Tipos de artrite reumatóide
Contente
- Visão geral
- AR soropositiva
- AR soronegativa
- AR juvenil (artrite idiopática juvenil)
- Condições sobrepostas e frequentemente confusas
- Tratamento para AR
- Dicas de autocuidado para RA
- O takeaway
Visão geral
A artrite reumatóide (AR) é uma doença auto-imune que causa inflamação das articulações. RA é o tipo mais comum de artrite. Segundo o Colégio Americano de Reumatologia, a AR afeta mais de 1,3 milhão de americanos. Essa condição afeta homens e mulheres, mas aproximadamente 75% das pessoas com AR são mulheres. Um a três por cento das mulheres desenvolverão AR em algum momento de suas vidas.
A AR é uma condição crônica que causa uma variedade de sintomas, incluindo:
- dor nas articulações
- rigidez articular
- Mobilidade limitada
- inchaço
- fadiga
- sentimentos de desconforto ou não estar bem
Inflamação e dor nas articulações podem atacar diferentes partes do seu corpo, como as articulações das mãos e dos pés. Em alguns casos, a AR causa inflamação em órgãos como pulmões ou olhos.
Como muitos sintomas da AR são semelhantes aos de várias outras doenças, o diagnóstico pode ser difícil. Um diagnóstico correto requer avaliação clínica, raios-X e uma série de exames laboratoriais. A compreensão do tipo de AR que você possui ajudará você e seu médico a decidir sobre um curso de tratamento.
AR soropositiva
Se seus exames de sangue forem positivos para a proteína chamada fator reumatóide (FR) ou o peptídeo citrulinado anticíclico (anti-CCP), isso significa que seu corpo pode estar ativamente produzindo uma reação imune aos tecidos normais. Sua chance de desenvolver AR é quatro vezes maior se seus pais ou irmãos testarem positivo para FR. De acordo com a Johns Hopkins Medicine, aproximadamente 80% das pessoas que têm AR são FR positivas.
Ter essas proteínas não significa necessariamente que você tem AR. No entanto, se o fizer, pode ajudar os médicos a identificar o tipo.
AR soronegativa
As pessoas que testam negativo para FR e anti-CCP no sangue ainda podem ter AR. O diagnóstico não se baseia apenas nesses testes. O seu médico também levará em consideração sintomas clínicos, raios-X e outros exames laboratoriais. As pessoas que testam negativo para FR e anti-CCP tendem a ter uma forma mais leve de AR do que aquelas que testam positivo.
AR juvenil (artrite idiopática juvenil)
A Clínica Mayo relata que a AR juvenil é o tipo mais comum de artrite em crianças com menos de 17 anos. Os sintomas podem ser temporários ou durar a vida toda. Como a AR adulta, os sintomas da AR juvenil incluem inflamação, rigidez e dor nas articulações. Se a doença for grave, pode causar inflamação ocular e interferir no crescimento e desenvolvimento de uma criança.
Condições sobrepostas e frequentemente confusas
As doenças autoimunes compartilham muitos sintomas comuns, tornando-os particularmente difíceis de diagnosticar. Pessoas que têm um distúrbio autoimune geralmente desenvolvem outro. Algumas condições que se sobrepõem ou costumam ser confundidas com RA incluem:
- lúpus
- fibromialgia
- Doença de Lyme
- síndrome da fadiga crônica
- neuropatia
- ciática
- anemia
- hipotireoidismo
- depressão
A AR também pode ser confundida com osteoartrite, que não é uma doença autoimune. Em vez disso, é causado pelo desgaste das articulações.
Tratamento para AR
A AR é uma condição crônica sem cura. O tratamento pode aliviar os sintomas e ajudá-lo a viver uma vida relativamente ativa. Você trabalhará em estreita colaboração com seu médico para determinar o melhor curso de ação. O seu médico principal pode encaminhá-lo a um reumatologista para tratamento.
As opções de tratamento para AR incluem:
- medicamentos anti-inflamatórios de venda livre, como ibuprofeno (Advil, Motrin IB) e naproxeno (Aleve, Naprosyn)
- corticosteróides prescritos para reduzir a inflamação e a dor
- medicamentos anti-reumáticos modificadores da doença, ou DMARDs, para retardar a progressão da doença
- modificadores de resposta biológica, que visam partes específicas do seu sistema imunológico para parar a inflamação
Embora muitas pessoas respondam à medicação, seu médico pode recomendar cirurgia se a AR causar dano permanente nas articulações. Dano articular grave pode limitar a independência e interferir na atividade diária normal. A cirurgia de substituição articular pode restaurar a função das articulações danificadas e aliviar a dor causada pela inflamação.
Dicas de autocuidado para RA
Juntamente com a medicação, você pode reduzir os sintomas da AR com modificações no estilo de vida. Os tratamentos caseiros de autocuidado podem ajudar a melhorar sua qualidade de vida. Por exemplo, uma dieta rica em antioxidantes pode reduzir a inflamação e a dor. Aumentar a ingestão de vegetais, frutas, peixe também pode ajudar a aliviar os sintomas.
Outras mudanças no estilo de vida para melhorar os sintomas da AR incluem:
- Descansando bastante: A fadiga pode piorar os sintomas da artrite e desencadear um surto. Faça pausas durante o dia e evite atividades que pressionem demais as articulações.
- Aumento da atividade física: O exercício moderado pode melhorar a mobilidade articular e reduzir a dor. Isso inclui aeróbica, treinamento de força e outros exercícios de baixo impacto, como andar de bicicleta, caminhar ou nadar. Apontar para 30 minutos de exercício três a cinco dias por semana.
- Usando terapia de calor e frio: Aplique uma compressa térmica para reduzir a rigidez articular e uma compressa fria para dores nas articulações.
- Tentando terapias alternativas: Experimente terapias alternativas para alívio. Estes incluem massagem terapêutica e acupuntura. Algumas pessoas tiveram sucesso com suplementos como ômega-3 peixes. Converse com seu médico antes de combinar suplementos com medicamentos.
O takeaway
É importante consultar um médico se você tiver dor nas articulações ou inchaço persistente que não melhora. Se não tratada, a AR pode causar danos permanentes nas articulações e restringir significativamente a mobilidade. Além disso, a AR mal gerenciada aumenta o risco de doença cardíaca e derrame. A boa notícia é que existem várias opções de tratamento para aliviar os sintomas da AR. Os medicamentos em conjunto com as mudanças no estilo de vida podem melhorar drasticamente os sintomas e levar a períodos de remissão nos quais os sintomas desaparecem.