O CEO da Whole Foods acha que a carne à base de vegetais não é tão boa para você
Contente
Alternativas à carne à base de vegetais feitas por empresas como a Impossible Foods e a Beyond Meat estão tomando conta do mundo dos alimentos.
Beyond Meat, em particular, rapidamente se tornou um favorito dos fãs. O hambúrguer vegetariano "sangrento" que é a assinatura da marca está agora disponível em várias cadeias de alimentos populares, incluindo TGI Fridays, Carl's Jr. e A&W. No mês que vem, a Subway começará a vender um submarino Beyond Meat, e até mesmo a KFC está experimentando "frango frito" à base de plantas, que aparentemente se esgotou em apenas cinco horas de seu primeiro teste. Mercearias, como Target, Kroger e Whole Foods, começaram a oferecer uma variedade de produtos à base de carne de origem vegetal para atender ao aumento da demanda.
Entre os benefícios ambientais de adotar a base de plantas e o sabor delicioso desses produtos, há muitos motivos para fazer a mudança. Mas a maior questão sempre foi: esses alimentos são realmente bons para você? O CEO da Whole Foods, John Mackey, argumentaria que não.
Em uma entrevista recente com CNBC, Mackey, que também é vegano, disse que se recusa a "endossar" produtos como o Beyond Meat porque eles não estão exatamente beneficiando sua saúde. “Se você olhar os ingredientes, verá que são alimentos altamente processados”, disse ele. "Não acho que comer alimentos altamente processados seja saudável. Acho que as pessoas gostam de comer alimentos inteiros. Quanto à saúde, não vou endossar isso, e essa é uma crítica tão grande que farei em público."
Acontece que Mackey tem razão. "Qualquer tipo de alternativa à carne será apenas isso - uma alternativa", diz Gabrielle Mancella, uma nutricionista registrada no Orlando Health. "Embora possamos supor que a gordura saturada, o colesterol e os conservantes às vezes encontrados nas carnes reais vão nos causar danos, também há pontos negativos na arena da carne alternativa processada."
Por exemplo, muitas opções de hambúrguer e salsicha à base de vegetais contêm grandes quantidades de sódio, uma vez que ajuda a manter sua textura e sabor, explica Mancella. Muito sódio, entretanto, pode aumentar o risco de certas doenças cardiovasculares e renais, bem como osteoporose e até mesmo alguns tipos de câncer. É por isso que as Diretrizes Dietéticas dos Estados Unidos para 2015-2020 recomendam limitar o consumo de sódio a 2.300 miligramas por dia. "Um hambúrguer Beyond Meat pode conter uma porção significativa de [sua quantidade diária recomendada de sódio]," diz Mancella. "E quando complementado com condimentos e pão, você pode quase dobrar a ingestão de sódio, o que acaba sendo mais do que se você acabasse de comer."
Também é importante ficar atento aos corantes artificiais em alternativas à base de carne de origem vegetal, acrescenta Mancella. Esses corantes são geralmente adicionados em pequenas doses para ajudar a replicar a cor da carne, mas têm sido altamente controversos nos últimos anos. Vale ressaltar, porém, que algumas carnes vegetais, como a Beyond Meat, são coloridas com produtos naturais. “Este hambúrguer literalmente tem gosto de recém-saído da grelha e a textura é tão parecida com a da carne bovina de verdade que é surpreendente que ele seja colorido principalmente com beterraba e não seja um produto à base de soja”, explica Mancella. Ainda assim, os métodos de processamento dessas alternativas baseadas em plantas podem ser tão prejudiciais quanto suas contrapartes originais, diz ela. (Você sabia que o aromatizante artificial é um dos 14 alimentos proibidos ainda disponíveis nos EUA?)
Então você está realmente melhor apenas comendo a coisa real? Mancella diz que depende da quantidade de carne vegetal que você planeja consumir.
“Isso [também] depende de seus objetivos”, acrescenta ela. "Se você está tentando diminuir a quantidade de gordura saturada, colesterol ou sódio em sua dieta, então produtos de carne alternativos não são para você. Mas se você está apenas tentando diminuir a pegada de carbono de produtos de origem animal, esses alimentos pode ser exatamente o que você está procurando. " (Veja: Carne vermelha é * realmente * ruim para você?)
Resumindo: como a maioria das coisas, a moderação é fundamental ao consumir produtos alternativos à base de carne.“Uma dieta minimamente processada é sempre melhor, por isso esses produtos devem ser abordados com o mesmo nível de cautela com outros alimentos embalados, como cereais, biscoitos, salgadinhos, etc.”, diz Mancella. "Eu não recomendaria tornar-se dependente desses produtos."