Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 6 Abril 2021
Data De Atualização: 24 Setembro 2024
Anonim
Colite Ulcerativa e Dor nas Articulações - Saúde
Colite Ulcerativa e Dor nas Articulações - Saúde

Contente

Visão geral

Quando você tem colite ulcerosa, é normal sentir dor no abdômen, além de diarréia e outros sintomas gastrointestinais (GI). Até 30% das pessoas com colite ulcerosa também apresentam articulações inchadas e doloridas. Dor nas articulações e inchaço são os sintomas não gastrointestinais mais comuns da colite ulcerosa.

Veja a conexão entre colite ulcerativa e artrite, bem como o que você pode fazer para proteger suas articulações se tiver colite ulcerativa.

Qual a ligação entre colite ulcerosa e dor nas articulações?

A colite ulcerosa é um tipo de doença inflamatória intestinal (DII). Dor nas articulações com inchaço é a complicação não-GI mais comum da DII. A razão para o link pode estar nos genes que tornam as pessoas com DII mais suscetíveis à artrite.

Dois tipos de condições podem afetar as articulações em pessoas com colite ulcerosa. Artralgiais dor nas articulações sem qualquer inflamação ou inchaço e vermelhidão. Artrite é dor nas articulações com inflamação.


A artrite que ocorre com a colite ulcerosa é um pouco diferente da artrite regular. Por um lado, normalmente começa em uma idade mais jovem. A artrite em pessoas com colite ulcerosa geralmente não causa danos nas articulações a longo prazo. As articulações incham e se tornam dolorosas, mas voltam ao normal quando a inflamação intestinal está sob controle.

Alguns tipos diferentes de artrite podem afetar pessoas com colite ulcerosa:

Artrite periférica

A artrite periférica afeta grandes articulações nos braços e pernas, como:

  • joelhos
  • tornozelos
  • pulsos
  • ombros
  • cotovelos

O nível de dor tende a espelhar os sintomas da colite ulcerosa; portanto, quanto mais grave for a colite ulcerativa, mais graves serão os sintomas da artrite. Depois que os sintomas do intestino desaparecem, sua dor e inchaço nas articulações devem desaparecer também.

Artrite axial

A artrite axial também é conhecida como espondilite. Afeta a coluna inferior e as articulações sacroilíacas na pelve. Os sintomas podem começar meses ou até anos antes do diagnóstico de colite ulcerosa. A artrite axial pode causar a fusão dos ossos da coluna, limitando o movimento.


Espondilite anquilosante

Esta é uma forma mais grave de artrite espinhal. Isso pode afetar sua flexibilidade, deixando as costas rígidas e curvadas. Esse tipo de artrite não melhora quando você trata os sintomas da colite ulcerosa.

O que você pode fazer para controlar a dor nas articulações?

O tratamento recomendado pelo seu médico depende do tipo de dor nas articulações que você tiver.

As pessoas geralmente podem controlar a dor e o inchaço da artrite periférica com medicamentos anti-inflamatórios não esteróides, como o ibuprofeno (Motrin, Advil) ou aspirina. Esses medicamentos podem irritar os intestinos e piorar a inflamação, portanto, geralmente não são uma boa opção para pessoas com colite ulcerosa.

Em vez disso, seu médico pode usar um desses medicamentos, que reduzem a inflamação nas articulações e no intestino:

  • drogas esteróides, como prednisona
  • o metotrexato da droga imunossupressora
  • drogas anti-reumáticas modificadoras de doenças, como a sulfassalazina (Azulfidina)
  • Tofacitinibe (Xeljanz), um medicamento exclusivo que reduz a inflamação em pessoas com colite ulcerosa. Está em uma classe de medicamentos chamados inibidores da Janus quinase. Também é usado para reduzir a inflamação na artrite reumatóide e artrite psoriática
  • medicamentos biológicos, como adalimumabe (Humira), certolizumabe (Cimzia) e infliximabe (Remicade)

Drogas biológicas também tratam artrite axial e espondilite anquilosante. É importante manter o tratamento prescrito pelo seu médico para evitar danos permanentes nas articulações se você tiver essas formas mais graves de artrite.


Além de tomar remédios, você pode tentar controlar sua dor nas articulações com estes remédios caseiros:

  • Aplique compressas quentes e úmidas ou uma almofada de aquecimento nas articulações doloridas.
  • Estique as articulações afetadas e faça exercícios de amplitude de movimento. Um fisioterapeuta pode mostrar a técnica correta.
  • Congele e eleve a articulação inflamada ou inchada.

Lembre-se de conversar com seu médico antes de tentar qualquer remédio caseiro.

Como se preparar para uma visita com seu médico

Você provavelmente precisará visitar um reumatologista para tratar sua dor nas articulações. Um reumatologista é um especialista em artrite. O seu médico fará perguntas sobre sua dor, como:

  • quando a dor nas articulações começou
  • o que a torna melhor ou pior
  • como é
  • se você também tem inchaço nas articulações

Mantenha um diário da sua dor por uma semana ou duas antes do tempo. Isso pode ajudá-lo a se preparar para o seu compromisso. Além disso, crie uma lista de perguntas que você gostaria de fazer ao seu médico.

O seu médico fará alguns testes para descobrir se você tem artrite ou outra condição que afeta suas articulações. Esses testes podem incluir:

  • exames de sangue para marcadores de inflamação ou genes comuns em pessoas com DII e artrite
  • análise de fluido articular
  • uma ressonância magnética
  • raios X

A dor nas articulações da colite ulcerosa pode ser aliviada?

A artralgia e a dor da artrite periférica geralmente desaparecem quando os sintomas gastrointestinais estão sob controle. Para artrite axial e espondilite anquilosante, você precisará tomar medicamentos biológicos para dor e inchaço.

O que você pode fazer para evitar mais dores nas articulações?

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para ajudar a prevenir dores nas articulações:

  • Tome o seu medicamento exatamente como prescrito pelo seu médico e não pule doses.
  • Siga uma dieta saudável. Peça orientações ao seu médico se precisar de ajuda para planejar refeições saudáveis.
  • Evite alimentos que agravam sua colite ulcerosa. Isso pode incluir alimentos condimentados, ricos em fibras, gorduras ou lácteos.
  • O estresse pode desencadear crises ulcerativas, portanto pratique técnicas de relaxamento, como respiração profunda, para reduzir o estresse.

Artigos Fascinantes

Hiperbilirrubinemia familiar transitória

Hiperbilirrubinemia familiar transitória

A hiperbilirrubinemia familiar tran itória é um di túrbio metabólico tran mitido de forma familiar. O bebê com e e di túrbio na cem com icterícia grave.A hiperbilirr...
Exame de sangue de sódio

Exame de sangue de sódio

O te te de ódio no angue mede a concentração de ódio no angue.O ódio também pode er medido por meio de um te te de urina.É nece ária uma amo tra de angue.O eu m...