Por que perder tempo com coisas inúteis é importante para sua saúde
Contente
Mindfulness é ter um momento, e com uma lista de benefícios que se lê como o Santo Graal da saúde (alivia a ansiedade, a dor crônica, o estresse!), Não é difícil ver por quê. Mas com tanto foco em, bem, mantendo o foco, aproveitando um pouco de tempo de inatividade estúpido - rolando pelo Instagram, se perdendo na fila do Netflix, passando por vídeos on-line de gatos - parece um segredinho sujo. Porque esse tipo de coisa? Basicamente, está arruinando sua vida, pelo menos de acordo com cada manchete de click-baity.
Mas aqui está algo para se pensar: O zoneamento também traz benefícios?
Especialistas falam sim, e eles dublaram aqueles momentos em que você inconscientemente se distancia mente vagando. "É importante deixar periodicamente sua mente fora do gancho ... permitindo-se ter aqueles momentos em que você relaxa e permite que o cérebro meio que saia do aqui e agora", diz Jonathan Schooler, Ph.D., um professor de ciências psicológicas e do cérebro na Universidade da Califórnia, Santa Bárbara. Uau! Agora você pode confessar descaradamente o fato de que está procurando o emoji perfeito para enviar ao seu amigo nos últimos cinco minutos, não procurando uma meditação no Headspace.
Então, exatamente por que o espaçamento é tão benéfico?
Isso lhe dá uma atualização.
“Algumas pessoas acreditam que a estimulação mental é um recurso ilimitado”, diz Schooler. "Mas há pesquisas que mostram se você tem uma tarefa e, em vez de fazê-la continuamente, você faz pausas, na verdade aprende mais. Portanto, acredito que há uma vantagem em deixar a mente brincar e vagar, mesmo que seja apenas por cinco minutos. Você vai voltar com uma nova perspectiva. "
Mas fique conosco por um segundo. Dar ao seu cérebro uma pausa não significa passar todos os fins de semana assistindo As verdadeiras donas de casa ou verificando obsessivamente as redes sociais a cada segundo. "Mesmo apenas uma pausa de cinco minutos é útil", diz Schooler. O ideal é que você deixe seu cérebro ocioso enquanto dá um passeio pela natureza ou ouve música relaxante, mas qualquer tarefa positiva e não exigente está bem, acrescenta ele.
Isso inspira criatividade.
A rotina diária realmente não dá a você a chance de se infiltrar nos problemas, ou a oportunidade de dar um passo atrás e ganhar perspectiva, diz Schooler. A vida pode se tornar repetitiva. Pense nisso: se seu chefe pedir que você encontre uma solução para um problema, você provavelmente irá com qualquer resposta reacionária que vier à mente. Mas um pouco de tempo relaxado dá ao seu cérebro a chance de usar regiões diferentes e pode gerar novas ideias e pensamentos.
Isso não significa que você deva sonhar acordado no meio de uma reunião de vendas -isso é o tempo para praticar um pouco de atenção plena.
Ele coloca seus objetivos em foco.
Um estudo publicado em Fronteiras em psicologia descobri que quando sua mente não está "ligada" e você dá uma pausa ao seu cérebro, ele naturalmente começa a pensar no futuro. Aqui você pensou que estava perdendo tempo, mas mesmo em seu estado de olhos de zumbi, seu cérebro estava fazendo um balanço de seu plano de cinco anos.
Isso alivia o tédio.
Para ser real, algumas situações simplesmente não são tão agradáveis e são mais agradáveis quando você está em seu próprio mundo. "Vaguear pela mente pode ser maravilhoso durante o trajeto para o trabalho, quando você está esperando na fila ou até limpando o banheiro", diz Ellen Hendrikson, Ph.D., psicóloga em Cambridge, MA. "Permitir que sua mente não fique ocupada o tempo todo é na verdade um presente. O cérebro tem a capacidade de olhar para frente ou para trás no tempo, o que nos permite relembrar, planejar e olhar para a frente com uma expectativa feliz."
Mais um para aqueles vídeos de gatos.