Quando é o melhor momento para anunciar sua gravidez?
Contente
- Anunciando sua gravidez
- O risco de aborto
- A primeira visita pré-natal
- Perda recorrente de gravidez
- Os profissionais de esperar para anunciar sua gravidez
- Prós de espera
- Os contras de esperar para compartilhar as notícias
- Contras de esperar
- Anunciando a diferentes grupos
- Família
- Amigos
- Empregador
- O que você deveria fazer?
- O takeaway
Anunciando sua gravidez
Um dos momentos mais emocionantes da sua gravidez é fazer o primeiro teste positivo. Você provavelmente quer dizer ao mundo inteiro que está esperando. Mas quando é a melhor hora para anunciar sua gravidez?
Muitos futuros pais esperam até o final do primeiro trimestre - por volta da semana 13 - para contar a amigos e familiares sobre a gravidez. Vários fatores influenciam o motivo pelo qual as pessoas esperam até esse momento para compartilhar as notícias.
Ainda assim, a parte mais importante da sua decisão deve girar em torno do que o torna mais confortável. Continue lendo para descobrir mais sobre o que considerar antes de decidir anunciar sua gravidez.
O risco de aborto
O primeiro trimestre é um período tremendo de desenvolvimento e mudança para você e seu filho. Com toda essa mudança, corre-se o risco de a gravidez não durar.
Entre 10 e 25% das gestações conhecidas terminam em aborto espontâneo, e aproximadamente 80% desses abortos ocorrem no primeiro trimestre.
A maioria dos abortos é causada por fatores fora do controle da mãe. Cerca da metade é causada por anormalidades cromossômicas. Isso significa que o bebê não se desenvolve adequadamente.
Outras causas do aborto no primeiro trimestre incluem:
- doença na mãe
- defeito da fase lútea (problema com o ciclo mensal de uma mulher)
- desequilíbrios hormonais
- aderências (tecido cicatricial) no útero
A idade é outro fator que afeta o aborto. Aqui está o risco de aborto por idade:
- Mulheres com 35 anos ou menos: 15%
- Mulheres com idades entre 35 e 45: 20 a 35 por cento
- Mulheres com 45 anos ou mais: 50%
Se um bebê em desenvolvimento vive até 7 semanas com um batimento cardíaco, o risco de aborto cai para 10%. Nas primeiras semanas em que o risco é maior, você pode nem saber que está grávida, a menos que tenha feito um teste precoce. Após a semana 12, o risco de aborto espontâneo cai para 5% no restante da gravidez.
Dadas essas estatísticas, é compreensível que muitos pais esperem até que o risco de aborto diminua antes de serem anunciados. A maioria das mulheres não quer contar às pessoas a triste notícia de um aborto logo após anunciar a gravidez.
A primeira visita pré-natal
Outra razão pela qual os casais esperam até o final do primeiro trimestre para compartilhar tem a ver com exames pré-natais. Sua primeira consulta pode ocorrer por volta da semana 8 da gravidez ou até mais tarde.
Durante a primeira visita, seu médico fará testes para confirmar sua gravidez, estimar sua data de vencimento, rastrear infecções e determinar a saúde geral de você e seu bebê.
Para alguns casais, ouvir o batimento cardíaco pela primeira vez ou realizar um ultrassom até a data é reconfortante antes de anunciar a todos.
Perda recorrente de gravidez
Se você sofreu uma perda anterior, seu risco de ter outro aborto pode ser um pouco maior, dependendo do seu histórico de saúde.
Esta notícia pode ser desanimadora, especialmente no caso de perda recorrente de gravidez (RPL). O seu médico provavelmente o examinará, solicitará exames de sangue e fará outros testes para determinar a causa de suas perdas.
A boa notícia é que, com o tratamento certo, suas chances de levar um bebê a termo podem aumentar. Mas você pode se sentir mais confortável esperando até depois deste tratamento para anunciar sua gravidez a todos.
Os profissionais de esperar para anunciar sua gravidez
Se você teve dificuldade em conceber, teve uma perda de gravidez anterior ou um natimorto, convém esperar mais de 12 semanas para compartilhar as notícias de sua gravidez. Também é bom compartilhar depois do corte tradicional do primeiro trimestre. Depende inteiramente de você e o que você acha melhor.
Embora a perda no segundo e terceiro trimestres seja rara, os casais podem sentir-se sensíveis ou preocupados com a possibilidade de algo acontecer.
Nesses casos, você pode optar por compartilhar notícias sobre o seguinte:
- fazer um ultrassom que mostre que o bebê é saudável
- descobrindo o sexo do bebê
- atingindo a marca do meio da gravidez (semana 20)
- atingir um marco pessoal (por exemplo, quando você começa a mostrar)
Às vezes, informar um amigo ou membro da família pode ser útil, especialmente se você estiver se sentindo ansioso.
Se você ainda não se sente à vontade para compartilhar as notícias, seu médico pode encaminhá-lo a um terapeuta ou grupo de apoio onde você pode expressar seus sentimentos em um espaço seguro.
Outra opção é procurar fóruns on-line com mulheres que passaram por situações semelhantes. Exemplos de grupos de suporte online incluem:
- Suporte para gravidez após perda
- Suporte subsequente à gravidez após perda
Prós de espera
- O risco de aborto espontâneo geralmente diminui após o primeiro trimestre.
- Você pode se sentir mais confortável depois de fazer um ultrassom, ouvir os batimentos cardíacos do seu bebê ou atingir um marco na gravidez.
- Há anonimato para você e seu parceiro.
Os contras de esperar para compartilhar as notícias
Se você preferir ter uma rede de apoio, independentemente do resultado da gravidez, fique à vontade para compartilhar as notícias imediatamente.
O primeiro trimestre pode ser difícil para algumas mulheres por causa de fadiga, náusea, vômito e outros sintomas desagradáveis. Informar algumas pessoas importantes pode ajudar a aliviar o fardo. E se você acabar abortando, talvez não queira ter que passar por isso sozinho.
Você também pode informar imediatamente o seu empregador sobre sua gravidez, se seu trabalho exigir que você faça trabalho físico que possa ser perigoso. Esses riscos podem incluir:
- dobra repetidamente na cintura (mais de 20 vezes por dia)
- em pé por longos períodos de tempo
- levantando coisas pesadas, como caixas, mais de uma vez a cada cinco minutos
- sendo exposto a produtos químicos
Seu trabalho pode exigir essas tarefas. Os dados não são concretos sobre se essas atividades levam ou não diretamente ao aborto, mas ainda vale a pena considerar no quadro geral. Converse com seu médico sobre as recomendações para levantar durante a gravidez para obter mais detalhes.
Contras de esperar
- O primeiro trimestre pode ser difícil sem suporte.
- Você pode ficar exposto a riscos no local de trabalho se não informar o seu empregador.
- Amigos e familiares podem descobrir outras fontes, em vez de você contá-las diretamente.
Anunciando a diferentes grupos
Pode fazer sentido anunciar sua gravidez para diferentes grupos em momentos diferentes. Você pode primeiro contar a alguns familiares próximos e depois a alguns amigos antes de anunciar publicamente nas mídias sociais ou a seus colegas de trabalho.
Família
Considere dizer apenas à sua família para começar. Sua gravidez será uma grande notícia para seus pais, principalmente se esse for o primeiro neto deles. Você pode pensar em uma maneira criativa de contar a sua mãe, pai e irmãos para que possa estar lá para testemunhar a reação deles em primeira mão.
Se você optar por anunciar apenas sua família no início da gravidez, terá muitas pessoas para comemorar, mas não precisará explicar as coisas repetidamente se algo der errado.
Amigos
Você provavelmente desejará contar aos seus amigos mais próximos primeiro. Então, sempre que se sentir mais confortável, você poderá ampliar o grupo ou fazer um anúncio oficial nas mídias sociais. Mas esteja ciente de que as notícias podem surgir até do amigo ou parente mais bem-intencionado.
As redes sociais são provavelmente a maneira mais fácil de divulgar as notícias a amigos e familiares que moram longe. A publicação online de uma foto do seu ultra-som pode divulgar as notícias em um instante.
Empregador
Você precisará informar seu empregador mais cedo ou mais tarde, especialmente se você vai tirar uma licença parental ou sair do trabalho. Como mencionado acima, é uma boa idéia informar imediatamente o local de trabalho se seu trabalho envolve trabalho físico que pode ser perigoso.
Depois que seu empregador souber de sua gravidez, você estará protegido contra a discriminação de acordo com a Lei de Discriminação da Gravidez de 1978. Seu empregador deve fornecer acomodações razoáveis se você não puder executar suas atividades de trabalho com segurança durante a gravidez.
Se o seu trabalho não envolve trabalho físico, você pode esperar até ficar à vontade para que eles saibam. Apenas garanta ao seu empregador um tempo razoável para se preparar para o seu tempo ausente.
Você provavelmente desejará contar primeiro ao seu gerente direto para que vocês dois possam planejar juntos como contar aos outros com quem trabalham. Não há problema em pedir ao seu gerente que mantenha essas informações confidenciais até que você esteja pronto para contar aos outros.
Se você não deseja informar imediatamente o seu superior imediato, sinta-se à vontade para se reunir com o departamento de recursos humanos da sua empresa para discutir suas opções. Esteja preparado para discutir suas preocupações sobre como a gravidez afetará seu trabalho.
Ser profissional e preparado ajudará a garantir ao seu local de trabalho seu compromisso de fazer desta uma transição suave.
O que você deveria fazer?
No final, a escolha de quando compartilhar sua gravidez é inteiramente sua. Você pode informar imediatamente a amigos e familiares ou esperar até saber mais sobre a saúde de você e de seu bebê.
Para ajudar a tomar sua decisão, você pode se perguntar:
- Tenho uma gravidez de alto risco ou outros fatores que aumentam meu risco de aborto?
- Dizer a todos me fará sentir mais confortável ou menos confortável?
- Tenho certos fatores de trabalho ou estilo de vida que tornam a narrativa mais importante?
- Quero uma grande rede de suporte se algo acontecer?
O takeaway
O início da gravidez pode ser emocionante e assustador. Tente relaxar e aproveitar a viagem.
Muitas mulheres optam por anunciar sua gravidez no final do primeiro trimestre, porque o risco de aborto espontâneo é bastante reduzido e a “colisão” da gravidez pode não ser mais fácil de esconder. Obviamente, não é necessário anunciar na marca de 12 semanas e a escolha é inteiramente sua.
Independentemente de contar ao mundo inteiro imediatamente, informe o seu médico se estiver grávida ou tentando engravidar. Agende uma consulta pré-natal, tome suas vitaminas e mantenha bons hábitos alimentares e de exercício.
Tente cuidar de si e do seu futuro bebê. Não importa quando você compartilha as notícias, certamente será motivo para comemorar.