Qual é o problema com o vazamento da bexiga durante o treino?
Contente
Então você está acelerando os intervalos durante a aula de HIIT, mostrando aos burpeus quem é que manda, e saltitando com o melhor deles quando, oops, alguma coisinha vazou. Não, isso não é suor, é definitivamente um pouquinho de xixi. (Este é apenas um dos pensamentos muito reais que você definitivamente tem durante a aula de HIIT.)
Quer sejam double unders, agachamentos com salto, sprints ou polichinelos que o pegam, você está longe de estar sozinho se tiver vazamentos ocasionais na bexiga no meio do treino. Estima-se que 15 milhões de mulheres nos EUA sofrem de incontinência urinária de esforço (IUE). É quando você faz xixi um pouco enquanto faz exercícios, tosse, espirra, etc., de acordo com a National Association for Continence (NAFC).
Não, esse "estresse" não tem nada a ver com o estresse ~ emocional ~ que você sente quando seu chefe está sendo um A-hole ou seu calendário parece o de Rachel de Alegria. Neste caso, o estresse se refere à pressão intra-abdominal empurrando sua bexiga, diz Elizabeth Kavaler, M.D., uroginecologista do Total Urology Care de Nova York. Basicamente, se houver pressão suficiente na bexiga - seja por se dobrar, levantar, espirrar, tossir ou fazer exercícios intensos - e os músculos do assoalho pélvico não forem superfortes, um pouco de urina pode esguichar.
Mas por que algumas mulheres têm esse problema, enquanto outras alegremente criam o SoulCycle sem um esguicho à vista? A causa geral subjacente é um músculo esfincteriano fraco (que mantém a uretra fechada) e / ou assoalho pélvico fraco (os músculos que sustentam sua bexiga, útero e intestino), de acordo com o NAFC. Eles podem se tornar fracos por uma variedade de razões, sendo as mais comuns o envelhecimento e a gravidez / parto, diz Alyssa Dweck, M.D., uma ginecologista da cidade de Nova York e autora de O Completo A a Z para Seu V. Na verdade, a IUE afeta de 24 a 45 por cento das mulheres com mais de 30 anos, de acordo com o jornal Médico de Família Americano. Outras causas incluem cirurgia pélvica (como uma histerectomia), uma predisposição genética e pressão crônica na bexiga - de coisas como tosse crônica, constipação e até excesso de peso, diz o Dr. Kavaler. Também está na lista? Levantamento pesado repetido ou esportes de alto impacto, de acordo com o NAFC.
Uma ótima notícia: um pequeno vazamento agora não significa que as fraldas para adultos estão em seu futuro próximo. “Geralmente não é progressivo, então não significa que quando você tiver filhos vai piorar”, diz o Dr. Kavaler. Com notícias ainda melhores, sua melhor aposta para reduzir o risco de IUE é grátis e fácil, e você provavelmente já ouviu falar disso - sim, barris. O Dr. Kavaler recomenda três séries de 10 a 15 kegels ao longo do dia. (Veja como fazer kegels da maneira certa.) Você pode até pegar um rastreador Kegel ultramoderno se quiser levar seu treinamento do assoalho pélvico para o próximo nível. Apenas saiba que eles não vão necessariamente fazer mágica e pode levar algumas semanas para notar melhorias, diz o Dr. Dweck. (Bônus: eles também tornam o sexo ainda melhor.)
Se você estiver preocupado com o ponto de vazamento, apenas mencione isso ao seu ginecologista. Ela pode ajudá-lo a descobrir se é NBD, se o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico ajudará, ou se você deve consultar um especialista (como um ginourologista ou mesmo um fisioterapeuta do assoalho pélvico), diz o Dr. Kavaler. E, PSA: se esse problema aparecer repentinamente junto com um desejo mais frequente de ir ou com sangue na urina, há uma chance de não ser IUE e ser apenas uma infecção do trato urinário (ITU), diz o Dr. Dweck.
Você pode passar o dia curtindo, mas uma certa quantidade de vazamento na bexiga durante o levantamento terra pode ser apenas o seu destino de treino. Compre algumas leggings pretas e roupas íntimas à prova de xixi Icon (feitas pela THINX, a marca revolucionária de calcinhas de época) e abrace algumas das partes menos glamourosas de ficar em forma.