Autor: Marcus Baldwin
Data De Criação: 16 Junho 2021
Data De Atualização: 15 Novembro 2024
Anonim
10 PRIMEIROS SINAIS de AUTISMO em BEBÊS até 2 ANOS
Vídeo: 10 PRIMEIROS SINAIS de AUTISMO em BEBÊS até 2 ANOS

Contente

visão global

O diabetes tipo 1.5, também chamado de diabetes autoimune latente em adultos (LADA), é uma condição que compartilha as características do diabetes tipo 1 e tipo 2.

O LADA é diagnosticado durante a idade adulta e se instala gradualmente, como o diabetes tipo 2. Mas, ao contrário do diabetes tipo 2, LADA é uma doença auto-imune e não é reversível com mudanças na dieta e estilo de vida.

Suas células beta param de funcionar muito mais rapidamente se você tiver diabetes tipo 1.5 do que se você tiver tipo 2. Estima-se que as pessoas que têm diabetes tenham LADA.

O diabetes tipo 1.5 pode ser facilmente - e freqüentemente é - erroneamente diagnosticado como diabetes tipo 2. Se você tem peso saudável, tem um estilo de vida ativo e foi diagnosticado com diabetes tipo 2, há uma chance de que o que você realmente tenha seja LADA.

Sintomas de diabetes tipo 1.5

Os sintomas do diabetes tipo 1.5 podem ser vagos no início. Eles podem incluir:

  • sede frequente
  • aumento da micção, inclusive à noite
  • perda de peso inexplicável
  • visão turva e nervos em formigamento

Se não for tratada, a diabetes tipo 1.5 pode levar à cetoacidose diabética, que é uma condição em que o corpo não pode utilizar o açúcar como combustível devido à ausência de insulina e começa a queimar gordura. Isso produz cetonas, que são tóxicas para o corpo.


Causas do diabetes tipo 1.5

Para entender o que causa o diabetes tipo 1.5, é útil entender a diferença entre os outros tipos principais de diabetes.

O diabetes tipo 1 é considerado uma doença auto-imune porque é o resultado da destruição das células beta pancreáticas pelo seu corpo. Essas células ajudam o corpo a produzir insulina, o hormônio que permite armazenar glicose (açúcar) no corpo. Pessoas com diabetes tipo 1 precisam injetar insulina em seus corpos para sobreviver.

O diabetes tipo 2 é caracterizado principalmente pela resistência do corpo aos efeitos da insulina. A resistência à insulina é causada por fatores genéticos e ambientais, como dieta rica em carboidratos, sedentarismo e obesidade. O diabetes tipo 2 pode ser controlado com intervenções no estilo de vida e medicação oral, mas muitos também podem precisar de insulina para manter o açúcar no sangue sob controle.

O diabetes tipo 1.5 pode ser desencadeado por danos causados ​​ao pâncreas por anticorpos contra células produtoras de insulina. Fatores genéticos também podem estar envolvidos, como história familiar de doenças autoimunes.Quando o pâncreas é danificado no diabetes tipo 1.5, o corpo destrói as células beta pancreáticas, como no caso do tipo 1. Se a pessoa com diabetes tipo 1.5 também está acima do peso ou é obesa, a resistência à insulina também pode estar presente.


Diagnóstico de diabetes tipo 1.5

O diabetes tipo 1.5 ocorre na idade adulta, por isso é comumente confundido com diabetes tipo 2. A maioria das pessoas com esse tipo de diabetes tem mais de 40 anos e algumas podem desenvolver a doença mesmo na casa dos 70 ou 80 anos.

O processo de obtenção de um diagnóstico LADA pode levar algum tempo. Freqüentemente, as pessoas (e os médicos) podem presumir que têm diabetes tipo 2 porque ele se desenvolveu mais tarde na vida.

Os tratamentos para diabetes tipo 2, como a metformina, podem funcionar para controlar os sintomas da diabetes tipo 1.5 até que o pâncreas pare de produzir insulina. Esse é o ponto em que muitas pessoas descobrem que estavam lidando com LADA o tempo todo. Normalmente, a progressão para a necessidade de insulina é muito mais rápida do que com diabetes tipo 2, e a resposta à medicação para reduzir os níveis de açúcar no sangue (hipoglicemiantes orais) é pobre.

Pessoas com diabetes tipo 1.5 tendem a atender aos seguintes critérios:

  • Eles não são obesos.
  • Eles têm mais de 30 anos no momento do diagnóstico.
  • Eles não conseguiram controlar seus sintomas de diabetes com medicamentos orais ou mudanças no estilo de vida e na dieta alimentar.

Os testes para diagnosticar qualquer tipo de diabetes incluem:


  • um teste de glicose plasmática em jejum, feito em uma coleta de sangue realizada após você jejuar por oito horas
  • um teste de tolerância à glicose oral, feito em uma coleta de sangue realizada após você ter jejuado por oito horas, duas horas após ter consumido uma bebida rica em glicose
  • um teste de glicose plasmática aleatório, feito em uma coleta de sangue que testa o açúcar no sangue sem levar em conta a última vez que você comeu

Seu sangue também pode ser testado para os anticorpos específicos que estão presentes quando o tipo de diabetes que você tem é causado por uma reação auto-imune em seu corpo.

Tratamento para diabetes tipo 1.5

O diabetes tipo 1.5 é o resultado de seu corpo não produzir insulina suficiente. Mas, como seu início é gradual, a medicação oral que trata o diabetes tipo 2 pode funcionar, pelo menos no início, para tratá-lo.

Pessoas com diabetes tipo 1.5 também podem testar positivo para pelo menos um dos anticorpos que as pessoas com diabetes tipo 1 tendem a ter. À medida que seu corpo diminui a produção de insulina, você precisará de insulina como parte do seu tratamento. Pessoas que têm LADA geralmente requerem insulina para diagnóstico.

O tratamento com insulina é o método de tratamento preferido para diabetes tipo 1.5. Existem muitos tipos diferentes de insulina e regimes de insulina. A dosagem de insulina de que você precisa pode variar diariamente, portanto, monitorar seus níveis de glicose por meio de testes frequentes de açúcar no sangue é essencial.

Perspectiva do diabetes tipo 1.5

A expectativa de vida das pessoas com LADA é semelhante à das pessoas que têm outros tipos de diabetes. O aumento do açúcar no sangue durante um período prolongado de tempo pode levar a complicações do diabetes, como doença renal, problemas cardiovasculares, doenças oculares e neuropatia, que podem afetar negativamente o prognóstico. Mas, com um bom controle do açúcar no sangue, muitas dessas complicações podem ser evitadas.

No passado, as pessoas com diabetes tipo 1 tinham uma expectativa de vida reduzida. Mas os melhores tratamentos para diabetes estão mudando essa estatística. Com um bom controle de açúcar no sangue, uma expectativa de vida normal é possível.

sinta que ser tratado com insulina desde o início do diagnóstico pode ajudar a preservar a função das células beta. Se isso for verdade, obter um diagnóstico correto o mais rápido possível é muito importante.

Em termos de complicações que podem afetar as perspectivas, a doença da tireoide está em pessoas com LADA do que em pessoas com diabetes tipo 2. Pessoas com diabetes que não é bem administrado tendem a cicatrizar mais lentamente de feridas e são mais propensas a desenvolver infecções.

Prevenção do diabetes tipo 1.5

Atualmente não há como prevenir o diabetes tipo 1.5. Como o diabetes tipo 1, existem fatores genéticos em jogo na progressão dessa condição. O diagnóstico precoce e correto e o controle dos sintomas são a melhor maneira de evitar complicações do diabetes tipo 1.5.

Novos Artigos

O que realmente funciona para o tratamento da psoríase

O que realmente funciona para o tratamento da psoríase

A poríae é uma doença autoimune crônica. O intoma mai comun dea condição incluem mancha epea e inflamada de pele vermelha que geralmente queimam ou coçam. Ea mancha ...
Medicare e artrite: o que é coberto e o que não é?

Medicare e artrite: o que é coberto e o que não é?

O Medicare Original (parte A e B) cobrirá erviço e uprimento para o tratamento da oteoartrite e o eu médico determinou que é clinicamente neceário.A oteoartrite é o tipo ...