O que é um ataque cardíaco de 'Widowmaker'?
Contente
- Visão geral
- Quais são os sinais e sintomas?
- O que causa isso?
- Quais são os fatores de risco?
- Como é tratado?
- Como é a recuperação?
- Quais são as perspectivas?
Visão geral
Um ataque cardíaco por viúva é um tipo de ataque cardíaco causado por um bloqueio de 100% da artéria descendente anterior esquerda (LAD). Também é conhecido como obstrução total crônica (CTO).
A artéria LAD transporta sangue fresco para o coração, para que o coração obtenha o oxigênio necessário para bombear adequadamente. Se estiver bloqueado, o coração pode parar muito rápido - e é por isso que esse tipo de ataque cardíaco é chamado de "viúva".
Mas a viúva nem sempre é fatal. Vamos dar uma olhada em como saber quando alguém pode estar chegando, o que pode causar isso e como são o tratamento e a recuperação depois de você ter um.
Quais são os sinais e sintomas?
Os sintomas de um viúvo são essencialmente os mesmos de qualquer tipo de ataque cardíaco. E, como em outros ataques cardíacos, você pode não notar nenhum sintoma até que o ataque cardíaco comece (e às vezes nem mesmo).
Procure atendimento médico de emergência imediatamente se tiver algum sintoma de ataque cardíaco. Alguns dos sinais e sintomas de um bloqueio de 100% da DAE incluem:
- sentir dor no peito ou desconforto
- sentir dor que irradia para os braços, pernas, costas, pescoço ou mandíbula
- com dor na área abdominal que parece azia
- com dores musculares no peito ou no pescoço que parecem um músculo distendido
- dificuldade em respirar
- sentindo-se ansioso ou em pânico sem motivo aparente
- tonturas, tonturas ou desorientação
- ficando suado sem aviso prévio
- sentindo doente
- Vomitar
- sentindo que seu coração está pulando batidas
As mulheres são mais propensas a experimentar muitos desses sintomas sem dor no peito.
O que causa isso?
Um ataque cardíaco por viúva é causado por um bloqueio completo da artéria descendente anterior esquerda (DAE). O LAD transporta uma grande quantidade de sangue para o seu coração; portanto, sem o sangue passar pelo LAD, seu coração pode rapidamente ficar sem oxigênio e parar de bater.
O LAD geralmente fica bloqueado com a placa do colesterol. Essa condição é conhecida como aterosclerose, geralmente chamada de "endurecimento das artérias".
A placa pode causar coágulos sanguíneos que obstruem a artéria. Em alguns casos, os coágulos podem acumular-se rápida e instantaneamente, causando um bloqueio de 100%, mesmo que o LAD tenha sido parcialmente bloqueado.
Quais são os fatores de risco?
Os fatores de risco para um ataque cardíaco de viúva, como em qualquer ataque cardíaco, são principalmente escolhas de estilo de vida ou fatores genéticos que afetam seus níveis de colesterol. Se ataques cardíacos ocorrerem em sua família, é mais provável que você tenha um. Além disso, seu risco de sofrer um ataque cardíaco aumenta à medida que você envelhece.
Alguns dos fatores de risco do estilo de vida para um ataque cardíaco por viúva incluem:
- fumar cigarros ou mascar tabaco regularmente
- estar acima do peso ou obeso
- ter uma dieta que não é saudável para o coração, que inclui grandes quantidades de grãos processados, gorduras não saudáveis, laticínios integrais e sódio
- tendo pressão alta
- ter altas quantidades de lipoproteína de baixa densidade (LDL ou colesterol "ruim") no sangue
- ter baixas quantidades de lipoproteína de alta densidade (HDL ou colesterol "bom") no sangue
- ter diabetes ou pré-diabetes
- não fazendo exercício suficiente
Fatores genéticos que podem torná-lo mais vulnerável a um ataque cardíaco ou outras doenças cardíacas incluem:
- Raça. É mais provável que você sofra um ataque cardíaco se tiver descendência européia, afro-americana ou nativa americana.
- Condições genéticas. Certas condições (geralmente raras) são transmitidas por um único gene (chamado condições monogênicas) que pode aumentar o risco de um ataque cardíaco. Estes podem incluir cardiomiopatia hipertrófica e hipercolesterolemia. Em alguns casos, condições causadas por várias variantes genéticas (chamadas condições poligênicas) tornam você mais vulnerável, como dislipidemia.
Como é tratado?
Vá direto para a sala de emergência se estiver com sintomas de um ataque cardíaco. Quanto mais rapidamente uma viúva for abordada e tratada, maior será sua chance de recuperação.
O tratamento de emergência mais comum para um bloqueio de 100% da DAE consiste nas seguintes etapas:
- O seu médico insere um cateter através de um pequeno corte na região da perna ou da virilha.
- O cateter é direcionado através da sua DAE e um pequeno balão na extremidade do cateter é inflado para ajudar a eliminar o bloqueio. Esses dois primeiros passos são chamados de angioplastia.
- Seu médico insere um stent, um pequeno tubo de metal feito de pequenos fios entrelaçados, para ajudar a manter sua LAD aberta, para que o sangue possa passar e continuar restaurando oxigênio aos músculos do coração.
O seu médico pode inserir um stent de longo prazo para impedir que a artéria fique entupida novamente. Alguns deles permanecem na artéria permanentemente, mas outros podem ser projetados para se dissolver ao longo do tempo, de modo que sua artéria retorne ao estado normal.
Com base na sua recuperação do ataque cardíaco, o seu médico pode sugerir uma cirurgia cardíaca. Você também pode precisar de cirurgia cardíaca se o seu médico encontrar bloqueios em várias artérias ao redor do seu coração.
Algumas opções de cirurgia incluem:
- Aterectomia. Isso é exatamente como uma angioplastia, exceto que o cateter possui pequenas lâminas rotativas para eliminar o acúmulo de placa.
- Desviar. O seu médico utiliza veias ou artérias saudáveis de outras partes do seu corpo para mover o sangue através de um novo vaso sanguíneo ao redor do bloqueio.
- Substituição da válvula. O seu médico usa uma válvula cardíaca saudável, geralmente de um doador humano ou de tecido de vaca ou porco, para substituir uma válvula obstruída ou prejudicial.
Como é a recuperação?
Se o bloqueio da DAE for tratado com angioplastia ou stent, geralmente você precisará passar pelo menos um dia no hospital para se recuperar. Depois disso, você pode voltar para casa e começar a realizar atividades normais novamente, como ir ao trabalho e se exercitar, após cerca de uma semana.
Se o seu médico precisar realizar uma cirurgia cardíaca, talvez você precise passar de três a sete dias no hospital antes de ter permissão para voltar para casa.
Você provavelmente acordará na unidade de terapia intensiva (UTI) com vários tubos no peito para drenar líquidos, um tubo intravenoso (IV) no braço para mantê-lo nutrido e um eletrocardiograma para manter o olho no coração.
Quando chegar em casa, você precisará:
- Cuide de suas incisões cirúrgicas mantendo-os quentes, secos e enfaixados algumas vezes ao dia.
- Tome qualquer medicamento para dor ou anticoagulantes seu médico prescreve você.
- Evite exercitar ou levantar algo acima de 10 libras até que seu médico diga que não há problema em fazê-lo.
- Participar de programas de reabilitação seu médico recomenda aumentar a força do seu coração e reduzir o risco de ter outro ataque cardíaco.
Quais são as perspectivas?
A sobrevivência da viúva depende de muitos fatores, incluindo:
- com que rapidez você é tratado
- quais procedimentos são usados
- se seu corpo entra em choque
- como seu corpo se recupera nos meses e anos após o ataque cardíaco
Se você sofrer um choque, suas chances de sobrevivência são de cerca de 40%. Sem choque, suas chances aumentam para cerca de 60% ou mais.
E duas coisas cruciais a serem lembradas são que o diagnóstico e a prevenção precoces são fundamentais não apenas para impedir um bloqueio da DAE, mas também para aumentar suas chances de sobreviver a um, especialmente a longo prazo.
Vá ao pronto-socorro imediatamente se notar algum sintoma de ataque cardíaco e tente algumas mudanças no estilo de vida antes ou depois de um ataque cardíaco para manter seu coração saudável:
- Comer um dieta saudável para o coração de grãos integrais, gorduras saudáveis, laticínios com pouca gordura e baixo teor de sódio.
- Faça bastante exercício. Tente exercícios leves a moderados por cerca de 20 a 30 minutos por dia.
- Pare de fumar ou usando qualquer tipo de produtos de tabaco.
- Mantenha seu peso em um nível ideal. Apontar para um índice de massa corporal (IMC) igual ou inferior a 25.
- Durma bastante e descansadamente, cerca de seis a oito horas por noite. Tente ir para a cama e acordar o mais próximo possível da mesma hora todos os dias.
- Consulte o seu médico ou cardiologista regularmente manter um olho em qualquer sinal precoce de doença cardíaca ou garantir que o tratamento funcione após um ataque cardíaco. Tome qualquer medicamento para o seu coração recomendado pelo seu médico.