Autor: Roger Morrison
Data De Criação: 1 Setembro 2021
Data De Atualização: 19 Junho 2024
Anonim
Pigmented Villonodular Synovitis PVNS - Everything You Need To Know - Dr. Nabil Ebraheim
Vídeo: Pigmented Villonodular Synovitis PVNS - Everything You Need To Know - Dr. Nabil Ebraheim

Contente

visão global

A sinóvia é uma camada de tecido que reveste as articulações. Também produz fluido para lubrificar as articulações.

Na sinovite vilonodular pigmentada (PVNS), a sinóvia engrossa, formando um tumor denominado tumor.

PVNS não é câncer. Não pode se espalhar para outras partes do corpo, mas pode crescer a ponto de danificar os ossos próximos e, eventualmente, causar artrite. O crescimento excessivo do revestimento da articulação também causa dor, rigidez e outros sintomas.

PVNS faz parte de um grupo de tumores não cancerosos que afetam as articulações, chamados de tumores de células gigantes tenossinoviais (TGCTs). Existem dois tipos de PVNS:

  • A PVNS local ou nodular afeta apenas uma área da articulação ou apenas os tendões que sustentam a articulação.
  • O PVNS difuso envolve todo o revestimento da articulação. Pode ser mais difícil de tratar do que PVNS local.

PVNS é uma condição rara. Afeta apenas cerca de.

O que causa PVNS?

Os médicos não sabem exatamente o que causa essa condição. Pode haver uma ligação entre PVNS e ter uma lesão recente. Os genes que afetam o crescimento das células na articulação também podem desempenhar um papel.


PVNS pode ser uma doença inflamatória, semelhante à artrite. descobriram níveis mais elevados de marcadores inflamatórios, como a proteína C reativa (PCR) em pessoas com essa condição. Ou pode ser decorrente do crescimento celular não controlado, semelhante ao câncer.

Embora a PVNS possa começar em qualquer idade, ela geralmente afeta pessoas na faixa dos 30 e 40 anos. As mulheres têm uma probabilidade ligeiramente maior de adquirir essa condição do que os homens.

Onde no corpo se encontra

Em cerca de 80 por cento das vezes, o PVNS está no joelho. O segundo local mais comum é o quadril.

O PVNS também pode afetar:

  • ombro
  • cotovelo
  • pulso
  • tornozelo
  • mandíbula (raramente)

É incomum que o PVNS esteja em mais de uma articulação.

Sintomas

À medida que a sinóvia aumenta, produz inchaço na articulação. O inchaço pode parecer dramático, mas geralmente é indolor.

Outros sintomas incluem:

  • rigidez
  • movimento limitado na articulação
  • uma sensação de estalo, travamento ou travamento ao mover a junta
  • calor ou sensibilidade na articulação
  • fraqueza na articulação

Esses sintomas podem aparecer por um período e depois desaparecer. À medida que a doença progride, ela pode causar artrite na articulação.


Tratamento

O tumor continuará crescendo. Se não for tratada, pode danificar o osso próximo. O principal tratamento para o TGCT é a cirurgia para remover o tumor. A cirurgia pode ser realizada de várias maneiras diferentes.

Cirurgia artroscópica

Este procedimento minimamente invasivo usa várias pequenas incisões. O cirurgião coloca um telescópio fino e iluminado com uma câmera em uma das incisões. Instrumentos minúsculos vão para as outras aberturas.

O cirurgião pode ver o interior da articulação em um monitor de vídeo. Durante o procedimento, o cirurgião removerá o tumor e as áreas danificadas do revestimento articular.

Cirurgia aberta

Às vezes, pequenas incisões não dão ao cirurgião espaço suficiente para remover todo o tumor. Nesses casos, a cirurgia é feita como um procedimento aberto por meio de uma grande incisão. Isso permite que o médico veja todo o espaço articular, o que geralmente é necessário para tumores na parte frontal ou posterior do joelho.

Às vezes, os cirurgiões usam uma combinação de técnicas abertas e artroscópicas na mesma articulação.


Substituição da articulação

Se a artrite danificou uma articulação além do reparo, o cirurgião pode substituí-la total ou parcialmente. Uma vez que as áreas danificadas são removidas, as peças de reposição feitas de metal, plástico ou cerâmica são implantadas. Os tumores geralmente não retornam após uma substituição da articulação.

Reparação de tendão

O PVNS pode eventualmente danificar o tendão de uma articulação. Se isso acontecer, você pode fazer um procedimento para costurar as pontas rompidas do tendão novamente.

Radiação

A cirurgia nem sempre é bem-sucedida na remoção de um tumor inteiro. Algumas pessoas não são bons candidatos para cirurgia, ou preferem não fazer. Nestes casos, a radiação pode ser uma opção.

A radiação usa ondas de alta energia para destruir o tumor. No passado, o tratamento por radiação vinha de uma máquina fora do corpo.

Cada vez mais, os médicos estão usando radiação intra-articular, que injeta fluido radioativo na articulação.

Medicamento

Os pesquisadores estão estudando alguns medicamentos para PVNS em ensaios clínicos. Um grupo de medicamentos biológicos pode ajudar a evitar que as células se acumulem na articulação e formem tumores. Essas drogas incluem:

  • cabiralizumab
  • emactuzumab
  • mesilato de imatinibe (Glivec)
  • nilotinibe (Tasigna)
  • pexidartinib

Tempo de recuperação da cirurgia

Quanto tempo leva para se recuperar depende do procedimento que você fez. Pode levar alguns meses para se recuperar totalmente após a cirurgia aberta. Normalmente, a cirurgia artroscópica resulta em um tempo de recuperação mais rápido de algumas semanas ou menos.

A fisioterapia é a chave para uma recuperação rápida. Durante essas sessões, você aprenderá exercícios para fortalecer e melhorar a flexibilidade na articulação.

Modificações de estilo de vida

É importante descansar a articulação afetada quando estiver dolorida e após a cirurgia. Tire a pressão das articulações que suportam peso, como o joelho e o quadril, mantendo-se em pé e usando muletas ao caminhar.

O exercício regular pode ajudá-lo a reter o movimento na articulação e prevenir a rigidez. Um fisioterapeuta pode mostrar quais exercícios você deve fazer e como fazê-los com segurança e eficácia.

Para reduzir o inchaço e a dor, coloque gelo na articulação afetada por 15 a 20 minutos de cada vez, várias vezes ao dia. Enrole o gelo em uma toalha para evitar que queime sua pele.

Leve embora

A cirurgia geralmente tem muito sucesso no tratamento de PVNS, especialmente o tipo local. Entre 10% e 30% dos tumores difusos voltam a crescer após a cirurgia. Você verá o médico que tratou de você por vários anos após a cirurgia para se certificar de que o tumor não voltou.

Nós Aconselhamos Você A Ler

O segundo trimestre da gravidez

O segundo trimestre da gravidez

Qual é o egundo trimetre?A gravidez dura cerca de 40 emana. A emana ão agrupada em trê trimetre. O egundo trimetre inclui a emana 13 a 27 de gravidez.No egundo trimetre, o bebê fi...
Como tratar espinhas nos lábios

Como tratar espinhas nos lábios

A epinha, também chamada de pútula, ão um tipo de acne. Ele podem e deenvolver em qualquer parte do corpo, incluive ao longo da linha do lábio.Ea aliência vermelha com um cent...