As melhores maneiras de usar sobras de vinho, de acordo com um chef de vinícola
Contente
- Primeiro, como armazenar sobras de vinho
- Como cozinhar com sobras de vinho
- Faça ou aprimore o molho para churrasco
- Reidratar frutas secas
- Make Boozy Jam
- Carnes assadas
- Como Beber Restos de Vinho
- Faça Sangria Slushies
- Cubos de vinho gelado
- Granita
- Revisão para
Todos nós já passamos por isso; você abre uma garrafa de um lindo vinho tinto apenas para desfrutar de um ou dois copos antes de colocar a rolha de volta e colocar a garrafa de volta na prateleira.Antes que você perceba, o vinho perdeu sua maravilhosa complexidade, profundidade e frescor.
Mas não chore pelo vinho desperdiçado! Revitalizar o suco é mais fácil do que você pensa, desde cozinhá-lo ou transformá-lo em outra guloseima alcoólica. A chef executiva Rachel Haggstrom da JUSTIN Vineyards & Winery compartilha sua loja de moda favorita e aproveita as sobras de vinho, para que você nunca mais tenha que deixar seus restos de vinho irem para o lixo novamente.
Primeiro, como armazenar sobras de vinho
Se você não beber uma garrafa inteira de vinho de uma vez, depois de alguns dias, o resto do vinho na garrafa ficará exposto ao ar e, portanto, se oxidará, fazendo com que o vinho se quebre e tenha um gosto rançoso ou mesmo queimado . Para retardar o processo de oxidação, Haggstrom recomenda colocar a rolha de volta na garrafa e colocá-la na geladeira para retardar o processo de oxidação.
Quanto tempo dura o vinho aberto? Geralmente, os vinhos brancos e rosés devem durar cerca de 2-3 dias na geladeira, e os tintos devem durar cerca de 3-5 dias na geladeira (geralmente, vinhos com mais tanino e acidez duram um pouco mais após a abertura). planeje cozinhar com o vinho ou bebê-lo, mantendo-o o mais fresco possível na geladeira é sua melhor aposta para o sucesso. (Relacionado: os sulfitos no vinho são ruins para você?)
Como cozinhar com sobras de vinho
Faça ou aprimore o molho para churrasco
Uma das maneiras favoritas de Haggstrom de reaproveitar o resto do vinho é adicioná-lo ao condimento de verão favorito de todos; molho de churrasco. Ela recomenda o uso de um vinho tinto ousado e saboroso como o JUSTIN's 2017 Trilateral, uma mistura de grenache, syrah e Mourvedre. (Um cabernet sauvignon, cabernet franc ou merlot também servem.) O vinho com toque de cereja esfumaçado é o complemento perfeito para um molho de churrasco doce e pegajoso.
Ao fazer molho caseiro de churrasco, Haggstrom recomenda adicionar alguns goles de vinho tinto sobressalente à receita para um sabor extra. Se você gostaria de experimentar esta dica com uma garrafa de churrasco pré-preparada, leve uma xícara de vinho para ferver em uma panela em fogo médio a alto. Depois que o vinho tiver reduzido pela metade e o álcool cozido, junte cerca de duas xícaras de seu molho de churrasco engarrafado favorito.
Reidratar frutas secas
As saladas de verão ficam muito melhores com um pouco de doçura, e as frutas secas são uma ótima maneira de elevar a média da salada de rúcula ou espinafre. Antes de jogar essas passas, cerejas secas ou figos secos, reidrate-os primeiro em um pouco de vinho branco seco por cerca de uma hora ou durante a noite, em vinho apenas o suficiente para cobri-los completamente, diz Haggstrom. Antes que você perceba, você terá pedaços carnudos e suculentos de frutas secas que são perfeitos em tudo, desde saladas a pratos de queijo.
Make Boozy Jam
O verão significa abundância de lindas frutas, então as sobras de vinho provavelmente não são as únicas sobras com que você está cozinhando. Uma maneira fácil de usar o excesso de vinho e frutas vermelhas, pêssegos ou ameixas? Compotas e geleias são o método preferido de Haggstrom para reaproveitar o excesso de vinho e frutas.
Para fazer sua receita de compota, ela combina partes iguais de açúcar e vinho em uma panela em fogo médio e cozinha a mistura delicadamente até que o açúcar se dissolva, o vinho reduza (fazendo com que o álcool cozinhe) e o molho comece a engrossar levemente. Em seguida, ela adiciona duas partes de frutas vermelhas frescas e cozinha a mistura em fogo médio por cerca de 5-10 minutos para que a fruta possa caramelizar enquanto mantém alguma textura e integridade. Com um método tão simples; você pode fazer suas próprias compotas durante todo o ano para degustar em torradas, iogurte ou, o melhor ainda: waffles frescos. (Experimente também esta chia caseira, veja a receita de geléia de um nutricionista.)
Carnes assadas
De tacos a massas, há muitas maneiras de preparar uma refeição fácil durante a semana, com um toque de vinho que sobrou. Haggstrom diz que seu uso favorito para vinho extra é como base para refogar carne. Refogar a carne, seja no fogão, no forno ou na panela elétrica, é uma técnica que prepara a carne em um líquido saboroso em fogo baixo e lento. O Haggstrom adora assar carne de porco com vinho, ervas e caldo para tacos al pastor, ou assar carne com vinho tinto e molho de tomate como um molho de massa decadente.
Como Beber Restos de Vinho
Faça Sangria Slushies
O que é melhor do que uma bebida gelada em um dia quente? Não muito, e são ainda melhores se você puder prepará-los no conforto da sua própria cozinha. Haggstrom diz que uma de suas maneiras favoritas de usar qualquer sobra de rosé é jogá-lo no liquidificador com frutas como melancia ou morango, adicionar algumas ervas como manjericão, hortelã ou alecrim, um pouco de gelo e pulsar para uma sangria gelada -como coquetel de verão - ou, como você deve saber, gelado. (E no inverno, experimente fazer este chocolate quente de vinho tinto.)
Cubos de vinho gelado
Rosé gelado é sinônimo de verão, mas durante alguns desses dias caninos pode ser difícil saborear um vinho frio sem diluí-lo em cubos de gelo, deixando metade do seu copo de vinho nadando em água. Em vez disso, use suas sobras de rosé, sauvignon blanc, pinot grigio ou até mesmo champanhe para fazer cubos de gelo de vinho.
Haggstrom adora derramar qualquer excesso de vinho em bandejas de gelo com um pouco de água (para ajudar a congelar) e algumas flores comestíveis para cubos de vinho que parecem fofas e mantêm sua bebida gelada sem diluir. Para obter melhores resultados, encha cada bandeja de gelo cerca de dois terços do tamanho com vinho e encha o restante com água. (Relacionado: Como Comprar um Bom Rosé Todas as Vezes)
Granita
Sobremesas com álcool são uma ótima maneira de vencer o calor do verão, e granita é uma das sobremesas mais fáceis que você pode dominar. Granita é uma sobremesa italiana congelada tradicional que se assemelha ao sorvete, mas é feita à mão e pode incluir uma grande variedade de sabores - portanto, sua versatilidade se presta perfeitamente ao uso de sobras.
Primeiro, comece com um pouco de vinho restante (tinto, branco ou rosé servem para este) e dilua com um pouco de suco de fruta picante (como romã ou cranberry). Diluir o vinho com suco ajudará a congelar melhor e adicionará um pouco de doçura e sabor de frutas à sua sobremesa. Para cada 2 xícaras de vinho, inclua cerca de uma xícara de suco de frutas. Sinta-se à vontade para adicionar sobras de frutas esmagadas, ervas picadas como manjericão ou alecrim e até mesmo um pouco de casca de limão para realçar ainda mais os sabores. Despeje o vinho, o suco de frutas e qualquer outra adição saborosa que desejar em uma panela rasa e coloque no freezer. Depois de uma hora ou mais, retire-o, raspe-o com um garfo e voila! Você tem uma sobremesa simples, delicada e elegantemente alcoólica que vai derreter na boca. (Considere também fazer este Sorvete No-Churn de Blueberries & Cream quando estiver muito quente para funcionar.)