Seu gabinete de remédios está alargando sua cintura?
Contente
Você sabia que o remédio que acalma sua ansiedade ou que ajuda a aliviar a dor daquela dor de dente pode estar engordando? É o que diz o Dr. Joseph Colella, especialista em perda de peso, cirurgião bariátrico e autor de Pessoas magras simplesmente não entendem.
Pedimos ao médico para identificar quatro medicamentos comuns e seus efeitos colaterais indutores de protuberância. Continue lendo para descobrir se algum deles está em seus armários de remédios.
Analgésicos OTC
Da próxima vez que você pegar uma pílula para curar dores comuns, pense duas vezes.
"Outra classe complicada e surpreendente de medicamentos que estimulam o apetite é o grupo conhecido como antiinflamatórios não esteróides ou AINEs, comumente conhecidos como aspirina, ibuprofeno e naproxeno, para citar apenas alguns", disse Colella. "Esses medicamentos são frequentemente usados para dores nas articulações ou artrite e geralmente resultam em gastrite de baixo grau ou inflamação do estômago. Essa irritação tende a simular 'dores de fome', por isso é recomendado que você tome esses tipos de remédios com alimentos, tornando assim você come mais. "
O Dr. Colella diz que se você realmente precisa tomar um desses medicamentos, também pode proteger seu estômago da inflamação com um dos muitos medicamentos redutores de ácido disponíveis.
Pílulas de água
Embora seu nome indique hidratação, seus efeitos são exatamente o oposto.
"Esses medicamentos, geralmente usados para tratar a hipertensão, insuficiência cardíaca e inchaço do tornozelo, têm um impacto desastroso em nosso apetite", diz Colella. "Eles nos dão sede, e a sede é outro dos estimulantes do apetite mais potentes que enfrentamos."
O cérebro humano não é bom em "diferenciar a fome da sede", o que nos leva direto à geladeira para saciar a sensação com comida. Dr. Colella recomenda manter uma bebida de proteína com baixo teor de carboidratos resfriada e pronta para a ação. "Desta forma, você pode resolver os dois problemas potenciais com um único tiro."
Pílulas para dormir
Lanche da meia-noite, alguém? Embora possam ajudá-lo a obter as oito horas de sono recomendadas por noite, também podem deixá-lo com mais fome.
"As pílulas para dormir são outro aumento surpreendente do apetite. Elas agem no cérebro de maneira semelhante a alguns sedativos comuns como Valium e Xanax, pois estimulam acidentalmente o centro do apetite e fazem você se convencer de que está com fome", disse Colella. Ele compara isso a um 'caso de larica'. “O mecanismo aqui é quase idêntico a esses desejos”, acrescenta.
Antidepressivos
Seus ansiolíticos podem ter um efeito calmante em sua psique, mas estimulam seu apetite.
"Um dos tipos de drogas mais comumente prescritos é também um dos principais infratores na sabotagem da perda de peso", disse Colella. "Como um efeito colateral frequente dos antidepressivos, muitas vezes vemos um aumento do apetite logo após a administração dos medicamentos. E embora o aumento do apetite não seja citado como um efeito colateral nas bulas de muitos desses medicamentos, muitas vezes ver isso na minha prática, especialmente em pacientes pós-cirurgia bariátrica [para perda de peso]. "