Você rasparia seu rosto?
Contente
A depilação com cera é considerada o Santo Graal na remoção do cabelo, uma vez que puxa cada folículo capilar diretamente pela raiz. Mas pode haver algo no velho modo de espera que já esteja em seu chuveiro: a navalha.
O barbear corta o cabelo na superfície, em vez de puxar toda a mecha, por isso exige manutenção mais frequente. Mas quando você está lidando com áreas menores como o lábio superior, o queixo e as costeletas, você pode querer considerar a aplicação de uma raspagem para depilar para depilar, diz Alicia Barba, dermatologista de Miami da Barba Skin Clinic. É rápido, conveniente e reduz o risco de efeitos colaterais potenciais, como pêlos encravados ou reações adversas à cera quente, diz ela.
Mas por que não estamos todos fazendo isso?
"Definitivamente, há um estigma associado a raspar o lábio superior", diz Rachel Pritzker, dermatologista da Chicago Cosmetic Surgery and Dermatology. "Existem muitos mitos associados ao barbear."
Por um lado, ao contrário do que sua mãe disse para você não começar a raspar as pernas no ensino médio, os pelos não vão crescer mais grossos de novo, ela diz. Eles simplesmente aparecem assim. “Um cabelo normalmente afunila no final quando sai da pele, e quando você o raspa, você o corta para ficar um pouco mais escuro depois disso”, diz Pritzker. "É um mito que ele volta mais espesso e escuro porque você não está aprofundando o suficiente para mudar a natureza do seu cabelo."
E mesmo tendo em vista a natureza romba do cabelo raspado, é improvável que ele volte a crescer e se torne áspero o suficiente para rivalizar com a barba por fazer do seu namorado. Temos que agradecer a nossa falta de testosterona por isso. "As mulheres não têm esses mesmos hormônios e, na maioria das vezes, produzem o que chamamos de cabelos vellus - aqueles fios finos e fofos que ficam no rosto", diz Pritzker. Se você notou pelos faciais mais rígidos e escuros, isso pode indicar um desequilíbrio hormonal que vale a pena ser examinado por um médico, diz ela.
Para se livrar dos pêlos vellus em um piscar de olhos, pegue sua navalha (gostamos da Gillette Venus Embrace Sensitive de cinco lâminas) logo após o banho, quando sua pele estiver quente e úmida, diz o Dr. Pritzker. Aplique um limpador suave na área facial para atuar como um lubrificante protetor da pele, diz o Dr. Barba. “Barbear é basicamente uma esfoliação intensa, então você quer uma proteção entre a pele e as lâminas”, diz ela. Experimente o Limpador de Espuma Ultra-Calmante Aveeno, que é carregado com camomila para reduzir o risco de vermelhidão potencial.
Pronto para dizer adeus à depilação para sempre? Não tão rápido. “Não acho que haja nada de errado em raspar o lábio”, diz Pritzker. "Mas dada a quantidade de vezes que você tem que se barbear e a irritação que você pode sentir com o lábio superior, acho que a depilação às vezes é uma opção melhor."
Embora a depilação não seja isenta de efeitos colaterais, a própria natureza de puxar o cabelo pela raiz promete resultados mais duradouros e menos sessões de manutenção em geral. A irritação repetida do barbear pode se acumular e criar uma sombra na pele, assim como algumas mulheres sentem nas axilas, diz Pritzker. Isso pode levar anos raspando regularmente a área para se formar, diz ela, acrescentando que não há mal nenhum em adotar uma abordagem multifacetada de barbear entre as sessões de depilação com cera ou optar por uma depilação a laser mais permanente.