Autor: Eugene Taylor
Data De Criação: 10 Agosto 2021
Data De Atualização: 15 Novembro 2024
Anonim
Injeções de vitamina B12: boas ou más? - Nutrição
Injeções de vitamina B12: boas ou más? - Nutrição

Contente

Suplementos vitamínicos são muito populares.

As pessoas geralmente acreditam que agirão como uma rede de segurança e ajudarão a garantir a ingestão adequada de nutrientes.

A suplementação com vitamina B12 é particularmente comum, porque a deficiência é generalizada.

De fato, muitas pessoas recebem regularmente injeções com vitamina B12.

Estes são reivindicados para ajudar com níveis de energia, função cerebral e perda de peso, para citar alguns.

Este artigo analisa as injeções de vitamina B12 e se elas são algo que você deve considerar.

O que é vitamina B12 e o que faz?

A vitamina B12 é uma vitamina solúvel em água, também conhecida como cobalamina.

Desempenha um papel vital na função cerebral e na produção de DNA e glóbulos vermelhos.

Quimicamente, a vitamina B12 pode existir em várias formas diferentes, mas todas elas contêm o mineral cobalto.

A vitamina pode ser armazenada no fígado por um longo tempo, por isso pode levar alguns anos para que uma deficiência se desenvolva (1).


Bottom Line: A vitamina B12 é uma vitamina solúvel em água que desempenha um papel importante na função cerebral e na produção de glóbulos vermelhos.

Muitas pessoas são deficientes

A ingestão diária recomendada (RDI) de vitamina B12 é de 6 microgramas por dia.

A deficiência é comum, especialmente em pessoas que seguem uma dieta vegetariana ou vegana.

De fato, acredita-se que até 90% das pessoas que seguem essas dietas tenham uma deficiência (2, 3).

Isso ocorre porque a vitamina B12 é encontrada apenas naturalmente em alimentos de origem animal.

No entanto, veganos e vegetarianos não são os únicos que são deficientes. Mesmo alguns comedores de carne não a absorvem muito bem (4, 5).

Ao contrário de outras vitaminas, a absorção da vitamina B12 depende de uma proteína produzida no estômago, chamada fator intrínseco.

O fator intrínseco se liga à vitamina B12, para que você possa absorvê-lo no sangue. Pessoas que não produzem fator intrínseco suficiente podem se tornar deficientes.


A deficiência é particularmente comum em idosos, porque a capacidade de absorver vitamina B12 pode diminuir com a idade (6, 7, 8, 9, 10, 11).

Outras pessoas em risco de deficiência incluem aquelas que realizaram cirurgia intestinal, incluindo cirurgia para perda de peso. Aqueles com doenças que afetam o intestino, como a doença de Crohn ou a doença celíaca, também estão em risco (12, 13, 14, 15).

Bottom Line: Aqueles com maior risco de deficiência de vitamina B12 são veganos e vegetarianos, que recebem pouco ou nenhum vitamina B12 da dieta. A deficiência também pode ser causada por má absorção.

Tiros de vitamina B12 são muito eficazes

Uma deficiência de vitamina B12 não tratada pode levar a problemas neurológicos ou anemia perniciosa, o que ocorre quando seu corpo não possui vitamina B12 suficiente para produzir a quantidade de glóbulos vermelhos necessária (16).

As doses de vitamina B12 são a maneira mais comum de prevenir ou tratar uma deficiência. As injeções são prescritas por um médico e administradas por via intramuscular ou muscular.


As injeções são geralmente administradas como hidroxocobalamina ou cianocobalamina. Estes são muito eficazes no aumento dos níveis sanguíneos de vitamina B12 e na prevenção / reversão de uma deficiência.

Bottom Line: Se você é deficiente em vitamina B12, as injeções são muito eficazes para aumentar seus níveis sanguíneos.

Potenciais benefícios à saúde

Dadas as funções vitais que a vitamina B12 desempenha no seu corpo, uma deficiência pode ter sérias conseqüências para a saúde.

De fato, baixos níveis sanguíneos da vitamina têm sido associados a vários problemas de saúde.

Função cerebral

Baixos níveis de vitamina B12 têm sido associados a um declínio na função cerebral.

Duas revisões recentes descobriram que pode haver uma ligação entre baixos níveis sanguíneos e o desenvolvimento de demência (17, 18).

No entanto, os resultados foram misturados e o tratamento com vitamina B12 não foi eficaz para melhorar a função cerebral em pessoas com função cerebral normal (19, 20, 21).

Depressão

Foi sugerido que pode haver uma ligação entre baixos níveis de vitamina B12 e depressão.

No entanto, uma revisão descobriu que o tratamento da depressão com vitamina B12 não reduziu a gravidade dos sintomas.

No entanto, sugeriu-se que tomar a vitamina a longo prazo poderia ajudar a prevenir uma recaída na depressão (22).

Atualmente, faltam pesquisas de qualidade nessa área. Estudos de qualidade superior são necessários para descobrir se existe um vínculo entre a vitamina B12 e a depressão (23).

Osteoporose

A osteoporose é uma doença na qual a perda de massa óssea resulta em ossos mais fracos e um risco aumentado de fraturas ósseas.

Curiosamente, baixos níveis de vitamina B12 no sangue têm sido associados à redução da massa óssea (24).

Portanto, foi sugerido que tomar vitamina B12 pode reduzir seu risco de osteoporose. No entanto, os estudos forneceram resultados mistos (25, 26, 27).

Degeneração macular relacionada à idade

A degeneração macular relacionada à idade é uma condição que faz com que você perca gradualmente a visão central, geralmente nos dois olhos.

Em pessoas com 50 anos ou mais, acredita-se que o consumo adequado de vitamina B12 seja importante para manter uma boa visão e proteger contra a degeneração macular.

Em um grande estudo, 5.200 mulheres receberam 1.000 mcg de vitamina B12 diariamente, além de outras vitaminas do complexo B e ácido fólico (28).

Sete anos depois, o estudo encontrou um risco 35% menor de degeneração macular relacionada à idade entre as mulheres que tomaram os suplementos.

Embora a redução no risco não possa ser atribuída apenas à vitamina B12, ela sugere que a quantidade suficiente pode ser importante.

Outras reivindicações

Recentemente, injeções e infusões de vitamina B12 tornaram-se populares entre pessoas saudáveis ​​que não parecem ter uma deficiência.

Os defensores dessa abordagem afirmam que as injeções regulares podem aumentar os níveis de energia e ajudar na perda de peso e no humor.

No entanto, há pouca ou nenhuma evidência para apoiar essas alegações.

Bottom Line: É importante garantir que você tenha vitamina B12 suficiente para a função cerebral e a saúde mental, óssea e ocular. As injeções provavelmente são inúteis se você não tiver uma deficiência.

Segurança e efeitos colaterais

As injeções de vitamina B12 são geralmente consideradas muito seguras. Eles não têm efeitos colaterais importantes.

No entanto, em casos muito raros, algumas pessoas podem experimentar efeitos colaterais causados ​​por reações alérgicas ou sensibilidade (29, 30).

Se sentir algum efeito secundário, fale com o seu médico.

Bottom Line: As injeções de vitamina B12 são muito seguras. Em casos raros, as injeções podem causar reações alérgicas.

Outras maneiras de obter vitamina B12

A vitamina B12 é encontrada em alimentos de origem animal, bem como em alguns alimentos fortificados que adicionaram B12.

Os alimentos fortificados variam de país para país, mas geralmente incluem alternativas de leite ou cereais matinais.

Algumas fontes especialmente boas de vitamina B12 incluem:

  • Fígado: 1/3 de xícara (75 g) fornece 881% do RDI.
  • Rim de carne: 1/3 de xícara (75 g) fornece 311% do RDI.
  • Truta: 1/3 xícara (75 g) fornece 61% do RDI.
  • Conservas de salmão: 1/3 xícara (75 g) fornece 61% do RDI.
  • Carne moída: 1/3 de xícara (75 g) fornece 40% do RDI.
  • Ovos: 2 ovos grandes fornecem 25% do RDI.
  • Leite: 1 xícara (250 ml) fornece 20% do RDI.
  • Frango: 1/3 xícara (75 g) fornece 3% do RDI.

Pode ser difícil para algumas pessoas atenderem aos requisitos de vitamina B12. Isto é particularmente verdade para aqueles que seguem uma dieta vegetariana ou vegana.

Nessas situações, geralmente é recomendável que você complemente sua dieta com uma injeção de vitamina B12 ou um suplemento oral.

Felizmente, existem evidências crescentes de que os suplementos orais de B12 são tão bons quanto as injeções para aumentar os níveis sanguíneos na maioria das pessoas (31, 32, 33, 34).

Recomenda-se aos vegetarianos e veganos que tomem pelo menos 10 mcg por dia ou pelo menos 2.000 mcg uma vez por semana.

No entanto, alguns médicos ainda preferem o uso de injeções.

Bottom Line: Muitos alimentos de origem animal são ricos em vitamina B12. Os suplementos orais também demonstraram ser eficazes no aumento dos níveis sanguíneos.

Você precisa de injeções de vitamina B12?

Se você comer uma dieta equilibrada que inclua alimentos ricos em vitamina B12, é improvável que você precise tomar B12 adicional.

Para a maioria das pessoas, as fontes alimentares fornecem tudo o que é necessário. No entanto, as pessoas em risco de deficiência provavelmente precisarão tomar suplementos.

Nesses casos, os suplementos orais podem ser tão eficazes quanto as injeções para muitas pessoas.

Alguns especialistas apontam que as injeções regulares só devem ser usadas como último recurso se os suplementos não funcionarem ou se os sintomas de deficiência forem graves.

Se você estiver preocupado se a ingestão de vitamina B12 é adequada, converse com um médico ou nutricionista sobre suas opções.

Interessante Hoje

DNA explicado e explorado

DNA explicado e explorado

Por que o DNA é tão importante? implificando, o DNA contém a intruçõe neceária para a vida.O código em noo DNA fornece intruçõe obre como fazer proteí...
Prognóstico do câncer de cólon e expectativa de vida

Prognóstico do câncer de cólon e expectativa de vida

Apó um diagnótico de câncer de cólone você ouvir a palavra "você tem câncer de cólon", é completamente natural e perguntar obre o eu futuro. Alg...