Por que o Hot Yoga faz você se sentir tonto
Contente
Quando a temperatura cai, é natural desejar uma aula de ioga quente e quentinha para aquecê-lo. Mas, às vezes, uma sessão acalorada no tapete pode se transformar em um treino desconfortável que o deixa em uma pose de criança lutando contra crises de tontura. (Relacionado: Quão quente deveria realmente estar na aula de ioga quente?)
O que da? A tontura que ocorre apenas durante a ioga quente (leia-se: você não tem nenhuma condição médica subjacente conhecida) provavelmente se deve a uma combinação de poses e temperatura. "Seu corpo precisa trabalhar mais para fornecer sangue aos órgãos durante o exercício no calor", explica Luke Belval, C.S.C.S., diretor de pesquisa do Korey Stringer Institute da Universidade de Connecticut.
Em alguns casos - principalmente quando combinados com movimentos difíceis de segurar ou se você estiver prendendo a respiração - isso pode privar outras partes do corpo, incluindo o cérebro, de algum sangue. A tontura, que corrige a pressão arterial, é a resposta natural do seu corpo a isso, diz Belval.
Além disso, em uma sala que é mais quente do que a temperatura do seu corpo, você emite calor ao suar (muito). E embora isso certamente o refresque, também reduz o volume de fluido no corpo, diminuindo ainda mais a pressão arterial, tornando a tontura mais provável, diz Roger Cole, Ph.D., um professor de ioga certificado em Iyengar baseado em Del Mar, CA.
Pessoas que têm pressão arterial baixa podem ter maior probabilidade de desmaiar, assim como qualquer pessoa que tenha termorregulação comprometida ou uma condição médica como vertigem, diz Belval. Mas a tontura também pode variar de acordo com a hora do dia, por exemplo, você pode se sentir mal durante a sua primeira aula de Bikram das 6 da manhã. Descobrindo o melhor horário para sua corpo para praticar pode ajudar a contornar o problema, diz Cole. (Veja também: Os pensamentos não tão zen que você tem no Hot Yoga)
E embora o corpo humano seja capaz de coisas notáveis (sim, até mesmo se condicionando para se exercitar no calor), os especialistas concordam que você nunca deve Empurre a si mesmo se sentir tonturas. Se você sentir tonturas durante várias sessões de ioga quente, consulte um profissional de saúde para identificar quaisquer problemas médicos subjacentes. A tontura pode ser um sinal de algo mais sério ou de que você está prestes a desmaiar. Se você sentir que um feitiço está chegando, faça uma pausa e considere estas três dicas para a próxima vez.
Aumente a temperatura.
“A aclimatação ao calor normalmente ocorre em 10 a 14 dias de exposição”, diz Belval. Portanto, se você pulou direto, considere dar um passo para trás e começar em uma aula sem aquecimento e aumentar gradualmente.
Mas não espere milagres. Se os sentimentos persistirem, aulas exaltadas podem não ser para você. "Mesmo pessoas em boa forma têm tolerância para a quantidade de calor que podem suportar", diz Michele Olson, Ph.D., professora adjunta de ciência do esporte no Huntingdon College em Montgomery, AL.
Considere suas poses.
Considere o Savasana como sua escolha se estiver se sentindo tonto. "Os efeitos gravitacionais de deitar ajudam a restaurar a pressão arterial no coração e no cérebro", diz Cole. Pule inversões como cão para baixo e dobra para frente, mesmo se você achar que elas vão ajudar, pois tendem a aumentar a sensação de tontura, diz Heather Peterson, do CorePower Yoga. A pose de criança é outra opção se parecer certa para você, acrescenta Cole.
Mais importante: respire lenta e profundamente, o que pode ajudar a distribuir oxigênio por todo o corpo e a passar a sensação.
Hidrato!
Nunca chegue desidratado a uma turma aquecida - a falta de H2O pode exacerbar a queda da pressão arterial que causa a tontura, explica Belval. Em vez de mirar no truque dos oito copos por dia, beba de acordo com sua sede ao longo do dia e use a cor da urina como um teste, ele sugere. "Urina de cor mais clara que parece limonada é melhor do que urina de cor escura que parece suco de maçã.A urina limpa pode ser uma indicação de que você está bebendo demais. "
Se você tiver uma garrafa isolada a vácuo, Peterson sugere trazer água gelada para manter as coisas (muito) mais frias.