Qual é o Eff é Teff e como você o come?
Contente
Teff pode ser um grão antigo, mas está recebendo muita atenção nas cozinhas contemporâneas. Isso se deve em parte aos benefícios do teff para a saúde que o tornam um ótimo complemento para o jogo de culinária de qualquer pessoa e, ah, sim, é gostoso.
O que é teff?
Cada grão é na verdade uma semente de um tipo de grama chamado Eragrostis tef, que cresce principalmente na Etiópia. As sementes absorvem os nutrientes do solo e as cascas ao redor de cada semente fornecem bastante fibra - mais nisso depois. (Aqui estão mais 10 grãos antigos para mudar seus carboidratos saudáveis.) "O sabor é suave e um pouco nozes, e a textura é um pouco como a polenta", diz Mindy Hermann, uma R.D. com sede na cidade de Nova York. Você também pode encontrar farinha teff, uma versão moída usada para assar. Leia as instruções da embalagem com atenção, pois receitas que exigem farinha de trigo podem precisar de medidas ajustadas ou adição de agentes espessantes.
Aqui está o que é ótimo sobre teff
Uma megadose de nutrição é incluída nessas minúsculas sementes. "Teff contém mais cálcio por porção do que qualquer outro grão e possui ferro, fibra e proteína para arrancar", diz Kara Lydon, R.D., L.D.N., autora de Alimente seu Namaste e The Foodie Dietitian Blog.
Uma xícara de teff cozido gera cerca de 250 calorias e empresta 7 gramas de fibra e quase 10 gramas de proteína. “É rico em amido resistente, um tipo de fibra que pode ajudar na digestão, controle de peso e controle de açúcar no sangue”, diz Lydon. Teff também é rico em vitaminas e minerais, incluindo magnésio que constrói os ossos, tiamina energizante e ferro que constrói o sangue. Com a menstruação colocando as mulheres em maior risco de deficiência de ferro, incluir teff em sua dieta é uma estratégia preventiva inteligente. Na verdade, um estudo do Reino Unido descobriu que mulheres com baixo teor de ferro conseguiram aumentar seus níveis de ferro após comer pão teff todos os dias durante seis semanas. (Você poderia usar um pouco mais de ferro? Estoque esses 10 alimentos ricos em ferro para mulheres ativas.)
Claro, existem muitos outros grãos antigos que são ricos nutricionalmente, mas não vão misturar teff com todo o resto. Teff é especial porque contém zero glúten - isso mesmo, um grão naturalmente sem glúten. Um estudo importante da Holanda provou que o teff pode ser ingerido com segurança em pessoas com doença celíaca.
Como comer teff
"Este grão antigo pode ser usado de várias maneiras, semelhante à forma como você usa aveia", diz Lydon. "Você pode usar teff em produtos assados, mingaus, panquecas, crepes e pão ou como cobertura crocante de salada." Hermann sugere usar o teff como substituto da polenta ou espalhar o teff cozido no fundo da frigideira, cobrindo-o com ovos misturados e assando-o como uma fritada. (Se seu estômago ronca com a simples menção de fritadas, então você vai querer ver estas 13 receitas fáceis e saudáveis de fritadas.) O grão também é ótimo em pratos onde pode embeber molhos ricos, como caril indiano . Experimente trocar o teff pelo seu mingau de aveia habitual em uma tigela de café da manhã ou adicioná-lo a hambúrgueres vegetarianos caseiros. Farinha de Teff também faz um pão incrível!
Teff Breakfast Bowl
Ingredientes
- 1 xícara de água
- 1/4 xícara teff
- pitada de sal
- 1 colher de sopa de mel
- 1/2 colher de chá de canela
- 1/3 xícara de leite de amêndoa
- 1/3 xícara de mirtilos
- 2 colheres de sopa de amêndoas picadas
- 1 colher de chá de sementes de chia
Instruções:
1. Leve a água para ferver.
2. Adicione o teff e pitada de sal. Tampe e cozinhe até que a água seja absorvida, mexendo ocasionalmente; cerca de 15 minutos.
3. Retire do fogo, mexa e sente-se coberto por 3 minutos.
4. Junte o mel, a canela e o leite de amêndoa.
5. Coloque a mistura teff na tigela. Cubra com mirtilos, amêndoas picadas e sementes de chia.