Você pode dar à luz com um bebê na posição do vértice?
Contente
- Qual é a posição do vértice?
- Como vou dar à luz um bebê na posição do vértice?
- Existem complicações para um bebê na posição do vértice?
- O que devo falar com meu médico?
- Meu bebê está na posição do vértice?
- Existe algum risco de meu bebê virar?
- O que posso fazer para ter um parto saudável?
Enquanto estava grávida do meu quarto filho, descobri que ela estava na posição culatra. Isso significava que meu bebê estava de frente com os pés apontando para baixo, em vez da posição normal de cabeça para baixo.
No jargão médico oficial, a posição da cabeça para baixo para um bebê é chamada de posição de vértice, enquanto os bebês com os pés ou o corpo apontados para baixo em vez da cabeça são considerados em posição de culatra.
No meu caso, tive que trabalhar muito para colocar meu bebê de culatra na posição correta de cabeça para baixo, vértice que ela precisava estar para o parto. Se você ouviu seu médico falando sobre seu bebê estar em uma posição de vértice, você deve ter se perguntado o que exatamente isso significa para o resto da gravidez, trabalho de parto e parto. Aqui está o que você precisa saber.
Qual é a posição do vértice?
A posição do vértice é a posição que seu bebê precisa estar para você dar à luz por via vaginal.
A maioria dos bebês entra em um vértice, ou de cabeça baixa, posição perto do final da gravidez, entre 33 e 36 semanas. Mesmo os bebês que ficam pélvicos até o final da gravidez podem virar no último minuto. Normalmente, quando um bebê está de cabeça baixa e baixo o suficiente em sua pélvis, ele fica parado.
Como explica o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG), a posição do vértice é quando um bebê é posicionado para vir de cabeça para baixo através da vagina da mulher durante o parto. Embora existam posições diferentes e mais específicas que a cabeça do bebê pode assumir durante o processo real de parto, se a cabeça do bebê estiver apontando para baixo em direção à sua vagina, você está em boa forma.
Como vou dar à luz um bebê na posição do vértice?
Mesmo que o bebê esteja de cabeça para baixo no início do parto, conforme eles se movem pelo canal do parto, eles realmente se retorcem bastante para passar. Ao contrário de outros mamíferos, que têm canais de parto largos e retos, por onde os bebês podem passar direto, a proporção da cabeça humana em relação ao espaço no canal do parto é muito apertada.
Para passar, o bebê precisa flexionar e virar a cabeça em diferentes posições. É realmente incrível quando você pensa sobre o que o bebê tem que passar. Como o bebê sabe o que fazer?
Existem complicações para um bebê na posição do vértice?
Mesmo para bebês que estão na posição de vértice, podem ocorrer algumas complicações à medida que o bebê se move pelo canal do parto. Por exemplo, bebês que estão grandes, apesar de estarem com a cabeça baixa, podem ter dificuldade para passar pelo canal do parto.
Bebês com mais de 9 libras e 4 onças (4.500 gramas) são considerados “macrossômicos”. Isso é simplesmente um termo médico para bebês grandes. Bebês tão grandes correm mais risco de ficar com os ombros presos durante o parto, mesmo que estejam de cabeça baixa. Em casos de macrossomia, seu médico pode monitorá-lo com mais frequência. E dependendo da idade e do tamanho do seu bebê, ele elaborará um plano de parto individualizado para você.
Para evitar um potencial trauma de nascimento, o ACOG recomenda que o parto cesáreo seja limitado a pesos fetais estimados de pelo menos 5.000 gramas em mulheres sem diabetes e de pelo menos 4.500 gramas em mulheres com diabetes.
O que devo falar com meu médico?
Ao se aproximar da data de vencimento, certifique-se de fazer as seguintes perguntas ao seu médico.
Meu bebê está na posição do vértice?
Pergunte ao seu médico se ele tem certeza de que seu bebê está na posição de vértice.
A maioria dos profissionais de saúde é capaz de usar as mãos para sentir a posição do bebê. Esta é uma técnica chamada de manobras de Leopold. Basicamente, eles usam marcos físicos para sentir em que posição o bebê está. Mas se eles não forem capazes de determinar com precisão em que posição o bebê está com as mãos, eles podem agendar um ultrassom para confirmar a posição.
Existe algum risco de meu bebê virar?
Algumas mulheres cujo bebê está na posição de vértice correta ainda podem correr o risco de ter um bebê que vira no último minuto. Mulheres que têm líquido amniótico extra (polidramnose) podem correr o risco de ter um bebê posicionado no vértice virado para trás no último minuto. Converse com seu médico sobre o risco de seu bebê virar e se houver algo que você possa fazer para ajudá-lo a ficar na posição correta até o dia D.
O que posso fazer para ter um parto saudável?
Não importa a posição que seu filho esteja, certifique-se de ter uma conversa honesta com seu médico sobre a melhor forma de colocar seu bebê na posição que mais importa: com segurança em seus braços.