O que você precisa saber sobre maquiagem sem glúten
Contente
Seja por escolha ou necessidade, mais mulheres estão optando por um estilo de vida sem glúten do que nunca. Enquanto muitas das principais marcas de alimentos e bebidas alcoólicas agora atendem à tendência, a última a entrar na festa é a indústria de maquiagem. Mas essa nova opção de comprar maquiagem g-free gerou muitas perguntas. Para que você não precise vasculhar os comentários da Internet em busca de respostas, perguntamos ao dermatologista Joshua Zeichner, M.D. e ao gastroenterologista Peter Green, M.D., diretor do Centro de Doenças Celíacas da Universidade de Columbia e autor de Exposto ao glúten, para nos ajudar a decompô-lo.
Você pode estar se perguntando, Hum, makeup tem glúten? Pode parecer um ingrediente aleatório, mas há uma razão prática para isso: o glúten serve como um aglutinante em uma série de produtos de beleza (incluindo base, batom, maquiagem para os olhos e loções) ajudando os ingredientes a se unirem. Além disso, existem alguns outros benefícios para a pele. "Ingredientes derivados do glúten em cosméticos, que incluem extratos de trigo, cevada e aveia ajudam a acalmar e suavizar a pele", explica Zeichner. E os produtos com vitamina E (um ingrediente comum em hidratantes para o rosto e corpo, produtos anti-envelhecimento e protetores labiais) também são derivados do trigo. (Confira os benefícios de manter o glúten em sua dieta. Sim, eles existem!)
A boa notícia é que, ao contrário de uma alergia ao amendoim, que pode causar uma reação quando alguém simplesmente toca no amendoim, esta não é o caso com glúten. Para aqueles com doença celíaca, um distúrbio autoimune que faz com que o corpo ataque o intestino delgado quando o glúten é ingerido, ou aqueles que sofrem de sensibilidade ao glúten (o que estudos dizem que podem não na realidade ser uma coisa) não terá uma reação se o glúten for aplicado na pele topicamente, explica Zeichner.
Entããão ..... Por que ter maquiagem sem glúten? Bem, para indivíduos que são extremamente intolerantes ao glúten, ingerir até mesmo uma pequena quantidade de batom ao lamber os lábios pode causar uma reação, como uma erupção cutânea com coceira, explica Green.
Portanto, se você está jogando glúten em outros aspectos de sua vida, deveria fazer a troca cosmética? "Para aqueles que não sofrem de doença celíaca, não há benefício em usar maquiagem sem glúten", diz Zeichner. "Não há evidências de que a maquiagem com glúten tenha causado erupções, nem relatos de que tenha causado qualquer dano."
Green concorda: a maquiagem sem glúten é simplesmente uma tendência e, se você não tem intolerância, é completamente desnecessário fazer a troca, diz ele. Se você Faz tem doença celíaca, o médico pode encorajá-lo a usar batom sem glúten para prevenir qualquer ingestão potencial. (Para celíacos que amam maquiagem, é importante observar que, embora algumas marcas tenham removido o glúten de seus produtos, elas ainda podem ter outros aditivos, como óleo de gérmen de trigo, derivados do glúten.)
Mistério resolvido.