Acordando com dor no peito

Contente
- Visão geral
- Causas relacionadas ao coração
- Causas relacionadas à digestão
- Causas relacionadas à respiração
- Outras causas
- Leve embora
Visão geral
Acordar com dor no peito pode ser perturbador. A dor pode ser causada por um problema menor, como estresse ou indigestão. A dor também pode ser causada por um problema sério, como um ataque cardíaco ou uma embolia pulmonar.
A dor no peito deve sempre ser levada a sério.
Se a dor durar mais de alguns minutos, seu melhor curso de ação - de acordo com a Clínica Mayo - é obter atendimento médico de emergência. Não confie no autodiagnóstico. Como diz o velho ditado, "é melhor prevenir do que remediar".
Causas relacionadas ao coração
Causas relacionadas à digestão
- Azia. Um sintoma do refluxo ácido ou doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), a azia é causada pelo ácido estomacal voltando ao tubo que conecta sua garganta ao estômago (esôfago). Isso irrita o revestimento e causa uma sensação de queimação no peito.
Causas relacionadas à respiração
Outras causas
Leve embora
Se você acordar com dor no peito, sua primeira consideração deve ser se é de uma fonte conhecida ou não. Por exemplo, se você tiver uma costela quebrada ou tiver sido diagnosticado com pancreatite, é provável que o desconforto esteja relacionado a uma condição existente que está sendo tratada.
Se a dor for inesperada e sem uma fonte facilmente identificável, aguarde alguns minutos. Se a dor não desaparecer, procure atendimento médico de emergência.
Embora a dor possa ser causada por um problema relativamente menor, como indigestão ou ansiedade, também pode ser causada por um problema sério.
Um problema sério - como dissecção da aorta, embolia pulmonar ou ataque cardíaco - pode ser fatal e deve ser tratado imediatamente.