Você consegue se exercitar depois de receber a vacina COVID-19?
Contente
- Primeiro, uma rápida atualização sobre os efeitos colaterais da vacina COVID-19.
- Então, você pode malhar depois da vacina COVID-19?
- Quando você não deveria malhar após a vacina COVID-19?
- Se você se sentir bem, o que deve fazer ao se exercitar após a vacina?
- Revisão para
Depois de 12 meses muito longos (e contando, ugh), tomar uma injeção - ou, na maioria dos casos, duas injeções - nunca foi tão bom. Oferecendo uma sensação inestimável de alívio e segurança, a vacina COVID-19 pode ser totalmente sonhadora - isto é, mentalmente. Mas fisicamente? Freqüentemente, essa é uma outra história.
Veja, tomar a vacina pode vir com uma sinfonia de efeitos colaterais que variam de um braço dolorido a febres semelhantes à gripe, calafrios e dores. Mas esses sintomas são realmente suficientes para torpedear sua rotina de exercícios habitual? E mesmo que você não se sinta nojento após a dose, o exercício depois disso pode afetar sua imunidade?
Adiante, os médicos avaliam e chegam ao fundo da questão que os entusiastas de exercícios em todos os lugares estão se perguntando: Posso malhar depois da vacina COVID-19?
Primeiro, uma rápida atualização sobre os efeitos colaterais da vacina COVID-19.
Tia Ida ligou para dizer que está se sentindo bem após a segunda dose. Mamãe mandou uma mensagem para você na manhã seguinte à consulta para relatar que está um pouco tonta e letárgica, mas, em suas palavras, "o que mais há de novo?" E sua esposa do trabalho mandou uma mensagem para você na segunda-feira da manhã sobre o fim de semana passado na cama com uma dor de cabeça terrível e calafrios após a injeção. (Relacionado: tudo o que você precisa saber sobre os efeitos colaterais da vacina COVID-19)
A questão é que os efeitos colaterais da vacinação podem variar muito, desde nenhum sintoma (ver: Tia Ida) até aqueles que "podem afetar sua capacidade de realizar atividades diárias", de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças, que lista o seguinte como efeitos colaterais comuns:
- Dor e inchaço no local da injeção
- Febre
- Arrepios
- Fadiga
- Dor de cabeça
Também houve relatos de efeitos colaterais menos comuns, como "braço COVID", uma reação retardada no local da injeção que pode ocorrer após a vacina Moderna, e inchaço dos gânglios linfáticos nas axilas que podem ser confundidos com câncer de mama. E, em casos extremos - e raros -, algumas pessoas sofreram anafilaxia (uma reação alérgica potencialmente fatal, caracterizada por dificuldade de respiração e queda da pressão arterial) 15 minutos após receber a vacina.
No geral, o CDC enfatiza que os efeitos colaterais comuns da vacina listados são "sinais normais de que seu corpo está construindo proteção" (quão legal ?!) e devem desaparecer dentro de alguns dias. (Relacionado: O que é comorbidade e como isso afeta seu risco COVID-19?)
Então, você pode malhar depois da vacina COVID-19?
Atualmente, não há diretrizes oficiais do CDC ou de qualquer fabricante de vacinas que alertem contra o exercício pós-vacinação. Na verdade, nenhum dos ensaios clínicos para as diferentes vacinas aprovadas pela FDA (Pfizer-BioNTech, Moderna e Johnson & Johnson) diz que eles pediram aos participantes para mudar seu estilo de vida após a injeção. Com isso, não há indicação de que malhar após a vacinação o tornaria mais ou menos propenso a ter efeitos colaterais, diz Thomas Russo, M.D., professor e chefe de Doenças Infecciosas da Universidade de Buffalo, em Nova York.
“Você pode malhar logo depois, se quiser”, diz o Dr. Russo, que acrescenta que não há diferença nas recomendações de exercícios se você deseja fazê-lo logo após a vacinação, no dia seguinte ou em qualquer outro dia depois disso. Essencialmente, se você estiver com vontade, pode ir da injeção a suar muito - algo que Irvin Sulapas, M.D., professor assistente de medicina esportiva no Baylor College of Medicine, fez ele mesmo. (Relacionado: a vacina contra a gripe pode proteger você do Coronavírus?)
Mas o cálculo do resultado pode afetar o quão bem a vacina funciona? Não há dados que sugiram isso. "Não há razão para acreditar que haveria qualquer efeito adverso ou que o exercício pudesse afetar adversamente o desenvolvimento da imunidade", explica David Cennimo, M.D., especialista em doenças infecciosas da Rutgers New Jersey Medical School.
E embora o CDC não diga nada sobre treinos após a vacinação em particular, a agência faz Recomendo que você "use ou exercite o braço" após a vacinação para reduzir a dor e o desconforto no local da injeção.
"Como você se sentirá varia muito entre os indivíduos", diz Jamie Alan, Ph.D., professor associado de Farmacologia da Michigan State University. "Algumas pessoas vão se sentir bem; outras podem se sentir mal." (FWIW, Alan diz que se sentir doente é um Boa sinal - significa que seu sistema imunológico está respondendo à vacina.)
Quando você não deveria malhar após a vacina COVID-19?
Não existem condições particulares de saúde, incluindo asma ou doenças cardíacas, que o impeçam de malhar após a vacinação - desde que o exercício seja uma parte normal da sua rotina, explica o Dr. Russo. "Seu regime de exercícios deve estar na estrutura que você desenvolveu, dadas as suas limitações conhecidas."
Dito isso, o CDC observa em seu site que "os efeitos colaterais podem afetar sua capacidade de realizar atividades diárias" - incluindo malhar. Ou seja, se você tiver febre ou calafrios, pode não sentir vontade de esmagar seu treino normal até se sentir melhor (o que, como mencionado acima, deve acontecer em um ou dois dias).
Certos sintomas podem ser uma indicação de que seu corpo está trabalhando duro para montar uma resposta imunológica e poderia precisar de um descanso, explica o Dr. Russo. Isso inclui febre, dor de cabeça, dores de corpo inteiro, dores de cabeça, calafrios e fadiga extrema, de acordo com o Dr. Sulapas.
- febre
- dores de corpo inteiro
- dor de cabeça
- arrepios
- fadiga extrema
"Ouça seu corpo", diz Doug Sklar, um personal trainer certificado e fundador da PhilanthroFIT na cidade de Nova York. "Se você não experimentou nenhuma resposta adversa, acho que é razoável ir em frente e começar seu treino." Mas, se você não está se sentindo bem, Sklar diz que é "melhor seguir a dica e descansar até que os sintomas passem".
Se você se sentir bem, o que deve fazer ao se exercitar após a vacina?
Se você se sentir bem, está 100 por cento bem para fazer seu treino usual, diz o Dr. Russo.
Lembre-se, no entanto, de que seu braço pode doer no dia seguinte à vacinação, então "pode ser mais confortável evitar levantar pesos com os braços" porque pode ser doloroso, explica Alan. (Mas, novamente, certifique-se de mover o braço logo após a vacinação, pois isso pode ajudar a diminuir o risco de dor.)
Se você estiver se sentindo um pouco lento, mas não totalmente fora de ação, Sklar sugere modificar seu treino, especialmente se você planejou fazer exercícios de alta intensidade: "Pode ser melhor mudar as coisas e, em vez disso, sair para uma caminhada ou em vez disso, execute alguns alongamentos leves. " Isso porque, novamente, cansaço, febre ou qualquer desconforto é a forma que seu corpo usa para dizer que é hora de descansar, explica Dr. Russo
Lembre-se também de que você não é considerado totalmente vacinado até que tenham se passado pelo menos duas semanas desde sua segunda injeção, se receber a vacina Pfizer-BioNTech ou Moderna, ou uma única injeção, se receber a vacina Johnson & Johnson. E, mesmo depois de totalmente vacinado, o CDC ainda recomenda usar uma máscara e praticar o distanciamento social quando você estiver em grandes multidões e perto de pessoas não vacinadas. Então, se você quiser se exercitar na academia, é mais seguro ficar mascarado, quer já tenha se passado uma hora desde a sua injeção ou várias semanas. (Ainda não está pronto para ir à academia? Marque este guia definitivo para exercícios em casa.)
No geral, os especialistas enfatizam a importância de ouvir seu corpo durante tudo isso. “Se você está se sentindo bem, vá em frente”, diz o Dr. Russo. Se não? Em seguida, descanse até estar pronto - é realmente muito fácil.