Por que os fundamentos da sua bolsa de ginástica custam mais do que os de seus rapazes
Contente
As desigualdades de gênero são generalizadas e bem relatadas: desde diferenças salariais e discriminação em esportes até sua bolsa de ginástica. Isso mesmo, sua bolsa de ginástica.
Vá à drogaria com seu cara para reabastecer os itens essenciais de higiene pessoal (casais que fazem compras juntos, ficam juntos, certo?), E você pode notar que está gastando mais do que ele - mesmo que compre as mesmas coisas. Na verdade, mulheres em todo o mundo sentem sua dor - e já a sentem há anos. Um estudo de 1995 conduzido na Califórnia revelou que as mulheres pagam aproximadamente US $ 1.351 a mais por ano do que os homens por produtos (pense: artigos de toalete ou roupas) que são comercializados especificamente para mulheres. Isso soma quase US $ 100.000 na vida de uma mulher média.
Não é justo, certo? Bem, essa discriminação baseada no gênero na precificação é tão difundida que até tem um nome: "imposto rosa" ou "imposto feminino". Em alguns casos, os produtos femininos são idêntico ou muito semelhantes a produtos feitos e comercializados para homens, mas ainda assim custam mais. Aqui está o chute: um estudo da Consumer Reports de 2010 descobriu que creme de barbear, antitranspirante, lâminas de barbear e sabonete líquido dirigido a mulheres - por meio de embalagem, descrição ou nome - custa até 50 por cento a mais do que produtos semelhantes para homens!
O pior é que, 20 anos depois, pouca coisa mudou. Depois que esse estudo da Consumer Reports foi publicado cinco anos atrás, os fabricantes responderam dizendo que os produtos femininos custam mais para fazer, usam diferentes ingredientes ativos ou fórmulas ou os preços são aumentados pelos varejistas em troca de um spot no nível dos olhos na prateleira. A Califórnia foi o primeiro e único estado a proibir a discriminação de preços com base no gênero em 1996. E apesar das tentativas de expor esse problema na mídia por meio de vídeos do YouTube, artigos de notícias e páginas do Tumblr, apenas a cidade de Nova York e o condado de Miami-Dade na Flórida o fizeram também proibiu a prática.
Então, o que dá? Tradicionalmente, as mulheres cuidam melhor de si mesmas em termos de aparência, mas também gastam mais em produtos porque fomos condicionadas a fazê-lo, explica Emily Spensieri, presidente da Female Engineered Marketing, agência especializada em marketing eficaz para mulheres. “É considerado o preço da pressão da sociedade para estar bonita”, diz ela. "Os profissionais de marketing capitalizaram a pressão e o condicionamento social. As marcas cobram mais por certos produtos porque podem. É uma verdade simples e desagradável." Por que eles podem? Porque os consumidores continuam pagando um preço premium por esses produtos.
A boa notícia: embora a discriminação com base no gênero na precificação aconteça, especialmente com alguns produtos de higiene pessoal, existem opções. De volta aos corredores da drogaria, siga estas três regras antes de finalizar a compra.
1.Esteja vigilante ao fazer compras. Leia os rótulos e preste atenção aos ingredientes ativos. “Compare os produtos femininos com os masculinos antes de fazer a compra e compre o produto masculino se atender às suas necessidades e faixa de preço”, sugere Spensieri. Alguns itens importantes a serem considerados: Schick Hydro 5 Razor (US $ 13; drugstore.com) é quase um dólar mais barato que a versão feminina Degree Men Antiperspirant and Desodorant (US $ 4, drugstore.com) vem em um tamanho um pouco maior e é cerca de 50 centavos mais barato do que versões femininas semelhantes. Além disso, possui um aroma limpo que não cheira muito almiscarado. A Gillette Series Shave Foam Sensitive Skin (US $ 3, drugstore.com) é 60 gramas maior, mas tem o mesmo preço que a versão feminina para peles sensíveis.
2.Desafie os fabricantes a se explicarem. Além de alguns produtos, serviços como lavagem a seco são famosos por custarem mais às mulheres. Não tenha medo de confrontar o negócio em busca de respostas. Peça uma explicação e mude! "A mídia social é uma plataforma excepcional porque a voz de uma pessoa se torna a voz de muitos, que os profissionais de marketing devem ouvir se desejam manter os clientes satisfeitos", diz Spensieri. "Esse tipo de exposição ganha ímpeto e cria ruído ao qual os profissionais de marketing devem responder."
Quão poderosa pode ser a mídia social? Spensieri aponta que a Target recentemente mudou sua sinalização de loja para ser neutra em termos de gênero por causa de uma campanha no Twitter que foi lançada por uma mãe que estava frustrada pelo fato de os brinquedos serem rotulados como meninas e meninos, quando deveriam ser rotulados simplesmente como "brinquedos". Ela estava cansada dos estereótipos impostos à filha.
3.Opte por produtos unissex ou compre a granel. Os produtos unissex funcionam tanto para você quanto para o seu homem, e comprar a granel em lugares como Costco ou Sam's Club pode ajudar a reduzir custos. Portanto, faça um estoque de seus favoritos para ajudar a economizar dinheiro do custo total ou dê uma olhada em alguns destes produtos unissex que adoramos:
- Dove Deep Moisture Body Wash (US $ 6; drugstore.com)
- Kiehl's Calendula Deep Cleansing Foaming Face Wash (US $ 29; kiehls.com)
- Bliss Naked Body Butter ($ 29; bliss.com)
- Garnier Fructis Daily Care Shampoo ($ 4, garnierusa.com)