu corpo ir
- Tire uma soneca de gato
- Existe um aplicativo para isso
- Leve embora
Se você já colocou seu celular no freezer ou trocou a fralda duas vezes, conhece o cérebro da mãe.
Você já procurou freneticamente seus óculos apenas para perceber que eles estavam no seu rosto o tempo todo? Ou usou a lanterna do seu celular enquanto vasculha as rachaduras do sofá procurando (na palma da mão) o seu celular?
Você esqueceu o nome do seu parceiro durante uma conversa casual com um conhecido novinho em folha que - espere por isso - tinha exatamente o mesmo apelido?
Se você respondeu sim a uma (ou todas) perguntas, pode estar sofrendo de um problema no cérebro da mamãe.
É um fenômeno para novos pais que nossa inteligência e nitidez podem diminuir durante a gravidez e os primeiros dias da maternidade. A privação do sono, os hormônios e o tédio nos transformam em verdadeiras mães que andam conversando.
Mas pode haver mais: um estudo de 2017 mostrou que as mulheres grávidas experimentam mudanças no volume de massa cinzenta durante os 9 meses ou mais cansados.
Além disso, essa atividade celular é mais pronunciada nos lobos frontal e temporal, responsáveis por nos ajudar a realizar tarefas cognitivas cotidianas, incluindo interação social. (É aquele por que conversas simples com colegas de trabalho e conhecidos eram extremamente dolorosas quando eu estava grávida?)
Meu caso de cérebro materno acelerou quando eu tinha cerca de sete meses - e, bem, três filhos depois, não tenho certeza se emergi totalmente da neblina. Se você também está no meio dessa situação comum, estou aqui para lhe dizer que não está sozinho.
No entanto, existem maneiras de mitigar o “papa” e aprimorar suas habilidades. Em solidariedade, estou compartilhando alguns contos verdadeiros do cérebro da mãe, além de algumas dicas práticas para ajudá-lo a recuperar sua vantagem.
Histórias verdadeiras do cérebro da mãe
Alguns pais foram generosos o suficiente para compartilhar seus próprios momentos do cérebro da mãe.
Hijinks de suco de maçã
Meu filho de 7 anos me pediu uma caixa de suco de maçã. Fui até a geladeira, peguei uma e entreguei para minha filha de 5 meses em sua cadeira alta.
Quando meu filho olhou para mim como se eu tivesse dez cabeças, percebi meu erro, ri, peguei de volta, perfurei o topo da caixa de suco com o canudo e depois devolveu de volta para o bebê.
Uma situação confusa
Meu marido e eu estávamos saindo em nosso primeiro encontro desde que nosso pequeno nasceu. Depois de 8 semanas de banho apenas conforme necessário, eu queria me sentir - ouso dizer - sexy.
Lavei meu cabelo e me barbeei para a ocasião. Eu imaginei o queixo do meu marido caindo no chão quando saí do quarto. Então, quando, em vez disso, ele começou a rir histericamente, fiquei confuso.
Acontece que eu raspei apenas uma perna - totalmente não percebi que estava usando um jogo glam, uma perna wookie.
A mistura binky
Houve um tempo em que eu estava correndo pela porta para chegar a um compromisso. "Ei, querida, você pode apenas dar a chupeta ao bebê antes de ir?" Meu marido perguntou enquanto balançava nossa filha exigente no joelho. Sem problemas.
Eu localizei seu amado binky no balcão, corri de volta para meu marido e coloquei ... dele boca. Nunca esquecerei os respectivos olhares de completa confusão e horror leve nos rostos do meu marido e filha.
Assista e lave
Eu trouxe o monitor do bebê para a lavanderia para poder assistir minha soneca de 6 meses, joguei uma carga suja, liguei a lavadora e saí. Fiquei confuso quando não consegui encontrar o monitor em lugar algum.
Bem, acho que precisava de um banho e girar. Eu tive que comprar um novo monitor, é claro. Adivinha? Aquele foi acidentalmente levado para o lixo poucas semanas depois.
Desgraças durante a semana
Foi a primeira vez que deixei a escola para meus filhos mais velhos sem ajuda desde que meu novo bebê nasceu. Eu estava tão orgulhosa de mim mesma por dominar o caos da manhã e colocar as três crianças carregadas no carro.
Quando chegamos à área de caronas, fiquei confuso porque não havia literalmente nenhuma linha. Não havia pessoas. Não havia atividade. Talvez porque fosse um sábado.
Eu acho que eu poderia ter considerado isso prática, mas levaria mais duas semanas antes de na realidade cedo de novo.
4 maneiras de recuperar sua nitidez
Embora haja algo a ser dito sobre o riso proporcionado pelas histórias anteriores, pode ser frustrante sentir-se enevoado e fora do jogo. Se você deseja reduzir os efeitos do cérebro da mãe, tente o seguinte.
Coma bem e tome suas vitaminas
Pode ser difícil se concentrar em comer refeições saudáveis e equilibradas entre a amamentação sem parar e as intermináveis trocas de fraldas, mas frutas e vegetais ricos em antioxidantes, como mirtilos, brócolis e laranjas, na verdade, alimentam sua barriga e sua mente.
Esses alimentos que estimulam o cérebro ajudam a combater os radicais livres que podem causar inflamação no cérebro. Nozes, ovos, chá verde, chocolate preto e café (todos saudam o elixir mãe obrigatório) também são benéficos.
Os ácidos graxos ômega-3 no salmão ou nas vitaminas pré-natais (que seu médico pode recomendar que continuem durante a amamentação) também estimulam o crescimento das células cerebrais e nervosas necessárias para o aprendizado.
Faça seu corpo ir
Como uma mãe exausta, você pode se sentir tentado a passar o seu "tempo limitado" indo para o sofá. É chamado de autocuidado, e pode ser feliz. Mas quando você conseguir reunir energia para motivar, mova seu corpo e faça algum exercício físico - seu corpo e seu cérebro agradecerão.
O exercício provoca a liberação de endorfinas que aumentam o humor, reduz a fadiga e melhora a capacidade geral de relaxar. Além disso, pode melhorar sua acuidade mental, obtendo mais fluxo sanguíneo e oxigênio para o cérebro e aumentando a produção de hormônios que promovem o crescimento de células cerebrais.
Tire uma soneca de gato
Eu sei eu sei. Que novos pais não estão desesperados por mais alguns piscadelas preciosas? Eu posso estar pregando para o coral aqui, mas mais sono significa mais capacidade cerebral. Se você está tentando manter-se acordado e concentrado, tente tirar uma soneca diária de 20 minutos.
De acordo com a National Sleep Foundation, essa é a quantidade ideal de tempo de inatividade para melhorar o estado geral de alerta e desempenho; mais alguma coisa e você pode se sentir grogue.
Existe um aplicativo para isso
Em vez de percorrer o Instagram sem pensar, enquanto você tira um cochilo (culpado), jogue alguns jogos cerebrais no telefone e faça um pouco de exercício na mente.
Experimente o Lumosity ou o Happify - os exercícios rápidos podem ajudar você a se sentir mais no topo do seu jogo. Da mesma forma, os aplicativos de meditação podem ajudá-lo a encontrar o foco quando você se sentir desmiolado.
Então, da próxima vez que você perceber que está usando um par de sapatos incompatível o dia todo, faça uma pausa e respire fundo e faça um pouco de trabalho mental.
Leve embora
A luta entre mãe e cérebro é real e você pode se virar tentando responder perguntas simples, lembrar-se de fatos comuns, usar as palavras certas e localizar as chaves do carro. (Confira a geladeira!)
Embora você nem sempre possa combater o nevoeiro e o cansaço - é o par para o curso da nova mãe -, existem muitas maneiras saudáveis de obter uma vantagem (peluda) da situação.
E se você ainda sente que seu cérebro não está totalmente lá? Mostre-se um pouco de graça e bondade e lembre-se de que essa fase esquecida passará. Enquanto isso, defina o alarme do telefone, use notas post-it e dê uma boa risada.
Lauren Barth é escritora freelancer, editora on-line e comerciante de mídia social com mais de 10 anos de experiência no espaço de mídia em constante evolução. Ela tem sido destaque como especialista em estilo de vida em programas nacionais de televisão e rádio e em revistas digitais e impressas. Ela mora com o marido e os três pequenos comediantes nos subúrbios da cidade de Nova York. Em seu tempo livre muito limitado, Lauren gosta de beber café, olhar para as paredes e reler a mesma página do livro que adormece todas as noites.