Constipação crônica: o que seu intestino está tentando lhe dizer
Contente
- Como o estilo de vida e a dieta podem causar constipação
- Condições subjacentes
- Tireoide subativa (hipotireoidismo)
- Diabetes
- Síndrome do intestino irritável
- Ansiedade
- Depressão
- Outras condições
- Gravidez
- Remédios
- Próximos passos
Constipação crônica
Não seria fácil se você pudesse culpar apenas uma coisa pela sua constipação crônica? Embora normalmente não seja o caso, sua irregularidade pode estar apontando para uma ou várias causas. Continue lendo para saber o que seu instinto pode estar tentando lhe dizer e o que você pode fazer a respeito.
Como o estilo de vida e a dieta podem causar constipação
Se você está constipado, seu intestino pode simplesmente estar em forte desacordo com seu estilo de vida. Uma dieta pobre e falta de atividade física são as causas mais comuns de constipação, por isso é uma boa ideia descartá-las antes de investigar outras causas.
Aqui estão alguns fatores relacionados à dieta e estilo de vida que podem causar prisão de ventre:
- uma dieta rica em carne e laticínios
- uma dieta rica em alimentos processados, que são ricos em gordura e açúcar
- falta de alimentos ricos em fibras
- não há água e outros fluidos suficientes
- muito álcool ou cafeína
- falta de exercício
- ignorando a vontade de usar o banheiro
Faça algumas mudanças em seu estilo de vida e veja se elas resultam em alguma alteração intestinal positiva. Por exemplo:
- Inclua mais alimentos ricos em fibras em suas refeições: frutas, vegetais, grãos inteiros.
- Tome um suplemento de fibra junto com um copo grande de água todos os dias.
- Faça alguma forma de atividade física por 30 minutos todos os dias, mesmo que seja apenas uma longa caminhada.
- Use o banheiro assim que tiver vontade.
- Evite álcool e cafeína.
Condições subjacentes
Talvez você tenha feito mudanças em sua dieta e estilo de vida e ainda não esteja obtendo nenhum alívio. Nesse ponto, pode ser uma boa ideia visitar seu médico para ver se seus sintomas intestinais são resultado de alguma outra coisa acontecendo em seu corpo.
Embora ter constipação crônica não signifique necessariamente que você também tenha uma dessas condições, pode ser uma boa ideia fazer alguns testes de diagnóstico adicionais apenas para verificar.
Isso é especialmente verdadeiro se você estiver tendo outros sintomas como fadiga, perda de cabelo, cólicas abdominais, alterações de peso ou problemas de visão.
A constipação crônica pode ser um sinal das seguintes condições:
Tireoide subativa (hipotireoidismo)
Quando sua tireoide, uma pequena glândula próxima à parte frontal do pescoço, deixa de produzir hormônios suficientes, isso pode ter um impacto drástico em seu metabolismo. Um metabolismo lento resulta em uma desaceleração de todo o processo digestivo, o que leva à constipação.
Os sintomas de hipotireoidismo geralmente se desenvolvem lentamente ao longo do tempo. Além da constipação, se você tiver uma tireoide hipoativa, você também pode ter:
- fadiga
- aumento da sensibilidade ao frio
- pele seca
- ganho de peso
- períodos menstruais irregulares se você for mulher
- cabelo ralo
- unhas quebradiças
- memória prejudicada
- um rosto inchado
Um exame de sangue conhecido como teste de função da tireoide pode ajudar a avaliar a função da tireoide. Se você tiver hipotireoidismo, seu médico provavelmente terá que fazer mais exames. O hipotireoidismo pode ser causado por outras condições, incluindo:
- uma doença autoimune conhecida como tireoidite de Hashimoto
- radioterapia
- doenças congênitas
- distúrbios hipofisários
- gravidez
- deficiência de iodo
- certos medicamentos, como lítio
- Câncer
- cirurgia de tireoide
O hipotireoidismo pode ser tratado com sucesso com um hormônio tireoidiano sintético denominado levotiroxina (Levothroid, Unithroid).
Diabetes
Assim como o hipotireoidismo, o diabetes também é um problema hormonal. No diabetes, seu corpo para de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente, de modo que não consegue mais decompor o açúcar no sangue.
Os níveis elevados de açúcar no sangue observados na diabetes tipo 1 e 2 podem causar neuropatia diabética ou danos nos nervos. De acordo com a Clínica Mayo, danos aos nervos que controlam o trato digestivo podem levar à constipação.
É imperativo que o diabetes seja diagnosticado o mais cedo possível. Os sintomas da diabetes pioram se não forem tratados. Junto com a constipação, procure outros sintomas, incluindo:
- estar com sede o tempo todo
- micção frequente, principalmente à noite
- fadiga
- perda de peso
- visão embaçada
Síndrome do intestino irritável
A constipação pode ser o resultado de uma doença intestinal conhecida como síndrome do intestino irritável (SII). A causa exata da SII não é bem compreendida, mas acredita-se que seja o resultado de problemas com a forma como o cérebro e o intestino interagem um com o outro.
Um diagnóstico de IBS pode ser feito avaliando seus sintomas. Além da constipação, outros sintomas de IBS incluem:
- dor abdominal e cólicas
- inchaço
- flatulência excessiva
- diarreia urgente ocasional
- passando muco
Ansiedade
Quando você está ansioso ou estressado, seu corpo entra em modo de "voar ou lutar". Seu sistema nervoso simpático fica ativo, o que significa que sua digestão fica suspensa.
A ansiedade que não passa, às vezes chamada de transtorno de ansiedade generalizada (TAG), pode afetar seu processo digestivo.
Outros sintomas de GAD incluem:
- preocupação excessiva
- inquietação
- insônia
- irritabilidade
- Dificuldade de concentração
A ansiedade pode ser tratada com medicamentos e aconselhamento psicológico ou terapia.
Depressão
A depressão pode causar constipação por vários motivos. Pessoas que estão deprimidas podem ficar na cama o dia todo e diminuir a atividade física.
Eles também podem mudar sua dieta, comer muitos alimentos ricos em açúcar ou gordura, ou não comer muito. Essas mudanças no estilo de vida e na dieta podem provavelmente causar prisão de ventre.
Os medicamentos e o aconselhamento psicológico são muito eficazes para pessoas com depressão. Os sintomas de depressão incluem:
- sentimentos de desesperança, inutilidade ou desespero
- pensamentos suicidas
- explosões de raiva
- perda de interesse em atividades prazerosas
- dificuldade de concentração
- fadiga
- apetite reduzido
Se você estiver experimentando algum desses sintomas, considere falar com um terapeuta. Assim que seus problemas psicológicos forem resolvidos, seu instinto responderá.
Outras condições
Em alguns casos, os sintomas de constipação podem ser um sinal de um problema mais sério. Por exemplo, problemas com seu cérebro ou sistema nervoso podem afetar os nervos que fazem com que os músculos do intestino se contraiam e movam as fezes.
Como alternativa, algo bloqueando seu intestino, como um tumor, também pode levar à constipação. Na maioria dessas condições, a constipação geralmente não é o único sintoma. Outras condições que podem causar constipação incluem:
- hipercalcemia ou muito cálcio na corrente sanguínea
- esclerose múltipla, uma condição que afeta seu sistema nervoso
- Doença de Parkinson, uma condição em que parte do seu cérebro se torna progressivamente danificada
- obstrução intestinal
- câncer de intestino
- lesão da medula espinal
- derrame
Gravidez
A constipação é comum durante a gravidez. Pelo menos duas em cada cinco mulheres sofrem de constipação quando estão grávidas. Isso é causado pelo corpo produzindo mais do hormônio progesterona, o que pode dificultar a contração dos músculos intestinais.
Se você estiver grávida, pergunte ao seu médico sobre maneiras de tratar a constipação com segurança, sem prejudicar seu bebê.
Remédios
Sua constipação pode não ser realmente causada por sua condição médica, mas pelos medicamentos usados para tratar a condição. Os seguintes medicamentos são conhecidos por causar constipação:
- analgésicos opiáceos, como codeína e morfina
- bloqueadores dos canais de cálcio para hipertensão e doenças cardíacas
- agentes anticolinérgicos usados para tratar espasmos musculares
- drogas usadas para tratar a epilepsia
- antidepressivos tricíclicos
- medicamentos usados para tratar a doença de Parkinson
- diuréticos, usados para ajudar os rins a remover fluidos do sangue
- antiácidos para ácido gástrico, especialmente antiácidos ricos em cálcio
- suplementos de cálcio
- suplementos de ferro para o tratamento da anemia
- agentes antidiarréicos
Se você notar uma mudança na frequência ou na qualidade de seus movimentos intestinais depois de iniciar qualquer um desses medicamentos, converse com seu médico.
Eles podem querer ajustar seus medicamentos, mudar para um novo medicamento ou prescrever-lhe um medicamento adicional para controlar seus sintomas de constipação.
Próximos passos
Se as mudanças na dieta e no estilo de vida não resolverem seus problemas intestinais, visite seu médico para mais testes de diagnóstico.
Reserve um momento para pensar sobre quaisquer outros sintomas que você possa ter e que seu médico possa querer saber, como fadiga, queda de cabelo ou mudanças no seu peso. Pergunte ao seu médico se algum dos seus medicamentos pode estar causando alterações nos movimentos intestinais.
Embora a constipação crônica nem sempre signifique que você tem outra condição subjacente, seu médico vai querer realizar alguns testes de diagnóstico apenas para ter certeza.
Se você for diagnosticado com outro problema médico, não se preocupe. O seu médico irá indicar-lhe um plano de tratamento assim que possível.
Se você tem se sentido deprimido ou ansioso ultimamente e acha que isso pode estar afetando sua digestão, marque uma consulta com um terapeuta.