O que significa ser pansexual?
Contente
- O que significa pansexual?
- Pansexualidade ≠ poliamor
- Pansexual vs. bissexual
- Quão comum é a pansexualidade?
- Como posso saber se sou pansexual?
- Revisão para
As potências que se construíram sozinhas, Tess Holliday, Janelle Monea, Bella Thorne, Miley Cyrus e Kesha estão sacudindo seus feeds sociais e o palco com sua fúria, autenticidade, talento e ... orgulho pansexual! Sim, você leu certo. Todos esses bebês que mudam o mundo se identificam como pansexuais.
O termo 'pansexual' existe e é usado há muitos, muitos, muitos anos, de acordo com o gênero, sexualidade e raça, pesquisador Della V. Mosley, Ph.D., professor assistente de psicologia na Universidade da Flórida. Mas se de repente você está ouvindo mais e se perguntando o que significa pansexual, não está imaginando. Mosley levanta a hipótese de que, como tem havido "um número crescente de celebridades pansexuais que se identificam externamente como pansexuais, tem havido um aumento na exposição ao termo". Curiosidade: há até uma bandeira pansexual específica que inclui uma faixa rosa, amarela e azul.
Ainda assim, ser capaz de listar algumas celebridades pansexuais é diferente de saber realmente o que isso significa. Se você está coçando a cabeça e se perguntando: "o que é pansexual?" Você veio ao lugar certo. Abaixo, Mosley e Jamie LeClaire, uma educadora sexual especializada em sexualidade e gênero, respondem a todas as suas perguntas, incluindo: O que é pansexualidade? Qual é a diferença entre pansexual e bissexual? Como você sabe se você é pansexual?
O que significa pansexual?
Em parte, a definição de "pansexual" depende de para quem você pergunta. Isso porque não há um, mas dois definições amplamente aceitas de pansexual, diz Mosley.
"Às vezes, a pansexualidade é definida como a atração por alguémsem considerar de sua identidade de gênero ou sexo ", diz ela." Outras vezes, é definido como a atração portudo identidades de gênero ou sexos ", diz ela, o que sugere mais explicitamente o prefixo" pan- ", que significa" todos ".
Ambas as definições pansexuais reconhecem que a identidade de gênero existe em um espectro. Ou seja, em vez de se limitar a apenas cara emulher, a identidade de gênero de alguém também pode ser agênero, andrógino, bigênero ou fluido de gênero, homossexual ou não binário (para citar apenas alguns). E pansexualidade significa que você pode ser atraído por pessoas que se identificam como / com qualquer uma dessas identidades de gênero. (Veja mais: O que realmente significa ser fluido de gênero ou se identificar como não binário)
Então, simplesmente, o que é pansexual? “Ser pansexual significa apenas que você é capaz de se sentir atraído por alguém e que isso não depende do sexo ou dos órgãos genitais”, diz LeClaire. Em essência, pessoas pansexuais podem usar emoji coração-olho para alguém de qualquer orientação sexual, identidade de gênero, apresentação de gênero ou sexo (também conhecido como genitais).
E, não, sendo pansexualnão significa que você fará sexo com qualquer pessoa.
Se você leu isso como palmas, você leu certo. “A comunidade pansexual enfrenta muito esse mito quando revela sua identidade a pessoas que não sabem o que isso significa”, diz Mosley. Mas pansexualidade não é sinônimo de promiscuidade ou hipersexualidade. (Relacionado: com que frequência todo mundo está realmente fazendo sexo?)
Pansexualidade ≠ poliamor
Mosley diz que outro mito comum que ela ouve sobre pansexualidade é que é apenas uma outra palavra para poliamor. Não é.
“Poliamor tem a ver com estar aberto a ter ou ter mais de um parceiro ao mesmo tempo - ao contrário da monogamia, que é ter um relacionamento romântico por vez”, explica ela. Ser pansexual não determina o tipo de relacionamento que alguém terá. Alguém que é pansexual pode escolher ser e ser feliz em um relacionamento poliamoroso ou monogâmico, diz ela. (Veja mais: Aqui está o que uma relação poliamorosa realmente é - e o que ela não é)
Pansexual vs. bissexual
Curioso para saber qual é a diferença entre pansexualidade e bissexualidade? A maioria das pessoas está. É comum as pessoas confundirem identidades não monossexuais (também conhecidas como romanticamente atraídas por mais de um sexo e gênero), diz LeClaire. (Este Glossário LGBTQ + também esclarece muitos outros termos.)
É verdade: esses rótulos têm alguma sobreposição, diz Mosley. E assim como a pansexualidade tem algumas definições, a bissexualidade também.
Primeiro, o que é bissexualidade?
Historicamente, a bissexualidade era definida como atração romântica, atração sexual ou interesse sexual por homens e mulheres. “Muitas das definições de bissexualidade que você encontrará nos livros didáticos foram criadas durante uma época em que a cultura e o público em geral ainda eram entendidos como gênero como um binário”, explica LeClaire.
No entanto, à medida que a compreensão de gênero evoluiu, também evoluiu a definição de bissexualidade.Agora, de acordo com o The Bisexual Resource Center, bissexualidade agora significa "ser atraído romanticamente e / ou sexualmente para mais de um gênero." Algumas pessoas que se identificam como bissexual o definem como sendo atraído por ambos os sexos 1) como o seu próprio e 2) diferente do seu, diz Leclaire, em um aceno em direção ao prefixo "bi" (que significa dois). (Aqui está um guia completo sobre o que significa bissexual e como saber se você é bi.)
Espere, então qual é a diferença entre pansexual e bissexual?
Esta é a melhor maneira de pensar sobre isso: Pansexualidade é a atração por alguém sem considerar de seu gênero, enquanto a bissexualidade é a atração por mais de um gênero.
Se você está pensando "e se eu for os dois?" você não está sozinho; algumas pessoas se identificam como BiPan (ouAmbas bissexual e pansexual). No entanto, geralmente, aqueles que se identificam como pansexuais o fazem porque isso se encaixa melhor com eles do que outras identidades não monossexuais, como bissexuais.
Curiosamente, há também um enorme componente cultural no uso desses termos, diz Mosley: "Coisas como idade, raça e localização geográfica podem desempenhar um papel importante no termo que uma pessoa escolhe." Curiosamente, ela notou que as pessoas na adolescência e 20 anos são mais propensas a usar o termo 'pansexual' em comparação com aqueles que têm 30 anos ou mais, que são mais propensos a se identificarem como 'bissexuais'.
“O que realmente importa é a preferência pessoal e seu direito pessoal de afirmar sua identidade da maneira que achar melhor”, diz LeClaire. "Eu pessoalmente me identifico como pansexual, mas vejo isso como pertencendo ao guarda-chuva mais amplo da comunidade bissexual." A maioria das pessoas que se identificam com identidades não monossexuais concorda que há espaço para que ambas / todas as identidades existam simultaneamente. (Para sua informação, há um termo novo em relação à sexualidade, skoliossexual, que é controverso, mas é bom saber também.)
Saiba isto: se alguém se identifica como bissexual ou pansexual (ou qualquer outra identidade), a escolha é dela. Como regra geral, se alguém disser que se identifica como algo, acredite. Se alguém se identificar como pansexual / bissexual / etc. mas não "parece" ou age como você espera que alguém com essa identidade pareça ou aja, isso é um TU problema. Policiar a identidade de alguém não é legal em nenhuma circunstância. (Relacionado: Por que perguntar ao seu par se ela é "esquisita o suficiente" não está certo)
Quão comum é a pansexualidade?
Essa pergunta é quase impossível de responder, diz Mosley. "Não há pesquisas suficientes sobre pansexualidade para saber o quão comum ela é, e raramente as pesquisas dão essa opção aos participantes."
Um relatório de 2018 do Comitê de Direitos Humanos descobriu que 14 por cento dos adolescentes LGBTQ + se identificam como pansexuais, o que é muito maior do que um relatório semelhante de 2012, o que sugere que a pansexualidade está se tornando cada vez mais comum. No entanto, não há dados definitivos sobre qual porcentagem de toda a população é pansexual.
Como posso saber se sou pansexual?
Não existe um Teste Pansexual oficial que você precise fazer e passar para se identificar com um rótulo, e não há nenhum teste que possa dizer explicitamente se você é pansexual ou não. Mesmo que você se sinta sexualmente ou romanticamente atraído ou envolvido com pessoas de diferentes gêneros, isso não significa que você tenha que se identificar como pansexual. Você só é pansexual se essa identidade parecer certa (ou sentir o maioria direito) para você. (Relacionado: Como "assumir" melhorou minha saúde e felicidade)
Algumas pessoas acham que ter um termo ou estrutura para o que estão vivendo e experimentando pode ser libertador, diz Mosley. “Em minha terapia e pesquisa com indivíduos pan / queer / bi +, eu comumente ouço que ter o rótulo e a linguagem os conecta às comunidades, reduz o isolamento, os conecta a recursos e pode aumentar o pertencimento”, diz ela. LeClaire concorda, acrescentando que "encontrar uma identidade que você sinta que pode afirmar em voz alta e com orgulho pode ser realmente fortalecedor e libertador". Mas, novamente, isso está na sua linha do tempo. Confie, sua comunidade estará lá para você quando estiver pronto. (Relacionado: O que realmente significa ser gay?)
Se você está se perguntando se pode ser pansexual, Mosley diz que verificar o unicórnio sexual é um ótimo primeiro passo. "É realmente interativo e permitirá que você pense em suas diferentes atrações (emocionais, físicas) ao lado de sua própria identidade de gênero, expressão de gênero e sexo."
LeClaire diz que o Centro de Recursos Bissexuais e o livroQue estranho! Narrativas pessoais de perspectivas bissexuais, pansexuais, polissexuais, sexualmente fluidas e outras perspectivas não monossexuaispor Faith Beauchemin também são bons recursos.
Lembre-se: "As alegrias e os desafios que você pode experimentar como pansexual não acontecem isoladamente de suas outras identidades", diz o Dr. Mosley. "Então, eu gosto de encorajar as pessoas a fazerem um pouco de pesquisa para encontrar as fontes que melhor atendem às suas necessidades no momento [e suas outras identidades como gênero, raça, classe e status de imigrante]." E por isso, Twitter, Tumblr e Instagram são tops. Sério, as hashtags podem ter uma utilidade séria.