Autor: Monica Porter
Data De Criação: 16 Marchar 2021
Data De Atualização: 17 Poderia 2024
Anonim
Um guia para queijos veganos: qual é a melhor opção sem laticínios? - Nutrição
Um guia para queijos veganos: qual é a melhor opção sem laticínios? - Nutrição

Contente

O queijo é um dos produtos lácteos mais amados do mundo. Somente nos EUA, cada pessoa consome mais de 17 kg de queijo por ano, em média (1).

Como resultado da crescente popularidade de vegan e outras dietas sem laticínios, vários substitutos para queijo sem laticínios estão agora disponíveis.

Os queijos veganos são feitos a partir de uma variedade de ingredientes à base de plantas e vêm em uma ampla seleção de estilos e sabores.

Este artigo explora algumas das opções mais populares de queijo vegano.

Feito de uma variedade de fontes

Os primeiros queijos sem laticínios foram criados na década de 1980 - e não eram particularmente palatáveis.

No entanto, o mercado de queijos veganos explodiu nos últimos anos. Atualmente, existe uma infinidade de variedades saborosas, algumas das quais podem enganar até o conhecedor de queijo mais dedicado.


Eles podem ser adquiridos na loja ou fabricados em casa e geralmente são produzidos com ingredientes inesperados.

Soja

A soja pode ser o ingrediente mais comum para qualquer substituto de produto animal à base de plantas - e o queijo não é exceção.

Várias marcas comerciais diferentes oferecem produtos parecidos com queijo feitos de tofu ou outras formas de proteína de soja. Vários óleos vegetais, gomas e outros ingredientes são geralmente adicionados para ajudar a imitar a textura e o sabor do queijo real.

Notavelmente, alguns queijos à base de soja contêm caseína, uma proteína do leite. A caseína está incluída para permitir que o produto processado derreta como queijo de verdade.

Queijos à base de soja que contêm caseína não são veganos. No entanto, eles ainda podem ser apropriados se você estiver evitando laticínios para gerenciar uma alergia à lactose.

Sementes e nozes de árvores

Alternativas de queijo feitas a partir de diferentes tipos de nozes e sementes cruas podem ser o tipo mais popular de queijo vegano faça você mesmo (DIY), porque são relativamente fáceis de fazer em casa.


Se a preparação de alimentos não é sua opção, eles também estão disponíveis na mercearia.

Um dos maiores atrativos desse tipo de queijo vegano é que ele requer processamento mínimo.

Normalmente, as nozes ou sementes são embebidas, misturadas e fermentadas com os mesmos tipos de bactérias usadas para fazer queijo de leite. Outros ingredientes, como sal, fermento nutricional ou ervas, podem ser adicionados ao sabor.

Alguns dos ingredientes mais populares para queijos à base de nozes e sementes incluem:

  • Nozes de macadâmia
  • Castanha de caju
  • Amêndoas
  • nozes
  • Pinhões
  • Sementes de girassol
  • Sementes de abóbora

Coco

Outra base popular de queijo vegano é o leite de coco, creme e óleo.

O alto teor de gordura do coco cria um produto cremoso, semelhante ao queijo - mas geralmente requer ingredientes adicionais como ágar-ágar, carragenina, amido de milho, tapioca e / ou amido de batata para imitar a densidade e a textura do queijo real.


Como o coco tem um sabor forte que não lembra o queijo, normalmente são adicionados outros ingredientes que aumentam o sabor, como sal, alho em pó, cebola em pó, fermento nutricional e suco de limão.

Farinha

Alguns queijos veganos são feitos a partir de uma combinação de farinhas de amido diferentes, como tapioca, batata, araruta ou farinha de trigo.

As farinhas não são usadas por si mesmas, mas combinadas com outros ingredientes, como leite de soja, leite de amêndoa, castanha de caju, coco ou feijão branco.

Normalmente, as receitas de queijo vegano que usam quantidades maiores de farinha resultam em uma consistência semelhante ao molho, em vez de um queijo fatiado e em estilo de bloco. Os resultados variam de acordo com a receita e os ingredientes usados.

Vegetais de raiz

Embora menos comuns, alguns tipos de queijos veganos usam vegetais de raiz como base. Batatas e cenouras estão entre as fontes mais populares.

Esse método de fabricação de queijos veganos resulta em um molho de queijo muito macio e semelhante ao molho.

Os legumes são cozidos primeiro até ficarem muito macios, depois misturados com outros ingredientes, como água, óleo, sal e especiarias, até obter uma consistência suave e cremosa.

Aquafaba

Aquafaba é o líquido do grão de bico enlatado. Embora você geralmente possa jogá-lo fora, ele tem alguns usos inesperados para o cozimento vegano.

É usado com mais frequência como substituto de ovo em produtos de panificação, mas sua reivindicação mais recente à fama culinária é o uso em queijo vegan.

O Aquafaba é um ingrediente conveniente para a produção de queijos, pois permite que o produto final derreta quando aquecido da mesma forma que o queijo lácteo.

O produto final ainda requer ingredientes de ligação, como ágar-ágar ou carragenina. Outros ingredientes, como caju, creme de coco ou óleo, também costumam estar envolvidos.

Resumo Os queijos veganos são feitos a partir de uma variedade de ingredientes, dependendo dos resultados desejados. Soja, coco e nozes estão entre as bases mais populares.

Disponível em vários estilos

O queijo vegan vem em quase todas as formas que o queijo tradicional à base de leite. Isso é particularmente vantajoso para uma transição fácil para a culinária vegana e sem laticínios.

A maioria desses queijos veganos está disponível nos principais supermercados, embora as seleções individuais variem.

Alguns dos estilos mais populares incluem:

  • Trincado: Muitas grandes marcas agora oferecem queijo vegan em estilo desfiado. Os estilos mussarela e cheddar são provavelmente os mais populares. Essa variedade é melhor para polvilhar sobre pizza, tacos, batatas ou caçarolas.
  • Creme de queijo: As opções veganas de cream cheese são ótimas para espalhar bagels e torradas ou usar molhos cremosos. Como o tradicional creme de queijo, eles também vêm em uma variedade de sabores.
  • Bloco e fatiado: As opções veganas de queijo fatiado e bloco vêm em muitas variedades, incluindo cheddar, gouda defumado, provolone e americano. Eles são mais usados ​​em biscoitos ou sanduíches.
  • Queijo macio: As variedades incluem ricota vegana, brie e camembert.
  • Estilo parmesão: O queijo vegano ralado ao estilo parmesão é uma ótima opção à base de plantas para cobrir massas, pizza ou pipoca.
  • Molhos de queijo Nacho: Se você sentir falta de molhos e molhos de queijo, agora poderá comprar queijo nacho vegan ou escolher entre uma variedade de receitas fáceis online.
Resumo As versões veganas de muitos dos seus queijos favoritos à base de leite estão agora amplamente disponíveis. Eles podem ser comprados em preparações comerciais na mercearia ou feitos em casa.

É saudável?

Se o queijo vegano é ou não saudável, depende do tipo que você escolhe e com que frequência o consome.

Assim como o queijo comum, os queijos veganos podem ter um lugar na mesa como parte de uma dieta saudável - mas eles não devem ser considerados como única fonte de nutrição.

Muito de qualquer alimento pode ser prejudicial, principalmente se estiver substituindo outros nutrientes vitais ou grupos de alimentos.

Em geral, as dietas veganas são mais ricas em fibras e em várias vitaminas e minerais do que as dietas onívoras. Eles também podem contribuir para a saúde intestinal e digestiva ideal (2, 3).

A principal preocupação com alguns tipos de queijo vegano é quantos ingredientes altamente processados ​​eles contêm. Pesquisas indicam que os padrões alimentares que enfatizam os alimentos integrais sobre os processados ​​tendem a ser mais densos em nutrientes e saudáveis ​​em geral (4, 5).

Alguns dos tipos mais processados ​​de queijo vegano contêm grandes quantidades de óleos refinados, conservantes, aditivos de cor e sódio, embora sejam praticamente sem valor nutricional substancial. Em geral, alimentos como esse devem ser consumidos minimamente, se houver.

Pelo contrário, alguns queijos veganos são compostos principalmente de alimentos integrais, como amendoins e sementes ou vegetais cozidos com temperos adicionados para imitar os sabores de queijo.

É provável que essas versões minimamente processadas ofereçam mais valor nutricional na forma de fibras, gorduras saudáveis ​​e micronutrientes vitais.

Dessa forma, o queijo vegano poderia oferecer uma contribuição legítima para uma dieta saudável.

Resumo O queijo vegano pode ser saudável ou prejudicial, dependendo do tipo e da forma como é consumido. As opções minimamente processadas provavelmente são mais saudáveis ​​que os produtos ultraprocessados.

Quais você deve escolher?

Por fim, o queijo vegano que você compra deve se basear em suas próprias preferências de gosto e no tipo de prato para o qual você pretende usá-lo.

Nutricionalmente falando, sua melhor aposta é fazer a sua própria escolha ou escolher uma opção pré-fabricada com os ingredientes mais integrais.

Lembre-se sempre de que uma dieta saudável e bem planejada deve incluir uma variedade de vegetais, frutas, grãos integrais, gorduras saudáveis ​​e proteínas magras (6).

Se o seu amor recém-descoberto pelo queijo vegan acaba substituindo qualquer um desses principais grupos de alimentos, você pode estar desequilibrando sua dieta e arriscando deficiências nutricionais.

Como com qualquer alimento, moderação e equilíbrio são fundamentais.

Resumo O queijo vegano que você escolher deve se basear em seus próprios gostos e preferências. Apenas certifique-se de consumi-lo como parte de uma dieta saudável e equilibrada.

A linha inferior

Atualmente, existem mais opções de queijo vegano no mercado do que nunca, facilitando o acompanhamento de dietas veganas ou sem laticínios.

Os queijos veganos são feitos a partir de uma variedade de alimentos vegetais, incluindo nozes, soja, sementes e vegetais de raiz, e têm quase tantos estilos e sabores quanto o queijo de leite.

Como o queijo comum, o queijo vegano pode fazer parte de uma dieta saudável quando usado com moderação - mas é melhor evitar opções altamente processadas.

No entanto, nem todos os queijos veganos são criados igualmente. Algumas versões são altamente processadas e têm menos valor nutricional do que outras.

Escolher variedades feitas com alimentos integrais é a sua melhor aposta.

Leia os rótulos nutricionais para garantir uma escolha nutritiva e de alta qualidade. Ou melhor ainda, tente fazer o seu próprio.

Artigos Recentes

Sede - ausente

Sede - ausente

Au ência de ede é a falta de vontade de beber líquido , me mo quando o corpo e tá com pouca água ou tem muito al.Não ter ede à veze durante o dia é normal, e o ...
Tutorial de compreensão de palavras médicas

Tutorial de compreensão de palavras médicas

Pergunta 1 de 3: Uma palavra para inflamação da garganta. A palavra terminam em -i o é, elecione o início. □ ou □ amígdala □ encefálico □ rhin □ neur □ pharyng A re po t...