A justiça no local de trabalho tem um impacto real na sua saúde
Contente
Construir uma carreira estelar requer um grande esforço, sem dúvida. Mas há uma diferença entre fazer horas extras por algo que você realmente gosta e sentir que a relação de input / output é menos do que justa - especialmente quando se trata de sua saúde, de acordo com um novo estudo.
Em uma nova pesquisa publicada no Scandinavian Journal of Work, Environment and Health, pesquisadores da University of East Anglia, no Reino Unido, exploraram como a justiça processual - como os empregadores procedem de forma justa para decidir sobre recompensas, compensação, promoções e até mesmo quem recebe qual atribuição - afeta a saúde dos funcionários. (Aliás, as iniciativas de bem-estar no local de trabalho estão tendo um momento importante.)
Os pesquisadores analisaram os dados da pesquisa de mais de 5.800 funcionários em todas as indústrias na Suécia entre 2008 e 2014 para avaliar as atitudes sobre a justiça no local de trabalho, bem como o quão saudáveis os funcionários relataram ser. Os participantes da pesquisa foram solicitados a concordar ou discordar de afirmações como "os superiores ouvem as preocupações de todos os afetados pela decisão" e "os superiores oferecem oportunidades para apelar ou contestar a decisão".
Os pesquisadores descobriram que quanto mais injusto um funcionário avaliava seu ambiente de trabalho - ou seja, quanto menos se sentia representado nos processos de tomada de decisão - pior avaliava sua saúde geral.
Mas, felizmente, a correlação funcionou no sentido contrário também: melhorar a percepção do tratamento justo no escritório produziu funcionários mais saudáveis. Definitivamente, um argumento para encontrar um ambiente de trabalho que o faça se sentir realizado no final da semana. (Veja por que você deve pressionar seu chefe por um cronograma flexível.)
Uma advertência importante para o estudo é que os dados de saúde usados foram todos auto-relatados, então pode haver espaço para algum viés psicológico nas descobertas.
Auto-relatado ou não, vamos tomar isso como uma desculpa para nunca tolerar um chefe tirânico ou se contentar com um trabalho que nos deixa com a sensação de que não estamos sendo tratados com justiça - nossa saúde pode depender disso. (Relacionado: sua personalidade profissional pode estar prejudicando sua saúde.)