O rapé é prejudicial? Conheça os fatos
Contente
- O que é rapé?
- O rapé é prejudicial?
- Você pode largar o hábito?
- Terapia de reposição de nicotina
- Prescrição médica
- Aconselhamento
- Suporte social
- Como a interrupção afetará sua saúde?
- O takeaway
O que é rapé?
Se você acha que fumar não é saudável, mas o rapé é seguro, pense novamente. O rapé é um produto do tabaco. Como os cigarros, ele contém substâncias químicas nocivas e viciantes que podem aumentar o risco de muitos problemas de saúde.
Para produzir rapé, o tabaco é seco e moído finamente. Existem dois tipos principais de rapé - secos e úmidos. Para usar rapé seco, você inala o tabaco moído em sua cavidade nasal. Para usar rapé úmido, coloque o tabaco entre o lábio inferior, a bochecha e a gengiva. A nicotina do tabaco é absorvida pelo revestimento do nariz ou da boca.
Como cigarros, tabaco para cachimbo e tabaco para mascar, o rapé é um produto perigoso e viciante.
O rapé é prejudicial?
O rapé não é apenas altamente viciante, mas também prejudicial à sua saúde. Você pode pensar que usar rapé não é tão perigoso quanto fumar, porque você não está inalando fumaça nos pulmões. No entanto, o rapé ainda pode afetar negativamente o seu corpo.
Como outras formas de tabaco, o rapé contém substâncias químicas causadoras de câncer. Pode aumentar o risco de vários tipos de câncer, incluindo:
- câncer de nariz e seio
- cancros orais
- câncer de esôfago
- câncer de pâncreas
O uso do rapé também aumenta o risco de outras condições, como:
- pressão alta
- doença cardíaca
- ataque cardíaco
- derrame
Se você estiver grávida, aumenta as chances de nascimento prematuro e natimorto.
O uso de rapé úmido também pode amarelar os dentes, azedar o hálito e levar a cáries e infecções nas gengivas. Em alguns casos, você pode perder os dentes. Você pode até desenvolver problemas profundos na mandíbula que resultam em perda óssea. Isso pode desfigurar seu rosto.
Você pode largar o hábito?
Por ser viciante, o rapé pode ser um desafio para sair. Se você desenvolveu um vício ou hábito de rapé, marque uma consulta com seu médico. Eles podem ajudá-lo a desenvolver um plano para sair. Por exemplo, eles podem recomendar uma combinação de terapia de reposição de nicotina, medicamentos prescritos, aconselhamento ou outras estratégias.
Terapia de reposição de nicotina
A retirada da nicotina pode causar sintomas desagradáveis. Para gerenciar seus sintomas, seu médico pode recomendar terapia de reposição de nicotina. Ele fornece doses de nicotina sem os outros produtos químicos nocivos encontrados no tabaco.
Você pode encontrar adesivos de nicotina, pastilhas, gengivas e outros produtos de reposição de nicotina na maioria das farmácias. Você não precisa de receita médica para comprá-los.
Prescrição médica
Alguns medicamentos também podem ajudá-lo a parar de usar tabaco. Por exemplo, seu médico pode prescrever vareniclina (Chantix) ou buproprion. Pergunte ao seu médico mais informações sobre os possíveis benefícios e riscos desses medicamentos.
Aconselhamento
Um conselheiro de saúde mental pode ajudá-lo a superar o vício e desenvolver hábitos mais saudáveis. Eles também podem ajudá-lo a controlar seus gatilhos, gerenciar sintomas de abstinência e manter sua motivação. Considere pedir ao seu médico um encaminhamento para um conselheiro.
Cada estado, assim como o Distrito de Columbia, oferece um programa gratuito de cessação do tabaco por telefone. Esses serviços podem conectá-lo a profissionais de saúde mental. Eles podem ajudá-lo a encontrar maneiras de lidar com o tabaco, oferecer um local seguro para conversar sobre suas preocupações e apontar outros recursos gratuitos para ajudá-lo a deixar o tabaco para sempre.
Suporte social
Enquanto algumas pessoas preferem aconselhamento individual, outras podem ter sucesso em grupos maiores. Por exemplo, programas como o Nicotine Anonymous oferecem sessões de grupo de apoio para pessoas que lidam com o vício em nicotina. Nessas sessões, você pode se conectar com outras pessoas que estão tentando parar de usar produtos de tabaco. Vocês podem se apoiar com motivação e apoio social. Eles também podem compartilhar estratégias concretas para mudar seu estilo de vida.
Seus amigos e familiares também podem fornecer suporte essencial. Diga a eles sobre seu objetivo de sair e informe-os como eles podem ajudá-lo. Por exemplo, se determinados locais ou atividades aumentam seus desejos de tabaco, peça a seus entes queridos para ajudá-lo a evitar esses gatilhos ao passar um tempo juntos.
Como a interrupção afetará sua saúde?
Ao parar de usar rapé, é provável que você tenha sintomas de abstinência. Por exemplo, você pode experimentar:
- depressão
- raiva
- ansiedade
- inquietação
- insônia
- dores de cabeça
- ganho de peso
Com o tempo, esses sintomas começarão a diminuir e você começará a se sentir melhor. Enquanto isso, pergunte ao seu médico como você pode limitar e gerenciar os sintomas de abstinência usando terapia de reposição de nicotina, medicamentos prescritos, aconselhamento ou outras estratégias.
Desistir também traz muitos benefícios à saúde. Cortar rapé e outros produtos de tabaco de sua vida diminuirá suas chances de desenvolver câncer, pressão alta e doenças cardíacas. Também dará à sua boca a oportunidade de se curar se você desenvolver feridas ou infecções nos lábios, gengivas ou bochechas.
O takeaway
Não é fácil quebrar um vício em rapé. Mas com o apoio de sua família, amigos e médico, você pode abandonar seu hábito. Uma combinação de terapia de reposição de nicotina, prescrição de medicamentos, aconselhamento ou outros tratamentos pode aumentar suas chances de sucesso.
Isso não acontecerá em um dia, mas se você acreditar em si mesmo e seguir seu programa de cessação do tabaco, poderá desenvolver hábitos mais saudáveis. É hora de deixar para trás o tabaco para sempre.