Quando ver um documento Sports-Med
Contente
A medicina esportiva não é apenas para atletas profissionais experientes que são retirados do campo e precisam de uma recuperação rápida. Até mesmo guerreiros de fim de semana que sentem dor durante os treinos podem tirar proveito das técnicas que os médicos esportivos usam para diagnosticar, tratar e prevenir doenças relacionadas ao condicionamento físico. Se você leva um estilo de vida ativo, provavelmente reconhecerá estas seis lesões esportivas mais comuns:
Dor ou dormência no tendão de Aquiles
Fraturas
Irritação no joelho
dores nas canelas
Entorses e distensões
Músculos inchados
Nunca é uma boa ideia forçar a dor enquanto se exercita na elíptica, joga no campo de futebol ou faz qualquer outro tipo de atividade física. Na verdade, isso pode causar mais danos. Mark Klion, M.D., instrutor clínico de medicina esportiva no Departamento de Ortopedia da Escola de Medicina Mount Sinai em Nova York, compartilha remédios caseiros que funcionam e também dá dicas sobre como encontrar um especialista de confiança perto de você se as dores persistirem.
P: As lesões esportivas podem ser tratadas em casa?
R: Às vezes. A dor de uma lesão provém da inflamação. Experimente o método RICE, que modifico para RARROZ (Relativo Descanso, Gelo, Compressão, Elevação), para aliviar o inchaço e a irritação. eu digo relativo descanse porque com muitas lesões, como músculos inchados, você pode permanecer ativo durante o processo de cicatrização e manter o condicionamento aeróbico - mas terá que mudar de atividades de alto para baixo impacto. Aplique gelo dentro de 12 a 36 horas após a lesão para reduzir o inchaço e, em seguida, use uma bandagem ACE para manter a área firme e rígida. Por último, eleve a extremidade para que a gravidade afaste o excesso de fluido da área afetada, diminuindo ainda mais o inchaço - a única coisa que pode realmente retardar o processo de reabilitação.
P: Quando é a hora de consultar um médico?
R: Lesões esportivas podem ser agudas, ocorrendo repentinamente durante o exercício, ou crônicas, desenvolvendo-se ao longo do tempo. Embora ambos os tipos posso ser tratado em casa, se a lesão for grave - por exemplo, você acha que quebrou um osso ou há sangramento excessivo - ou continua a doer cinco dias após o tratamento, você deve consultar um médico. Os sinais de lesões agudas incluem hematomas, inchaço, deformidade (como luxação óssea), incapacidade de colocar peso em uma área e dor aguda. Lesões agudas graves, como entorses de tornozelo ou rupturas do tendão de Aquiles, devem ser levadas ao pronto-socorro. Lesões crônicas, também chamadas de uso excessivo, como tendinites, dores nas canelas ou fraturas por estresse resultam de treinamento repetitivo, alongamento impróprio ou problemas com o equipamento. Eles causam dores surdas e persistentes que pioram gradualmente. Se você estiver mancando, entorpecido ou sentindo menos flexibilidade do que o normal, consulte um médico.
P: Quais lesões esportivas você trata com mais frequência?
UMA: Fasceíte plantar, inchaço e irritação do tecido na planta do pé, que podem ocorrer em qualquer pessoa ativa, não apenas em um atleta fanático. Fraturas por estresse, pequenas rachaduras no osso, na parte inferior da perna, que resultam de corrida ou outras atividades de alto impacto, como basquete. Joelho do corredor, dor ou sensação de irritação causada pelo uso excessivo ou aplicação de muita força repetitiva no joelho, o que também é típico em corredores.
P: Como essas lesões são tratadas?
UMA: Em primeiro lugar, você deve reconhecer quando a dor que está sentindo é mais do que dor e quando algo está errado. Então, pare de fazer o que você está fazendo. Se você forçar a dor, inicia um ciclo de micro lesões contínuas. O processo de cura geralmente começa com a troca de atividades. Em seguida, você retreina os músculos, tendões e ligamentos que foram expostos ao estresse, para que possam se curar. Fazer exercícios de flexibilidade e força (ou fisioterapia) em uma amplitude de movimento confortável permite que os músculos lesionados sejam expostos a um estresse curativo suave. Os tecidos respondem reparando os mecanismos celulares danificados. A cirurgia se destina a lesões nas quais há grande dano estrutural dos tecidos, como a separação completa que ocorre com a ruptura do tendão de Aquiles.
P: Quanto tempo normalmente leva a recuperação?
UMA: Esse processo leva tempo, de quatro a seis semanas, às vezes mais. Eu digo aos pacientes que esperem que a recuperação demore enquanto os sintomas estiverem presentes
P: Como essas lesões esportivas podem ser evitadas?
R: O primeiro passo é um treinamento inteligente. Você deseja incorporar exercícios de força e flexibilidade em seu programa. Todos os nossos tecidos moles - músculos, tendões e ligamentos - respondem ao estresse do treino ficando mais fortes e resistentes a lesões. O treinamento cruzado também evita lesões. Parte da razão pela qual os triatlos são tão populares é que a preparação para eles envolve correr, andar de bicicleta e nadar para que você possa treinar sem sobrecarregar nenhum grupo muscular. Você também deve ter certeza de que seu calçado se ajusta corretamente e de que está usando o equipamento certo.
P: Como posso encontrar um médico esportivo local?
UMA: Você pode acessar os sites dessas duas organizações profissionais, inserir seu CEP e ver se há um médico perto de você: AOSSM para cirurgiões ortopédicos e AMSSM, para médicos que realizam tratamento não cirúrgico de lesões esportivas.
P: Se não houver um especialista listado em meu estado, mas eu tiver uma indicação, quais credenciais estou procurando?
R: Idealmente, você deseja um médico que, após concluir a residência primária, concluiu o treinamento adicional por meio de uma bolsa de estudos credenciada em medicina esportiva. Além disso, procure alguém que seja membro de sociedades de medicina esportiva, como o American College of Sports Medicine, e tenha uma especialidade em sua lesão ou priorize a vida para incluir fitness, especialmente sua atividade preferida.