DPOC e outros problemas de saúde
Se você tem doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), é mais provável que tenha outros problemas de saúde também. São as chamadas comorbidades. Pessoas com DPOC tendem a ter mais problemas de saúde do que pessoas que não têm DPOC.
Ter outros problemas de saúde pode afetar seus sintomas e tratamentos. Você pode precisar visitar seu médico com mais frequência. Você também pode precisar de mais exames ou tratamentos.
Ter DPOC é muito para gerenciar. Mas tente ser positivo. Você pode proteger sua saúde entendendo por que corre o risco de certas doenças e aprendendo como evitá-las.
Se você tem DPOC, é mais provável que tenha:
- Infecções repetidas, como pneumonia. A DPOC aumenta o risco de complicações de resfriados e gripes. Isso aumenta o risco de precisar ser hospitalizado devido a uma infecção pulmonar.
- Pressão alta nos pulmões. A DPOC pode causar pressão alta nas artérias que levam sangue aos pulmões. Isso é chamado de hipertensão pulmonar.
- Doença cardíaca. A DPOC aumenta o risco de ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, dor no peito, batimento cardíaco irregular e coágulos sanguíneos.
- Diabetes. Ter DPOC aumenta esse risco. Além disso, alguns medicamentos para DPOC podem causar níveis elevados de açúcar no sangue.
- Osteoporose (ossos fracos). Pessoas com DPOC geralmente têm baixos níveis de vitamina D, são inativas e fumam. Esses fatores aumentam o risco de perda óssea e ossos fracos. Certos medicamentos para DPOC também podem causar perda óssea.
- Depressão e ansiedade. É comum que as pessoas com DPOC se sintam deprimidas ou ansiosas. Ficar sem fôlego pode causar ansiedade. Além disso, ter os sintomas deixa você mais lento, então você não pode fazer tanto quanto antes.
- Azia e doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). A DRGE e a azia podem causar mais sintomas e surtos de DPOC.
- Câncer de pulmão. Continuar a fumar aumenta esse risco.
Muitos fatores influenciam o motivo pelo qual as pessoas com DPOC costumam ter outros problemas de saúde. Fumar é um dos maiores culpados. Fumar é um fator de risco para a maioria dos problemas acima.
- A DPOC geralmente se desenvolve na meia-idade. E as pessoas tendem a ter mais problemas de saúde à medida que envelhecem.
- A DPOC torna a respiração difícil, o que pode dificultar a prática de exercícios físicos suficientes. A inatividade pode levar à perda óssea e muscular e aumentar o risco de outros problemas de saúde.
- Certos medicamentos para DPOC podem aumentar o risco de outras doenças, como perda óssea, doenças cardíacas, diabetes e hipertensão.
Trabalhe em estreita colaboração com seu médico para manter a DPOC e outros problemas médicos sob controle. Seguir as etapas a seguir também pode ajudar a proteger sua saúde:
- Tome medicamentos e tratamentos de acordo com as instruções.
- Se você fuma, pare. Evite também o fumo passivo. Evitar fumar é a melhor maneira de diminuir os danos aos pulmões. Pergunte ao seu médico sobre programas para parar de fumar e outras opções, como terapia de reposição de nicotina e medicamentos para parar de fumar.
- Discuta os riscos e efeitos colaterais de seus medicamentos com seu médico. Pode haver melhores opções disponíveis ou coisas que você pode fazer para reduzir ou compensar os danos. Informe o seu médico se notar quaisquer efeitos colaterais.
- Tome uma vacina anual contra a gripe e uma vacina contra a pneumonia (bactéria pneumocócica) para ajudar na proteção contra infecções. Lave as mãos com frequência. Fique longe de pessoas com resfriados ou outras infecções.
- Fique o mais ativo possível. Experimente caminhadas curtas e treinamento com pesos leves. Converse com seu médico sobre maneiras de fazer exercícios.
- Faça uma dieta saudável, rica em proteínas magras, peixes, grãos inteiros, frutas e vegetais. Comer várias pequenas refeições saudáveis por dia pode fornecer os nutrientes de que você precisa sem se sentir inchado. Uma barriga cheia pode dificultar a respiração.
- Converse com seu médico se você se sentir triste, desamparado ou preocupado. Existem programas, tratamentos e medicamentos que podem ajudá-lo a se sentir mais positivo e esperançoso e a reduzir seus sintomas de ansiedade ou depressão.
Lembre-se de que você não está sozinho. Seu médico trabalhará com você para ajudá-lo a se manter o mais saudável e ativo possível.
Você deve ligar para o seu médico quando:
- Você tem novos sinais ou sintomas que o preocupam.
- Você está tendo problemas para gerenciar um ou mais dos seus problemas de saúde.
- Você está preocupado com seus problemas de saúde e tratamentos.
- Você se sente desesperado, triste ou ansioso.
- Você nota os efeitos colaterais dos medicamentos que o incomodam.
Doença pulmonar obstrutiva crônica - comorbidades; DPOC - comorbidades
Celli BR, Zuwallack RL. Reabilitação pulmonar. Em: Broaddus VC, Mason RJ, Ernst JD, et al, eds. Livro de Murray e Nadel de Medicina Respiratória. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 105.
Site da Iniciativa Global para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (GOLD). Estratégia global para o diagnóstico, tratamento e prevenção da doença pulmonar obstrutiva crônica: relatório de 2019. goldcopd.org/wp-content/uploads/2018/11/GOLD-2019-v1.7-FINAL-14Nov2018-WMS.pdf. Acessado em 22 de outubro de 2019.
Han MK, Lazarus SC. DPOC: diagnóstico clínico e tratamento. Em: Broaddus VC, Mason RJ, Ernst JD, et al, eds. Livro de Murray e Nadel de Medicina Respiratória. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 44.
- DPOC