O que você precisa saber sobre a incompatibilidade V / Q
Contente
- visão global
- O que significa uma incompatibilidade V / Q
- Causas de incompatibilidade V / Q
- Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
- Asma
- Pneumonia
- Bronquite crônica
- Edema pulmonar
- Obstrução de vias aéreas
- Embolia pulmonar
- Fatores de risco de incompatibilidade V / Q
- Medindo a relação V / Q
- Tratamento de incompatibilidade V / Q
- Leve embora
visão global
Em uma relação V / Q, o V significa ventilação, que é o ar que você inspira. O oxigênio vai para os alvéolos e o dióxido de carbono sai. Os alvéolos são pequenos sacos de ar na extremidade dos bronquíolos, que são os menores tubos de ar.
Q, por sua vez, significa perfusão, que é o fluxo sanguíneo. O sangue desoxigenado do coração vai para os capilares pulmonares, que são pequenos vasos sanguíneos. De lá, o dióxido de carbono sai do sangue pelos alvéolos e o oxigênio é absorvido.
A relação V / Q é a quantidade de ar que atinge os alvéolos dividida pela quantidade de fluxo sanguíneo nos capilares dos pulmões.
Quando seus pulmões estão funcionando corretamente, 4 litros de ar entram em seu trato respiratório enquanto 5 litros de sangue passam por seus capilares a cada minuto para uma relação V / Q de 0,8. Um número que é maior ou menor é chamado de incompatibilidade V / Q.
O que significa uma incompatibilidade V / Q
Uma incompatibilidade V / Q ocorre quando parte do seu pulmão recebe oxigênio sem fluxo sanguíneo ou fluxo sanguíneo sem oxigênio. Isso acontece se você tiver uma via aérea obstruída, como quando você está sufocando, ou se tiver um vaso sanguíneo obstruído, como um coágulo de sangue em seu pulmão. Também pode acontecer quando uma condição médica faz com que você inspire ar, mas não extraia oxigênio, ou traga sangue, mas não capte oxigênio.
Uma incompatibilidade V / Q pode causar hipoxemia, que são níveis baixos de oxigênio no sangue. Não ter oxigênio no sangue suficiente pode levar à insuficiência respiratória.
Causas de incompatibilidade V / Q
Qualquer coisa que afete a capacidade do seu corpo de fornecer oxigênio suficiente para o seu sangue pode causar uma incompatibilidade V / Q.
Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
A DPOC é uma doença pulmonar inflamatória crônica que obstrui o fluxo de ar para os pulmões. Afeta mais do que pessoas em todo o mundo.
Enfisema e bronquite crônica são as condições mais comuns associadas à DPOC. Muitas pessoas com DPOC têm ambos. A causa mais comum de DPOC é a fumaça do cigarro. A exposição de longo prazo a irritantes químicos também pode causar DPOC.
A DPOC aumenta o risco de outras doenças que afetam os pulmões e o coração, como câncer de pulmão e doenças cardíacas.
Alguns sintomas incluem:
- dificuldade ao respirar
- Tosse crônica
- respiração ofegante
- excesso de produção de muco
Asma
A asma é uma condição que causa inchaço e estreitamento das vias respiratórias. É uma condição comum que afeta aproximadamente 1 em 13 pessoas.
Os especialistas não têm certeza do que faz com que algumas pessoas desenvolvam asma, mas fatores ambientais e genéticos parecem desempenhar um papel. A asma pode ser desencadeada por uma série de coisas, incluindo alérgenos comuns, como:
- pólen
- mofo
- infecções respiratórias
- poluentes do ar, como fumaça de cigarro
Os sintomas podem variar de leves a graves e podem incluir:
- falta de ar
- aperto no peito
- tosse
- respiração ofegante
Pneumonia
A pneumonia é uma infecção pulmonar que pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. Pode fazer com que os alvéolos se encham de líquido ou pus, dificultando a respiração.
A condição pode variar de leve a grave, dependendo da causa e de fatores como idade e saúde geral. Pessoas com mais de 65 anos, com problemas cardíacos e com o sistema imunológico comprometido têm maior risco de pneumonia grave.
Os sintomas de pneumonia incluem:
- dificuldade ao respirar
- tosse com catarro
- febre e calafrios
Bronquite crônica
Bronquite é a inflamação do revestimento dos brônquios. Os brônquios transportam ar de e para os pulmões.
Ao contrário da bronquite aguda que surge repentinamente, a bronquite crônica se desenvolve com o tempo e causa episódios recorrentes que podem durar meses ou até anos. A inflamação crônica resulta em acúmulo excessivo de muco nas vias respiratórias, que resiste ao fluxo de ar que entra e sai dos pulmões e continua a piorar. Muitas pessoas com bronquite crônica acabam desenvolvendo enfisema e DPOC.
Os sintomas de bronquite crônica incluem:
- Tosse crônica
- muco espesso e descolorido
- falta de ar
- respiração ofegante
- dor no peito
Edema pulmonar
O edema pulmonar, também conhecido como congestão pulmonar ou congestão pulmonar, é uma condição causada pelo excesso de líquido nos pulmões. O fluido interfere na capacidade do seu corpo de obter oxigênio suficiente para a corrente sanguínea.
Muitas vezes, é causado por problemas cardíacos, como insuficiência cardíaca congestiva, mas também pode ser causado por trauma no tórax, pneumonia e exposição a toxinas ou grandes altitudes.
Os sintomas incluem:
- falta de ar ao deitar que melhora quando você se senta
- falta de ar ao esforço
- respiração ofegante
- ganho de peso rápido, especialmente nas pernas
- fadiga
Obstrução de vias aéreas
A obstrução das vias respiratórias é um bloqueio de qualquer parte das vias respiratórias. Pode ser causado pela ingestão ou inalação de um objeto estranho, ou por:
- anafilaxia
- inflamação das cordas vocais
- trauma ou lesão nas vias aéreas
- inalação de fumaça
- inchaço da garganta, amígdalas ou língua
O bloqueio das vias aéreas pode ser leve, bloqueando apenas parte do fluxo de ar, a grave o suficiente para causar um bloqueio completo, que é uma emergência médica.
Embolia pulmonar
A embolia pulmonar é um coágulo sanguíneo nos pulmões. Um coágulo de sangue restringe o fluxo sanguíneo, o que pode causar danos aos pulmões e outros órgãos.
Na maioria das vezes, são causados por trombose venosa profunda, que são coágulos sanguíneos que começam nas veias de outras partes do corpo, geralmente nas pernas. Os coágulos sanguíneos podem ser causados por lesões ou danos aos vasos sanguíneos, condições médicas e inatividade por longos períodos.
Falta de ar, dor no peito e batimento cardíaco irregular são sintomas comuns.
Fatores de risco de incompatibilidade V / Q
O seguinte aumenta o risco de incompatibilidade V / Q:
- uma infecção respiratória, como pneumonia
- uma doença pulmonar, como DPOC ou asma
- um problema de coração
- fumar
- apneia obstrutiva do sono
Medindo a relação V / Q
A relação V / Q é medida por meio de um teste denominado varredura de ventilação / perfusão pulmonar. Envolve uma série de duas varreduras: uma para medir como o ar flui pelos pulmões e a outra para mostrar onde o sangue flui nos pulmões.
O teste envolve a injeção de uma substância radioativa que se acumula em áreas de fluxo de ar ou sangue anormal. Isso será mostrado nas imagens produzidas por um tipo especial de scanner.
Tratamento de incompatibilidade V / Q
O tratamento da incompatibilidade V / Q envolverá o tratamento da causa. Isso pode incluir:
- broncodilatadores
- corticosteróides inalados
- oxigenoterapia
- esteróides orais
- antibióticos
- terapia de reabilitação pulmonar
- anticoagulantes
- cirurgia
Leve embora
Você precisa da quantidade certa de oxigênio e fluxo sanguíneo para respirar. Qualquer coisa que interfira com este equilíbrio pode causar uma incompatibilidade V / Q. A falta de ar, mesmo que leve, deve ser avaliada por um médico. A maioria das causas de incompatibilidade V / Q pode ser controlada ou tratada, embora o tratamento oportuno seja importante.
Se você ou outra pessoa sentir falta de ar súbita ou grave ou dor no peito, procure atendimento médico de emergência imediatamente.