O que sua dor de cabeça está tentando dizer a você
Contente
Então, sua cabeça dói. O que você faz?
No que diz respeito ao tratamento da dor de cabeça, tudo depende do tipo de dor de cabeça com que você começa. Embora alguns tipos de cefaléia sejam muito diferentes - a enxaqueca é o único tipo de cefaléia acompanhada pelos sintomas sensoriais conhecidos como aura, por exemplo - outros compartilham sintomas e gatilhos comuns e são freqüentemente mal diagnosticados.
Pelo menos em casa. Freqüentemente, um paciente chega alegando dor de cabeça nos seios da face, sem qualquer congestão, febre ou outros sintomas de uma infecção verdadeira, diz Robert Cowan, M. D., professor de neurologia e diretor do programa de dor de cabeça da Universidade de Stanford. Muito provavelmente, é na verdade uma enxaqueca, diz ele, e "todos os antibióticos do mundo não vão ajudar nisso".
O tipo mais comum de dor de cabeça é o tipo tensional, diz Cowan, que pode ser causado por estresse, ansiedade, álcool ou cansaço visual, bem como outros fatores desencadeantes. As cefaleias em salvas e as cefaleias por uso excessivo de medicamentos (anteriormente conhecidas como cefaleias rebote) também são relativamente comuns. As dores de cabeça nos seios da face são muito mais raras, diz ele, mas não tão raras quanto as síndromes mais preocupantes que Cowan tratou, incluindo as dores de cabeça SUNCT, nas quais os pacientes sentem dores pontiagudas centenas de vezes por dia que requerem medicação intravenosa para o tratamento.
Claro, sua cabeça pode doer por causa de um trauma direto, como um acidente de carro ou lesão esportiva, diz Dawn C. Buse, Ph.D., professora associada de neurologia da Faculdade de Medicina Albert Einstein da Universidade de Yeshiva e diretor de medicina comportamental no Montefiore Headache Center. Outros experimentam o que é conhecido como dores de cabeça de esforço, diz ela, que podem ocorrer após tosse, exercícios ou mesmo sexo.
Embora um especialista em dor de cabeça possa ser sua melhor aposta para um diagnóstico preciso, saber as respostas a algumas perguntas importantes pode ajudar você e seu médico a chegar ao plano de tratamento correto.
"É muito útil ter o histórico de sua dor de cabeça organizado", diz Cowan. Saber quanto tempo suas dores de cabeça duram, quão intensas são, quão frequentes são e o que as desencadeia pode pintar um quadro para o seu médico quando você não estiver sentindo dor no momento. “Você tem que prestar atenção à sua vida”, diz ele, assim como uma pessoa com asma tem que prestar atenção ao clima ao se exercitar ao ar livre.
Abaixo estão algumas das perguntas cruciais que você deve acompanhar quando se trata de suas dores de cabeça - e um quadro básico do que as respostas podem significar.
Onde está localizada sua dor? | Infográficos
Como é a dor? | Crie infográficos
Quando ocorrem suas dores de cabeça? | Crie infográficos
Com que frequência suas dores de cabeça ocorrem? | Infográficos
Fontes: Johns Hopkins Medical Center, National Institutes of Health, WebMD, ProMyHealth, Stanford Medicine, Montefiore Headache Center
Mais sobre Huffington Post Healthy Living:
Hot Yoga é perigoso?
Por que você deve dizer não ao refrigerante diet
Movimentos favoritos dos especialistas em condicionamento físico