Vinho (como o iogurte!) Contribui para um intestino saudável
Contente
Nos últimos anos, vimos muitas manchetes afirmando que o álcool, e especialmente o vinho, pode ter alguns benefícios importantes para a saúde quando consumido com moderação - praticamente as notícias de saúde mais impressionantes que ouvimos, bem, de todos os tempos. Toneladas de pesquisas elogiaram os benefícios para a saúde do coração associados a beber alguns copos de vinho por semana (especialmente tinto) e sua bebida favorita de uva foi associada a um menor risco de derrame e doenças coronárias. (E está confirmado: 2 copos de vinho antes de dormir ajudam você a perder peso.) Veja, dividir uma garrafa com as garotas no jantar não é nada para se sentir culpado.
Mas, de acordo com um novo estudo da Universidade de Groningen, na Holanda, agora temos ainda mais motivos para nos sentirmos bem por tomar um ou dois copos quando chegamos em casa do trabalho. Além de alimentos mais amigáveis ao intestino tradicionais, como iogurte (ei, probióticos), o vinho também tem um impacto positivo na diversidade microbiana em seu intestino.
O estudo - no qual os pesquisadores analisaram as amostras de fezes de mais de 1.000 adultos holandeses - teve como objetivo examinar como diferentes alimentos afetam as comunidades microbianas de nossos corpos, o delicado equilíbrio de bactérias que vivem em seu corpo ajudando você a processar alimentos e regular seu sistema imunológico sistema e, geralmente, manter tudo funcionando perfeitamente. Há até mesmo algumas evidências iniciais de que a diversidade da comunidade microbiana do seu corpo pode impactar os transtornos de humor e todo um espectro de doenças como a Síndrome da Tigela Irritável. Em outras palavras, manter uma combinação saudável de diversidade é do seu interesse. (Confira 6 maneiras de estimular bactérias intestinais boas (além de comer iogurte).)
Os pesquisadores descobriram que o vinho, o café e o chá promovem a diversidade microbiana em seu intestino. "Há uma boa correlação entre diversidade e saúde: quanto maior diversidade, melhor", explicou a Dra. Alexandra Zhernakova, pesquisadora da Universidade de Groningen, na Holanda, e primeira autora do estudo, em um comunicado.
Eles também descobriram que açúcar e carboidratos têm o efeito oposto exato, então se seu objetivo é saborear algo bom para seu intestino, fique longe dos lattes e beba seu copo de rosé com frutas fatiadas em vez de queijo e biscoitos.