Esteiras de aterramento: suas perguntas respondidas
![Earthing: As Powerful As They Say? Let’s Test it With Science!](https://i.ytimg.com/vi/wp5h-XWjrcU/hqdefault.jpg)
Contente
- Como funciona um tapete de aterramento?
- É importante para a saúde andar em superfícies naturais como grama e terra?
- A corrente elétrica do corpo corresponde ao nível de estresse?
- Existe alguma pesquisa sólida sobre esteiras de aterramento?
- A terapia de aterramento pode ajudar com ansiedade e depressão? Autismo? Alzheimer?
- A terapia de aterramento pode ajudar com a insônia?
Não é nenhum segredo que explorar o ar livre oferece uma infinidade de benefícios para a saúde, desde o aumento dos níveis de serotonina e vitamina D até a redução do estresse e da ansiedade.
Alguns até acreditam que voltar à natureza - especialmente descalço - pode ajudar a neutralizar a carga elétrica que percorre nosso corpo. A teoria é que, quando nossa pele toca a terra, a carga da terra pode ajudar a reduzir uma série de doenças.
Esta prática é conhecida como "aterramento". Embora nem sempre seja possível afundar os pés na areia ou dar um passeio pelo quintal, sem calçados, esteiras de aterramento são outra opção para supostamente replicar o mesmo resultado.
Se os tapetes de aterramento são legítimos, no entanto, ainda está em debate.
Para ter uma ideia melhor da ciência, ou a falta dela, por trás dessas esteiras, pedimos a dois profissionais médicos - Debra Rose Wilson, PhD, MSN, RN, IBCLC, AHN-BC, CHT, professora associada e profissional de saúde holística, e Debra Sullivan, PhD, MSN, RN, CNE, COI, uma enfermeira educadora especializada em medicina complementar e alternativa, pediatria, dermatologia e cardiologia - para ponderar sobre o assunto
Aqui está o que eles tinham a dizer.
Como funciona um tapete de aterramento?
Debra Rose Wilson: Uma esteira de aterramento deve substituir o contato direto com a terra que teríamos se andássemos descalços. Na cultura ocidental atual, raramente andamos descalços do lado de fora.
A superfície da terra tem carga elétrica negativa e, quando entra em contato com o tecido humano, ocorre uma equalização. O corpo pode receber elétrons extras e acumular uma carga de eletricidade estática. Isso é chamado de hipótese de aterramento.
Um tapete de aterramento imita a corrente elétrica da terra e permite que uma pessoa leve a experiência para uma casa ou escritório. A maioria das reações bioquímicas no corpo envolve a transferência de elétrons.
Dito isso, isso não é para todos. Existe o perigo potencial de extrair corrente de outras fontes, portanto, esteja ciente de fontes elétricas não aterradas perto de você. Isso pode causar um choque elétrico potencialmente perigoso.
Debra Sullivan: Os tapetes de aterramento ou aterramento criam uma conexão elétrica entre o seu corpo e a terra. A ideia é replicar a conectividade física que se faria andando descalço no chão. Essa conexão permite que os elétrons fluam da terra para o seu corpo para criar uma carga elétrica neutra.
Como os humanos passam a maior parte do tempo dentro de casa ou usando sapatos com sola de borracha ao ar livre, mal passamos tempo em contato físico com a terra. Esses tapetes permitem essa conexão em ambientes internos e recria o equilíbrio da carga do elétron.
Os tapetes de aterramento têm como objetivo estabelecer uma conexão com a terra em ambientes internos. Os tapetes geralmente se conectam por meio de um fio à porta de aterramento de uma tomada elétrica. Os tapetes podem ser colocados no chão, em uma mesa ou em uma cama para que o usuário possa colocar os pés, mãos ou corpo descalços sobre o tapete e conduzir a energia da terra.
É importante para a saúde andar em superfícies naturais como grama e terra?
DRW: Estar na natureza traz vários benefícios à saúde. As pessoas relatam uma grande sensação de bem-estar quando andam descalças. Houve relatos de melhora na glicemia, osteoporose, função imunológica, fluxo sanguíneo e redução do estresse.
A redução da inflamação foi medida, assim como os benefícios para a recuperação muscular e contagem de plaquetas.
DS: Como a pesquisa continua a mostrar que o aterramento tem impactos positivos no corpo humano, é compreensível que andar descalço em superfícies naturais seja benéfico. No entanto, há uma razão pela qual criamos sapatos para proteger nossos pés, então tenha cuidado ao andar descalço.
É possível andar na grama e na sujeira e criar uma conexão elétrica usando sapatos. No entanto, será necessário encontrar sapatos com sola de couro ou sapatos de aterramento especialmente projetados.
A corrente elétrica do corpo corresponde ao nível de estresse?
DRW: De uma perspectiva holística, tudo afeta tudo. Quando estamos estressados, entramos em um estado de desequilíbrio. As mudanças ocorrem a nível celular.
DS: Embora eu não tenha conseguido encontrar evidências de correntes elétricas correspondentes a níveis elevados de estresse, esta revisão mostra que, quando um tapete de aterramento era usado durante o sono, ele baixava os níveis de estresse.
Dito isso, mais pesquisas precisarão ser realizadas para mostrar se eles estão ou não correlacionados.
Existe alguma pesquisa sólida sobre esteiras de aterramento?
DRW: Há evidências crescentes dos benefícios das esteiras de aterramento. Existem implicações para o sono, os relógios e ritmos biológicos e a secreção de hormônios.
É bem conhecido como os elétrons dos antioxidantes desativam os radicais livres. Sabemos que esses radicais livres desempenham um papel na função imunológica, inflamação e doenças crônicas.
Uma publicação de 2011 relatou quatro experimentos diferentes examinando o fundamento e seus efeitos na fisiologia humana. Eletrólitos, níveis de hormônio tireoidiano, níveis de glicose e até mesmo a resposta imunológica às imunizações melhoraram com o aterramento.
Andar descalço lá fora - se o clima e a superfície do solo permitirem - traz benefícios, e esses benefícios se transferem para esteiras de aterramento. Tapetes de aterramento são frequentemente usados nesses estudos.
Estou ansioso para ver mais pesquisas e, enquanto isso, eu o encorajo a andar descalço e conscientemente deixar de lado o estresse.
DS: Pesquisas sobre aterramento ou aterramento mostram evidências sólidas de como melhorar sua saúde geral por meio de um sono melhor, menos inflamação ou ainda melhor fluxo sanguíneo.
Esta pesquisa é normalmente feita enquanto o sujeito está dormindo, mas alguns efeitos foram medidos enquanto o sujeito estava acordado. Demorou apenas uma hora para fazer um impacto.
A terapia de aterramento pode ajudar com ansiedade e depressão? Autismo? Alzheimer?
DRW: Não houve pesquisas suficientes para falar sobre autismo e Alzheimer, mas teoricamente, qualquer pessoa se beneficiaria em se conectar com a terra. A redução do estresse de andar descalço, interagir com a natureza e caminhar conscientemente irá beneficiar sua saúde.
Para quem sofre de ansiedade e depressão, interagir ativamente com a natureza, praticar exercícios e estar atento ao momento são abordagens bem estudadas para superar essas condições. O humor encontrado melhorou após uma hora de castigo.
Mais estudos são necessários antes que possamos entender o impacto, mas, enquanto isso, não pode doer.
DS: A ansiedade pode se manifestar de várias maneiras, mas uma delas se deve à falta de sono causada pela insônia. Foi demonstrado que o aterramento durante o sono ajuda a regular o sono e fornece uma noite de sono subjetivamente melhor.
Uma vez que a insônia também está relacionada à depressão e à demência, a terapia terrestre também tem potencial para ajudar com esses problemas.
A terapia de aterramento pode ajudar com a insônia?
DRW: Foram medidos efeitos positivos do uso de aterramento para aumentar a profundidade e a duração do sono, reduzindo a dor e o estresse.
Um dos primeiros estudos sobre isso foi publicado em 2004 e descobriu que o aterramento melhorou o sono e reduziu os níveis de cortisol, um hormônio do estresse.
DS: Aproximadamente 30 por cento da população americana experimenta distúrbios do sono.
Demonstrou-se que o aterramento ajuda em todos os aspectos do processo de sono: melhora na fadiga matinal, menos dor noturna, maior energia diurna, diminuição dos níveis de cortisol e adormecimento mais rápido.
Dra. Debra Rose Wilson é professora associada e profissional de saúde holística. Ela se formou na Walden University com um PhD. Ela ministra cursos de pós-graduação em psicologia e enfermagem. Sua especialidade também inclui terapias complementares, obstetrícia e amamentação. Dr. Wilson é o editor-chefe de um jornal internacional revisado por pares. Ela gosta de estar com seu terrier tibetano, Maggie.
Dra. Debra Sullivan é uma enfermeira educadora. Ela se formou na Universidade de Nevada com um PhD. Atualmente é educadora universitária de enfermagem. A experiência do Dr. Sullivan inclui cardiologia, psoríase / dermatologia, pediatria e medicina alternativa. Ela gosta de caminhadas diárias, leitura, família e cozinhar.