O envelhecimento muda no sono
O sono normalmente ocorre em vários estágios. O ciclo do sono inclui:
- Períodos sem sonhos de luz e sono profundo
- Alguns períodos de sonho ativo (sono REM)
O ciclo do sono é repetido várias vezes durante a noite.
MUDANÇAS DE ENVELHECIMENTO
Os padrões de sono tendem a mudar com a idade. A maioria das pessoas acha que o envelhecimento faz com que tenham mais dificuldade para adormecer. Eles acordam com mais frequência durante a noite e no início da manhã.
O tempo total de sono permanece o mesmo ou diminui ligeiramente (6,5 a 7 horas por noite). Pode ser mais difícil adormecer e você pode passar mais tempo na cama. A transição entre o sono e o despertar costuma ser abrupta, o que faz com que as pessoas mais velhas tenham o sono mais leve do que quando eram mais jovens.
Menos tempo é gasto em sono profundo e sem sonhos. Os idosos acordam em média 3 ou 4 vezes por noite. Eles também estão mais conscientes de estarem acordados.
Os idosos acordam com mais frequência porque passam menos tempo em sono profundo. Outras causas incluem a necessidade de se levantar e urinar (noctúria), ansiedade e desconforto ou dor de doenças crônicas de longa duração.
EFEITO DAS MUDANÇAS
A dificuldade para dormir é um problema irritante. A insônia de longo prazo (crônica) é uma das principais causas de acidentes de carro e depressão. Como os idosos dormem mais levemente e acordam com mais frequência, eles podem se sentir privados de sono mesmo quando seu tempo total de sono não mudou.
A privação do sono pode eventualmente causar confusão e outras mudanças mentais. É tratável, no entanto. Você pode reduzir os sintomas quando dormir o suficiente.
Problemas de sono também são um sintoma comum de depressão. Consulte um profissional de saúde para descobrir se a depressão ou outro problema de saúde está afetando seu sono.
PROBLEMAS COMUNS
- A insônia é um dos problemas de sono mais comuns em pessoas mais velhas.
- Outros distúrbios do sono, como síndrome das pernas inquietas, narcolepsia ou hipersonia, também podem ocorrer.
- A apnéia do sono, uma condição em que a respiração para por um tempo durante o sono, pode causar problemas graves.
PREVENÇÃO
Os idosos respondem de maneira diferente aos medicamentos do que os adultos mais jovens. É muito importante conversar com um provedor antes de tomar medicamentos para dormir. Se possível, evite medicamentos para dormir. No entanto, os medicamentos antidepressivos podem ser muito úteis se a depressão afetar seu sono. Alguns antidepressivos não causam os mesmos efeitos colaterais que os medicamentos para dormir.
Às vezes, um anti-histamínico leve funciona melhor do que uma pílula para dormir para aliviar a insônia de curto prazo. No entanto, a maioria dos especialistas em saúde não recomenda esses tipos de medicamentos para pessoas idosas.
Use medicamentos para dormir (como zolpidem, zaleplon ou benzodiazepínicos) apenas conforme recomendado e por um curto período de tempo. Alguns desses medicamentos podem levar à dependência (necessidade de tomar o medicamento para funcionar) ou vício (uso compulsivo apesar das consequências adversas). Algumas dessas drogas se acumulam em seu corpo. Você pode desenvolver efeitos tóxicos, como confusão, delírio e quedas se os tomar por muito tempo.
Você pode tomar medidas para ajudá-lo a dormir:
- Um lanche leve antes de dormir pode ser útil. Muitas pessoas acham que o leite morno aumenta a sonolência, porque contém um aminoácido natural semelhante a um sedativo.
- Evite estimulantes como a cafeína (encontrada no café, chá, refrigerantes à base de cola e chocolate) por pelo menos 3 ou 4 horas antes de dormir.
- Não tire cochilos durante o dia.
- Faça exercícios em horários regulares todos os dias, mas não nas 3 horas antes de dormir.
- Evite estimulação excessiva, como programas de TV violentos ou jogos de computador, antes de dormir. Pratique técnicas de relaxamento na hora de dormir.
- Não assista televisão nem use seu computador, telefone celular ou tablet no quarto.
- Tente ir para a cama à mesma hora todas as noites e acordar na mesma hora todas as manhãs.
- Use a cama apenas para dormir ou atividade sexual.
- Evite produtos do tabaco, especialmente antes de dormir.
- Pergunte ao seu provedor se algum dos medicamentos que você toma pode afetar seu sono.
Se você não conseguir dormir depois de 20 minutos, saia da cama e faça uma atividade silenciosa, como ler ou ouvir música.
Quando sentir sono, volte para a cama e tente novamente. Se você ainda não consegue dormir em 20 minutos, repita o processo.
Beber álcool na hora de dormir pode deixá-lo com sono. No entanto, é melhor evitar o álcool, porque pode fazer você acordar tarde da noite.
TÓPICOS RELACIONADOS
- Alterações do envelhecimento no sistema nervoso
- Insônia
- Padrões de sono em jovens e idosos
Barczi SR, Teodorescu MC. Comorbidades psiquiátricas e médicas e efeitos dos medicamentos em idosos. In: Kryger M, Roth T, Dement WC, eds. Princípios e prática da medicina do sono. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 151.
Bliwise DL, Scullin MK. Envelhecimento normal. In: Kryger M, Roth T, Dement WC, eds. Princípios e prática da medicina do sono. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: capítulo 3.
Sterniczuk R, Rusak B. Sono em relação ao envelhecimento, fragilidade e cognição. In: Fillit HM, Rockwood K., Young J, eds. Textbook of Geriatric Medicine and Gerontology de Brocklehurst. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 108.
Walston JD. Sequelas clínicas comuns do envelhecimento. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 22.