Deficiência de vitamina D
Contente
- Resumo
- O que é deficiência de vitamina D?
- Por que preciso da vitamina D e como faço para obtê-la?
- Quanta vitamina D eu preciso?
- O que causa a deficiência de vitamina D?
- Quem corre o risco de ter deficiência de vitamina D?
- Que problemas a deficiência de vitamina D causa?
- Como posso obter mais vitamina D?
- O excesso de vitamina D pode ser prejudicial?
Resumo
O que é deficiência de vitamina D?
A deficiência de vitamina D significa que você não está recebendo vitamina D suficiente para se manter saudável.
Por que preciso da vitamina D e como faço para obtê-la?
A vitamina D ajuda seu corpo a absorver cálcio. O cálcio é um dos principais blocos de construção do osso. A vitamina D também desempenha um papel nos sistemas nervoso, muscular e imunológico.
Você pode obter vitamina D de três maneiras: pela pele, pela dieta e por suplementos. Seu corpo forma vitamina D naturalmente após a exposição à luz solar. Mas a exposição excessiva ao sol pode causar envelhecimento da pele e câncer de pele, por isso muitas pessoas tentam obter vitamina D de outras fontes.
Quanta vitamina D eu preciso?
A quantidade de vitamina D necessária a cada dia depende da sua idade. Os valores recomendados, em unidades internacionais (UI), são
- Do nascimento aos 12 meses: 400 UI
- Crianças de 1 a 13 anos: 600 UI
- Adolescentes de 14 a 18 anos: 600 UI
- Adultos de 19 a 70 anos: 600 UI
- Adultos de 71 anos e mais velhos: 800 UI
- Mulheres grávidas e amamentando: 600 UI
Pessoas com alto risco de deficiência de vitamina D podem precisar de mais. Verifique com seu médico quanto você precisa.
O que causa a deficiência de vitamina D?
Você pode se tornar deficiente em vitamina D por diferentes razões:
- Você não recebe vitamina D suficiente em sua dieta
- Você não absorve vitamina D suficiente dos alimentos (um problema de má absorção)
- Você não tem exposição suficiente à luz solar.
- O fígado ou os rins não conseguem converter a vitamina D em sua forma ativa no corpo.
- Você toma medicamentos que interferem na capacidade do seu corpo de converter ou absorver vitamina D
Quem corre o risco de ter deficiência de vitamina D?
Algumas pessoas correm maior risco de deficiência de vitamina D:
- Bebês amamentados, porque o leite humano é uma fonte pobre de vitamina D. Se você estiver amamentando, dê ao seu filho um suplemento de 400 UI de vitamina D todos os dias.
- Adultos mais velhos, porque sua pele não produz vitamina D quando exposta ao sol com a mesma eficiência de quando você era jovem, e seus rins são menos capazes de converter a vitamina D em sua forma ativa.
- Pessoas com pele escura, que têm menos capacidade de produzir vitamina D do sol.
- Pessoas com doenças como doença de Crohn ou doença celíaca que não lidam com a gordura adequadamente, porque a vitamina D precisa de gordura para ser absorvida.
- Pessoas que têm obesidade, porque sua gordura corporal se liga a alguma vitamina D e impede que ela chegue ao sangue.
- Pessoas que fizeram cirurgia de redução do estômago
- Pessoas com osteoporose
- Pessoas com doença renal ou hepática crônica.
- Pessoas com hiperparatireoidismo (hormônio em excesso que controla o nível de cálcio do corpo)
- Pessoas com sarcoidose, tuberculose, histoplasmose ou outra doença granulomatosa (doença com granulomas, coleções de células causadas por inflamação crônica)
- Pessoas com alguns linfomas, um tipo de câncer.
- Pessoas que tomam medicamentos que afetam o metabolismo da vitamina D, como colestiramina (um medicamento para o colesterol), medicamentos anticonvulsivantes, glicocorticóides, medicamentos antifúngicos e medicamentos para HIV / AIDS.
Converse com seu médico se você estiver sob risco de ter deficiência de vitamina D. Existe um exame de sangue que pode medir a quantidade de vitamina D no seu corpo.
Que problemas a deficiência de vitamina D causa?
A deficiência de vitamina D pode levar à perda de densidade óssea, o que pode contribuir para a osteoporose e fraturas (ossos quebrados).
A deficiência severa de vitamina D também pode levar a outras doenças. Em crianças, pode causar raquitismo. O raquitismo é uma doença rara que faz com que os ossos amoleçam e dobrem. Bebês e crianças afro-americanas correm maior risco de contrair raquitismo. Em adultos, a deficiência grave de vitamina D leva à osteomalácia. A osteomalácia causa ossos fracos, dores nos ossos e fraqueza muscular.
Os pesquisadores estão estudando a vitamina D por suas possíveis conexões com várias condições médicas, incluindo diabetes, pressão alta, câncer e doenças auto-imunes, como esclerose múltipla. Eles precisam fazer mais pesquisas antes de compreender os efeitos da vitamina D nessas condições.
Como posso obter mais vitamina D?
Existem alguns alimentos que naturalmente contêm alguma vitamina D:
- Peixes gordurosos como salmão, atum e cavala
- Bife de fígado
- Queijo
- Cogumelos
- Gemas de ovo
Você também pode obter vitamina D de alimentos fortificados. Você pode verificar os rótulos dos alimentos para descobrir se um alimento contém vitamina D. Os alimentos que costumam adicionar vitamina D incluem
- Leite
- Cereais do café da manhã
- suco de laranja
- Outros produtos lácteos, como iogurte
- Bebidas de soja
A vitamina D está presente em muitos multivitamínicos. Existem também suplementos de vitamina D, tanto em comprimidos quanto em líquidos para bebês.
Se você tem deficiência de vitamina D, o tratamento é feito com suplementos. Verifique com seu médico quanto você precisa tomar, com que freqüência e por quanto tempo.
O excesso de vitamina D pode ser prejudicial?
Obter vitamina D em excesso (conhecido como toxicidade da vitamina D) pode ser prejudicial. Os sinais de toxicidade incluem náuseas, vômitos, falta de apetite, prisão de ventre, fraqueza e perda de peso. O excesso de vitamina D também pode causar danos aos rins. O excesso de vitamina D também aumenta o nível de cálcio no sangue. Níveis elevados de cálcio no sangue (hipercalcemia) podem causar confusão, desorientação e problemas com o ritmo cardíaco.
A maioria dos casos de toxicidade pela vitamina D ocorre quando alguém faz uso excessivo de suplementos de vitamina D. A exposição excessiva ao sol não causa envenenamento por vitamina D porque o corpo limita a quantidade dessa vitamina que ele produz.