10 estranhas dores de corrida - e como consertá-las
Contente
- Você tem um gosto metálico na boca.
- Seu pé adormece.
- Você sente dor entre os dedos dos pés.
- Seu nariz está escorrendo.
- Você sente dor nas omoplatas.
- Suas pernas coçam.
- Você tem dor no pescoço.
- Seus dentes doem.
- O interior de sua orelha dói.
- As pontas dos seus dedos incham.
- Revisão para
Se você é um corredor ávido ou apenas um corredor recreativo, é provável que tenha sofrido algum tipo de lesão durante o dia. Mas, fora as lesões comuns de corrida, como joelho de corredor, fraturas por estresse ou fascite plantar que podem mantê-lo afastado, há também uma série de sintomas irritantes e muitas vezes dolorosos que muitos corredores experimentam que são menos conhecidos e raramente mencionados. Estamos falando de coisas como coriza persistentemente, coceira nas pernas ou dor nos dentes - o tipo de coisa que você procura no Google depois de uma corrida para descobrir se mais alguém no mundo passou pela mesma experiência e se há algo que você pode fazer sobre isso.
Bem, boas notícias: você não está sozinho. Então, pare de surtar. Confira nossas soluções fornecidas por especialistas para todos aqueles estranhos problemas específicos de execução que você nunca foi capaz de entender.
Você tem um gosto metálico na boca.
Por que isso acontece: Você já sentiu um gosto estranho de metal ou de sangue na boca durante uma longa corrida? Isso é provavelmente o resultado de você se esforçar além do que seu corpo pode suportar em seu nível de condicionamento físico atual, diz Josh Sandell, um especialista em medicina esportiva e diretor clínico de ortologia. Quando você se esforça, os glóbulos vermelhos podem se acumular nos pulmões. Em seguida, alguns desses glóbulos vermelhos (que contêm ferro) são transportados para a boca através do muco, levando a um estranho sabor metálico, diz Sandell.
Como corrigi-lo: Se você está tentando fazer muito rápido demais, dê um passo para trás e dê ao seu corpo a chance de se adaptar à sua nova carga de corrida. Se você não exagere significativamente em uma corrida ou se estiver experimentando sintomas adicionais, como falta de ar, procure um profissional médico, pois esse sintoma também pode indicar que seu coração está com baixo desempenho. Apesar disso, “um gosto metálico na boca durante a corrida não é algo que se possa ignorar”, alerta.
Seu pé adormece.
Por que isso acontece: Se seu pé adormecer enquanto você está sentado em sua mesa, provavelmente você não pensará nada a respeito. Mas quando acontece enquanto você está em uma corrida, pode ser doloroso, para não mencionar um pouco assustador. A (um tanto) boa notícia é que a dormência nos pés é tipicamente uma condição relacionada aos nervos relacionada aos sapatos, diz Tony D'Angelo, um fisioterapeuta licenciado e treinador esportivo certificado que trabalhou com atletas profissionais. (Para sua informação, usar os sapatos errados é um dos oito erros que todo corredor comete.)
Como corrigi-lo: Verifique o tamanho do seu tênis de corrida. A maioria dos corredores precisa de tênis maiores do que os de rua para deixar espaço para os pés se expandirem durante a corrida, diz D'Angelo. Se o dimensionamento não ajudar, observe a colocação da costura ou do acolchoamento ou considere experimentar uma marca totalmente diferente.
Você sente dor entre os dedos dos pés.
Por que isso acontece: Dor abaixo ou entre os dedos dos pés geralmente é causada por algo extrínseco em sua rotina - talvez seu passo ou, novamente, o tipo de sapato que você está usando, diz Sandell. Se a caixa dos pés for muito estreita, ela pode contrair os dedos dos pés e causar compressão nos nervos que passam entre os dedos dos pés, o que pode causar dor ou até dormência. Se a dor parece vir de baixo dos dedos dos pés, você pode estar confiando demais na corrida do antepé, causando aumento das forças compressivas que se acumulam ao longo da corrida, diz ele.
Como corrigi-lo: Peça a alguém para reavaliar seus furtos em execução. Você pode aliviar sua dor simplesmente encontrando um calçado com uma caixa de dedo maior para permitir que seus pés inchem durante a corrida (um efeito colateral totalmente normal), diz Sandell. E embora a corrida de antepé possa ser a técnica certa para você, certifique-se de não correr muito para a frente na ponta dos pés - isso pode causar estresse excessivo. (Relacionado: Como determinar sua marcha em corrida e por que é importante)
Seu nariz está escorrendo.
Por que isso acontece: Se você sempre tem coriza apenas durante a execução e excluiu uma condição médica como pólipos nasais ou uma infecção, pode presumir que tem rinite induzida por exercícios, diz John Gallucci, fisioterapeuta e consultor de medicina esportiva da pro atletas. Isso se parece muito com a rinite alérgica (também conhecida como febre do feno ou simplesmente alergias antigas) e pode causar sintomas como coriza, congestão e espirros durante um treino intenso. Esses sintomas costumam ser mais comuns no inverno, em pessoas que já têm alergia nasal e em pessoas que costumam se exercitar ao ar livre, diz Gallucci. E embora não vá causar nenhum dano, pode ser definitivamente muito chato ter que se lembrar de trazer lenços de papel toda vez que você sair. (Relacionado: 5 coisas que os fisioterapeutas desejam que os corredores comecem a fazer agora)
Como corrigi-lo: Para ajudar a reduzir os sintomas, tente usar um spray nasal antes de sair para a corrida, diz ele. E como a rinite induzida por exercícios é mais comum ao ar livre, tente correr dentro ou longe de qualquer rua movimentada onde o dióxido de nitrogênio pode ser elevado do escapamento do carro, acrescenta Sandell.
Você sente dor nas omoplatas.
Por que isso acontece: Pergunte a corredores suficientes (ou ao troll do Reddit) e você verá que a dor na omoplata - especificamente no lado direito - é, na verdade, uma queixa bastante típica. "Uma das razões mais comuns pelas quais os corredores experimentam isso é porque inconscientemente puxam as omoplatas enquanto correm, o que aumenta a tensão na omoplata e na região do pescoço", explica Kirk Campbell, MD, cirurgião de medicina esportiva e assistente professor de cirurgia ortopédica do NYU Langone Medical Center. Se esses músculos permanecerem contraídos por períodos prolongados de tempo, isso pode causar dor e desconforto, diz o Dr. Campbell.
Como corrigi-lo: Se parece que você se encaixa na categoria acima (e você não sente dor no ombro fora da corrida), a boa notícia é que sua correção é simplesmente uma questão de trabalhar em seu formulário, diz ele. Pode valer a pena investir em algumas sessões com um treinador de corrida para garantir que você aprenda a técnica de corrida adequada. Mas você pode fazer melhorias por conta própria, concentrando-se em manter os ombros relaxados e tendo consciência de como balança os braços, acrescenta. (Relacionado: Como acalmar a pele vermelha após um treino)
Suas pernas coçam.
Por que isso acontece: Essa sensação, conhecida como "coceira do corredor", pode ocorrer em qualquer pessoa que esteja realizando exercícios aeróbicos intensos, não apenas em corredores. E pode se espalhar além das pernas também, explica Gallucci. Depois de descartar outras causas, como a possibilidade de uma reação alérgica, doença de pele, infecção e distúrbio relacionado aos nervos, essa sensação pode ser atribuída à reação natural do seu corpo ao aumento da frequência cardíaca durante o exercício, diz ele. É assim que funciona: "À medida que sua frequência cardíaca aumenta, o sangue flui mais rapidamente e seus capilares e artérias dentro do músculo começam a se expandir rapidamente. Esses capilares permanecem abertos durante o exercício para permitir o fluxo sanguíneo adequado. No entanto, essa expansão dos capilares faz com que os nervos circundantes sejam estimulados e envie alertas ao cérebro que reconhece a sensação como coceira. " (Relacionado: 6 coisas que eu gostaria de saber sobre corrida quando comecei)
Como corrigi-lo: A coceira do corredor é experimentada por aqueles que estão iniciando um novo programa de exercícios ou que caíram fora do vagão por um longo período e estão voltando ao cardio, diz Gallucci. Em outras palavras, a solução para este é bem fácil: comece a correr mais. Boas notícias, porém: "Assim como sua pele pode ficar vermelha durante o exercício, coceira nas pernas não é motivo para preocupação, a menos que a coceira seja acompanhada de urticária, dificuldade para respirar, inchaço da língua ou rosto ou fortes cólicas estomacais", acrescenta Gallucci. Nesses casos, pare de correr e vá para um médico imediatamente.
Você tem dor no pescoço.
Por que está acontecendo: Dor na base do pescoço é outra queixa comum que geralmente é resultado de uma má corrida, diz D'Angelo. "Se você se inclinar para a frente durante a corrida, isso aumenta o estresse e a tensão nos músculos da coluna vertebral na parte superior do pescoço e na parte inferior das costas", explica ele. Sim, é irritante enquanto você corre, mas com o tempo também pode predispor esses músculos a lesões.
Como corrigi-lo: Corra com os ombros para baixo e relaxados (não para cima nas orelhas) e mantenha o peito projetado para cima, diz D'Angelo. Pensar alta quando corre e isso vai ajudar a melhorar a maior parte de sua má forma - especialmente quando você começa a se cansar, diz ele. Outra dica para melhorar sua forma e reduzir o risco de lesões? Aumente o seu treinamento cruzado que se concentra na construção de força e flexibilidade na parte superior do corpo, pescoço e região central, aconselha o Dr. Campbell.
Seus dentes doem.
Por que isso acontece: A dor de dente em uma corrida pode variar de um pouco perturbador a completamente debilitante. Se você consultou um dentista e descartou outros problemas dentários, como um dente com abscesso, sua dor de dente pode ser causada por ranger os dentes - também conhecido como bruxismo, diz Sandell.Embora normalmente aconteça durante o sono, esse reflexo subconsciente também pode entrar em ação durante situações estressantes e até mesmo durante o exercício, especialmente se você estiver realmente se esforçando para terminar o último quilômetro. Além da dor de dente, ranger os dentes também pode causar dores de cabeça, dores nos músculos faciais e rigidez da mandíbula, diz ele.
Como corrigi-lo: Concentre-se em manter a mandíbula relaxada enquanto você executa as técnicas de respiração. Ou considere usar um protetor bucal quando você treinar. (Relacionado: Por que você realmente tosse depois de um treino duro)
O interior de sua orelha dói.
Por que isso acontece: Dores de ouvido induzidas por exercícios podem ser comuns em corredores de longa distância, especialmente quando correm no frio ou em grandes altitudes, diz Sandell. Como você provavelmente já percebeu, correr em alta altitude pode causar dor devido à diferença entre a pressão externa e a pressão no ouvido interno. Enquanto isso, o ar frio pode causar a contração dos vasos sanguíneos e, portanto, limitar o fluxo sanguíneo para o tímpano, o que pode causar dor.
Como corrigi-lo: Além de cobrir suas orelhas frias com um chapéu ou bandana, você pode tentar estourar um pouco de chiclete na próxima corrida. O movimento de mastigação pode esticar o ouvido interno, o nariz e o tubo que conecta os dois para ajudar a normalizar a diferença de pressão entre a altitude e sua orelha, diz ele. (Relacionado: Por que alguns exercícios fazem você sentir vontade de vomitar)
As pontas dos seus dedos incham.
Por que isso acontece: Isso parece estranho, mas dedos inchados são uma resposta comum e natural a uma frequência cardíaca elevada, que faz com que o corpo envie mais sangue aos músculos para ajudar no aumento da carga de trabalho, diz Gallucci. “Nossas mãos têm muitos vasos sanguíneos que se expandem durante o exercício, e o aumento do fluxo sanguíneo pode causar acúmulo de sangue nos dedos”, explica ele. Para complicar as coisas, porém, existem algumas outras causas possíveis. Se você é um atleta de resistência, dedos inchados podem ser por causa de beber muita água (o que faz com que os níveis de sódio se esgotem e afeta a eficiência do fluxo sanguíneo), ou alternativamente, porque você não está hidratando o suficiente antes do treino, causando seu corpo para reservar os fluidos que você tem disponíveis no armazenamento.
Como corrigi-lo: Enquanto corre, tente não apertar as mãos com força, mas sim mantê-las relaxadas e ligeiramente abertas. Também é útil realizar bombas manuais (abrir e fechar as mãos), levantar as mãos acima da cabeça ou fazer círculos com os braços a cada dois minutos para ajudar na circulação, se você estiver realmente lutando. E, claro, certifique-se de se hidratar adequadamente, com os atletas de endurance tomando precauções extras para equilibrar a ingestão de sal e água.